Como é que as dimensões dos painéis solares afectam o seu desempenho?

Existem fatores internos e externos que afetam o desempenho dos painéis solares.

Os fatores internos são a área superficial do painel e sua potência nominal, a eficiência das células solares e a temperatura. Já os fatores externos são as possíveis sombras, o ângulo de inclinação e orientação, as condições geográficas e climáticas do local, e a manutenção e ventilação dos painéis solares.

Ter painéis solares e, além disso, painéis solares de alta eficiência num imóvel, irá garantir que o valor residual da casa seja o mais elevado possível e que o imóvel possa ser vendido por um valor superior. Por fim, ao optar por painéis de elevada eficiência e desempenho, o impacto ambiental por unidade de energia produzida será reduzido.

As medições dos painéis solares terão uma relação direta ao nível do seu desempenho, pois quanto maior for a superfície disponível, maiores serão as células solares que poderão ser colocadas e maior será a sua capacidade de geração de energia. O equipamento solar é um investimento importante, por isso deve-se procurar aconselhamento de uma empresa profissional como a Damia Solar.

O tamanho de um painel solar afeta seu desempenho, desde que você compare um painel solar que utiliza células solares da mesma qualidade. O painel solar com uma área de superfície menor pode não ter tantas células quanto o painel maior, ou células solares menores que o painel com a maior área de superfície. Além do tamanho do painel solar, existem outros fatores do próprio painel que afetam o seu desempenho e também devem ser levados em consideração. Na escolha de um painel solar é muito importante ter em conta tanto a potência nominal como a eficiência, e considerar outros fatores como temperatura, orientação, sombreamento, degradação e os certificados de qualidade que possui.

Fatores internos que afetam o desempenho do painel solar

Potência superficial e nominal

 

Os painéis solares são classificados pela sua potência, que é medida em watts de pico (Wp). Esta potência é a quantidade de energia elétrica que o painel pode produzir sob condições de teste padrão (STC), que incluem uma intensidade de radiação solar de 1000 W/m² e uma temperatura de 25°C. Estas regras são aquelas que foram estabelecidas para determinar a potência de um painel solar. E são obrigatórios como um dos requisitos de qualidade para a venda destes painéis solares na União Europeia.

Eficiência

eficiência de um painel solar é a percentagem de energia solar que pode ser convertida em energia elétrica. Está relacionado à tecnologia de células solares e ao design do painel. Um dos grandes avanços dos últimos 10 anos na energia solar foi, por um lado, a redução de custos na sua fabricação com maquinaria avançada, e por outro, a eficiência das células solares, cada vez maior do que, por exemplo , permite-nos oferecer um painel de 200W 12V com o mesmo espaço que um painel de 130W 12V era oferecido há alguns anos. Quase o dobro da eficiência em poucos anos. Graças a isso, atualmente, com um painel menor, mas com maior eficiência, pode-se gerar maior quantidade de energia. Isto também tem impacto no número de painéis necessários, uma vez que serão necessários menos painéis e, portanto, uma estrutura de alumínio menor. Sendo uma economia considerável.

Qualidade e Pureza do Silício

O mercado de células solares hoje é marcado pelo domínio esmagador do silício para causar o efeito fotovoltaico. A qualidade do silício utilizado nas células solares tem grande importância na sua eficiência. O silício de maior pureza permite melhor fluxo de elétrons, resultando em melhor eficiência e desempenho na conversão da radiação solar em eletricidade. Cada vez mais esse processo é aprimorado, obtendo ano após ano painéis compostos por células solares com silício cada vez mais puro e, portanto, oferecendo maior potência.

Temperatura

À medida que a temperatura de um painel solar aumenta, a sua eficiência diminui. Portanto, embora um painel com maior área superficial possa captar mais luz solar, se tiver um fator de temperatura elevado, sua eficiência será reduzida devido a esse fator. Os painéis que apresentam menor coeficiente de temperatura e, portanto, maior tolerância são os painéis monocristalinos. Portanto, em países como Espanha e Portugal, com climas quentes e temperaturas elevadas nos meses de verão, recomenda-se a utilização de painéis solares monocristalinos.

Degradação

A qualidade de um painel solar é apreciada pelo seu grau de degradação ao longo dos anos. Todos os painéis degradam-se com o tempo e perdem eficiência, no entanto, os painéis de qualidade degradam-se mais lentamente. Para saber disso, é importante conhecer as certificações e garantias que aquele painel solar possui antes de realizar qualquer compra.

Custo e Espaço

Um painel solar com melhor eficiência será sempre melhor do que outro com menor eficiência, pois, em termos de custo económico, se for necessário atingir a potência máxima nos painéis solares, isso será alcançado mais cedo com a utilização de um painel de maior eficiência, já que o número de painéis será menor e consequentemente o tamanho da estrutura solar e as ligações dos cabos entre os painéis também serão menores. Embora os painéis policristalinos tenham um preço melhor que os monocristalinos, esta diferença de preço é mais do que compensada ao evitar um custo extra na estrutura solar de alumínio e na fiação solar.

Design de células e painéis

A grande maioria dos painéis solares é constituída por células de silício, que podem ser monocristalinas ou policristalinas. As células monocristalinas, reconhecíveis pela sua cor preta e formato uniforme, são mais eficientes e mais adequadas para climas quentes como o nosso, pois suportam melhor as altas temperaturas em termos de eficiência de trabalho. As células policristalinas são conhecidas por terem uma cor azulada e são células mais baratas que as células monocristalinas, porém sua eficiência é menor.

Revestimentos anti-reflexos

Os painéis solares de qualidade hoje possuem um revestimento anti-reflexo que reduz ainda mais o reflexo da radiação solar quando atinge o vidro do painel solar. Dessa forma, as células internas do painel captam mais radiação e geram maior quantidade de energia. Este fator também influencia significativamente o desempenho do painel solar, reduzindo bastante as perdas por reflexão no painel solar.

Vida Útil e Garantias

Os painéis solares têm 2 tipos de garantia, a garantia para defeitos de fabrico, que normalmente é de 5 anos, e que pouco tem importância, uma vez que normalmente não existem defeitos de fabrico a menos que um dos componentes seja utilizado em mau estado. A outra garantia é mais importante e também indica a qualidade do painel solar, pois é a garantia de desempenho oferecida pelo próprio fabricante. A garantia de desempenho mais comum é aquela que oferece desempenho superior a 80% de sua produção inicial, durante os primeiros 25 anos de uso. Esta garantia demonstra a confiabilidade e solidez na fabricação e desempenho dos atuais painéis solares.

Interconexão celular

A forma como as células estão interligadas no painel pode afetar o desempenho. Os métodos tradicionais de interligação, utilizando “barramentos”, estão sendo graduadamente substituídos por técnicas mais avançadas que reduzem as perdas de resistência e sombreamento. Este facto é muito importante, pois atualmente a maior quantidade de energia que se perde num painel solar é devido às sombras em alguma parte do painel solar, ou num dos painéis solares ligados em série.

Regulamentos e Certificações

Na União Europeia existe uma regulamentação rigorosa para a comercialização de painéis solares. Os certificados não são suficientes, cada fabricante deve ter aprovação de laboratórios de testes aprovados. No caso da Europa, os laboratórios de maior prestígio são o TUV da Alemanha, com diferentes variantes do TUV como o TUV Nord, por exemplo. A certificação TUV garante níveis de eficiência e qualidade em painéis solares. Estas certificações podem ser um bom indicativo da qualidade e desempenho esperado do painel ao longo de sua vida útil.

 

Fatores externos que afetam o desempenho do painel solar

Tons

 

As sombras são um inimigo muito importante em termos de desempenho de um painel solar. É mais provável que um painel maior tenha alguma parte na sombra, dependendo de sua localização e dos obstáculos ao redor. Alguns painéis são concebidos com díodos de bypass para minimizar as perdas de sombreamento, mas é um aspeto a ter em conta especialmente em painéis solares ligados em série. O tipo de ligações efetuadas nos painéis solares dependerá do regulador solar e das suas especificações relativamente à faixa de tensão de funcionamento e capacidade máxima de amperagem. A realização de uma boa instalação solar é fundamental para o desempenho e bom funcionamento do kit solar. É preciso levar em conta não só as sombras do momento, mas também possíveis sombras, principalmente em dezembro. Pois é quando o sol no céu está em uma altitude menor e, portanto, causará mais sombras e alongará as sombras já existentes.

Manutenção

Painéis solares maiores têm mais área de superfície que pode acumular poeira, sujeira ou neve. O acumulo destas substâncias pode reduzir a eficiência de um painel. Portanto, a limpeza e a manutenção periódica do kit solar são essenciais para manter o desempenho ideal. Para manter a superfície de vidro do painel solar, basta utilizar um spray para limpeza de vidros e um pano de microfibra macio e seco. Você nunca deve usar mangueira de água ou projetar água diretamente nos painéis.

Condições Geográficas e Climáticas

O desempenho do painel solar também dependerá do local onde os painéis solares estão instalados. No hemisfério norte, quanto menor a latitude, maior será o desempenho do painel solar, razão pela qual países europeus como Espanha e Portugal têm uma grande vantagem sobre países como a Alemanha, onde a radiação solar é metade, por isso demoram mais tempo a as instalações solares serão aí amortizadas. A altitude do local e o clima também afetam o desempenho dos painéis solares. Em áreas com alta radiação solar, um grande painel irá capturar muito mais energia do que em áreas com baixa radiação. Os painéis monocristalinos, graças à sua melhor tolerância à temperatura, serão os mais recomendados para utilização nos nossos países mediterrânicos.

Ventilação

Com o sol, além da radiação solar, os painéis recebem todo o calor que o sol emite, principalmente nos meses de verão, quando a temperatura costuma subir bastante. Por este motivo, é necessário deixar espaço atrás do painel solar para permitir uma ventilação adequada. Os painéis solares montados demasiado perto de uma superfície podem ficar ainda mais quentes do que o normal, afetando a sua eficiência.

Ângulo e Orientação

Outro fator externo e crucial é a orientação do painel solar e o ângulo de inclinação. Um painel solar grande que esteja orientado ou inclinado incorretamente pode ter um desempenho inferior ao de um painel menor que esteja orientado e inclinado corretamente. A orientação ideal é para o sul geográfico de Espanha e Portugal. E para uso permanente, a melhor inclinação será aquela que corresponda à latitude do local.

Vantagens de um painel solar com elevada relação desempenho/m2

Um painel solar com alto índice de desempenho por metro quadrado, também conhecido como painel de alta eficiência, apresenta diversas vantagens em relação àqueles com menor eficiência por unidade de área. Algumas dessas vantagens são descritas abaixo:

Espaço Otimizado

Uma das vantagens mais óbvias é que é necessário menos espaço para produzir a mesma quantidade de energia que um painel de menor eficiência. Isto é especialmente benéfico em áreas urbanas ou em instalações ou locais onde o espaço é limitado ou restrito. Portanto, neste tipo de situações, a utilização de um painel com uma elevada relação desempenho por metro quadrado será muito importante para conseguir a energia de produção necessária, ou para poder colocar a maior potência possível.

Economia em custos de infraestrutura

Embora os painéis de alta eficiência sejam geralmente mais caros inicialmente, economiza-se dinheiro ao exigir menos estrutura, pois são necessários menos painéis solares. E um número menor de cabos solares e conectores MC4 de todos os tipos.

Menos degradação

Os painéis solares de alta eficiência são fabricados com tecnologias e materiais da melhor qualidade, o que reduz a possibilidade de serem painéis de baixa qualidade. Portanto, esses painéis de alta eficiência terão menos degradação no desempenho ao longo do tempo em comparação com outros tipos de painéis solares.

Adaptabilidade a futuras expansões

Como são utilizados menos painéis solares, é mais normal que haja espaço nos reguladores para colocar mais painéis solares para uma expansão, se necessário, no futuro. Em qualquer caso, o aconselhamento e dimensionamento dos equipamentos solares realizados por especialistas em energia solar é fundamental para ter equipamentos com margem suficiente caso estejam previstas expansões a médio prazo. Economizando assim nos componentes do kit solar.

 

Potencial de maior valor residual

Ter painéis solares e, além disso, painéis solares de alta eficiência numa propriedade, ajudará a que o valor residual da casa seja o mais elevado possível com uma instalação solar fotovoltaica. Portanto, mesmo que o imóvel seja vendido, seu valor aumentará, tendo um valor residual maior devido à sua capacidade de gerar mais energia em menos espaço.

 

Benefícios ambientais

Ao optar por painéis de elevada eficiência e desempenho, o impacto ambiental por unidade de energia produzida será reduzido. Isso ocorre porque os materiais e processos associados à fabricação e instalação dos painéis solares serão menores.

Em conclusão

As medições dos painéis solares terão uma relação direta ao nível do seu desempenho, pois quanto maior for a superfície disponível, maiores serão as células solares que poderão ser colocadas e, portanto, maior será a sua capacidade de geração de energia. Além disso, se optar por painéis com alto rendimento, obterá o melhor desempenho em relação a um metro quadrado de superfície. O que pode ser muito importante dependendo das limitações de espaço ou telhado de alguns tipos de instalações solares.

Outros fatores internos como o tipo de célula solar utilizada, a pureza e qualidade do silício de suas células, possuir revestimento antirreflexo e suas certificações que comprovarão a qualidade de fabricação do painel também serão fundamentais para o desempenho do painel. para ser o melhor. solar. Relativamente aos factores externos, devem ser tidos em consideração aspectos como a orientação e inclinação do painel solar, o clima e a localização geográfica, a ventilação traseira do painel e a sua manutenção através da limpeza regular da sua superfície.

O aconselhamento de uma empresa especializada no sector solar como a Damia Solar será muito importante para o bom dimensionamento e funcionamento de uma instalação solar ou de um kit solar. O equipamento solar é um investimento importante, por isso deve procurar aconselhamento junto de uma empresa profissional, especializada no sector e com experiência comprovada há muitos anos.

Similar Posts