Conheça os 3 tipos de painéis solares fotovoltaicos.

La imagen tiene un atributo ALT vacío; su nombre de archivo es lg-lg-b-celulas-solares-del-panel-fotovoltaico.png
Aprenda a diferenciar e conhecer as características dos 3 tipos de painéis solares para gerar eletricidade. os painéis de 12v, 24v e as placas de conexão à rede. As peculiaridades de cada um e como eles afetam os outros componentes da instalação solar.
No mercado dos painéis solares, é importante diferenciar e conhecer os 3 tipos de painéis que existem. Estamos a falar dos painéis solares de 12V, dos painéis de 24V e dos chamados painéis solares de 24V de rede. Cada um destes tem as suas peculiaridades que afectarão o resto dos componentes da instalação solar.
Os painéis de 12V são compostos por 36 células de silício que incluem um leque de potências desde os 5W até aos 140W. Estes painéis costumam ser utilizados em instalações de baixa ou média potência em que haja consumos reduzidos ou um uso esporádico. Um exemplo de painel solar de 12V é o painel solar de 140W. Para o funcionamento destes painéis é suficiente o uso de um regulador de carga normal, isto é os chamados PWM, que são os modelos standard. Por outro lado, no que diz respeito ao armazenamento da energia gerada, deve utilizar-se uma bateria solar de 12V ou várias bateras de 12V conectadas em paralelo (com o qual se mantém a voltagem de 12V mas aumenta-se a capacidade de armazenamento das baterias conectadas). As 36 células que compõem este tipo de painéis estão conectadas, criando uma voltagem de funcionamento de cerca de 18V. Isto é feito deste modo já que o circuito eléctrico tem perdas de voltagem, pelo que desta forma se assegura que quando a voltagem chegar às baterias esta será superior a 12V e a energia será correctamente armazenada.
Os painéis solares de 24V funcionam da mesma forma que os painéis de isolada de 12V, porém a uma voltagem de 24V. Estes são formados por 72 células, pelo que o seu tamanho é maior e geram potências que oscilam entre os 150 e os 195 volts (W). Também utilizam um regulador convencional PWM e baterias conectadas a 24V, ou seja, utilizam-se baterias de 12V conectadas em série formando conjuntos de 24V. As células destes painéis solares estão conectadas, criando uma voltagem aproximada de 37V, sendo que assim se garante que a energia gerada por estes painéis solares irá chegar às baterias com uma voltagem superior aos 24V. Graças a isto, não só se realiza correctamente a carga como também se equaliza a bateria, limpando-se as suas placas de corrosão e aumentando-se a sua vida útil. Os painéis solares de 36 e 72 células (12 e 24V) são conhecidos como painéis solares de isolada, dado que foram desenhados para o uso em instalações isoladas ou autónomas, isto é, em instalações que funcionam de forma autónoma com baterias.
Em terceiro lugar, encontramos os painéis solares de rede de 24V. Este tipo de painéis foi desenhado inicialmente para o uso em hortas solares de conexão à rede em que a energia produzida seja distribuída directamente para a rede eléctrica. Este tipo de painéis é composto por 60 células em vez de 72, que são conectadas com o objectivo de produzir uma potência alta e penalizando uma voltagem baixa de cerca de 29V. Em instalações solares autónomas, os painéis de rede não podem ser utilizados com reguladores normais PWM devido à sua baixa voltagem e às perdas no circuito eléctrico, dado que a energia que chegaria às baterias seria inferior aos 24V necessários para o seu carregamento correcto. Para usar este tipo de painéis, é necessário instalar um regulador MPPT em vez do clássico PWM. A função do regulador MPPT é amplificar a voltagem até aos 37V, tal como teria um painel solar de 24V de isolada. Os reguladores MPPT são mais caros que os PWM já que são mais complexos, pelo que se deve ter em conta este facto na hora de calcular o custo total da instalação.
É habitual que se encontrem instalações em que, ou por desconhecimento ou por mau aconselhamento, foram instalados painéis de rede com reguladores de carga normais (PWM). Por este motivo, as baterias não podem armazenar bem a energia, que chega com uma voltagem menor que 24V, e este stress irá fazer com que a sua vida útil se reduza drasticamente em poucos meses. Por este motivo, na Damia Solar recomendamos sempre o uso de maximizadores MPPT para o correcto funcionamento da instalação.
Assim, conhecer e diferenciar cada um dos painéis irá permitir que faça a escolha correcta quanto ao tipo adequado segundo a instalação solar que que quer levar a cabo. Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar a Damia Solar telefonando para o 215 563 241. Iremos aconselhá-lo quanto à solução mais adequada para as suas necessidades.
|

Similar Posts