Detalhando o preço da instalação de painéis solares com baterias

O preço de uma instalação solar depende do tipo de painéis solares, do tamanho do kit solar, das licenças e taxas necessárias (algo que normalmente não é exigido), da manutenção da instalação (para a qual recomendamos contactar a Damia Solar), o preço da eletricidade e o custo das baterias.

Ao contrário das baterias de automóveis, as baterias solares são concebidas para atingir a descarga máxima, bem como para serem carregadas e descarregadas diariamente com uso intensivo, pelo que têm mais ciclos de vida do que uma bateria de automóvel. Em termos de capacidade, as baterias solares permitem armazenar pequenas a grandes quantidades de energia.

De que depende o preço de uma instalação solar?

O preço de uma instalação de painéis solares com baterias depende de uma grande variedade de fatores. Deve-se levar em consideração o tipo de painéis solares, cujo preço irá variar dependendo do tipo de célula solar e do seu nível de eficiência. Devido ao tipo de bateria, seja gel ou AGM, ou estacionária ou de lítio, cuja duração será diferente e também afetará o preço total. Também afetará a qualidade e a potência do regulador e do inversor, bem como a fiação e as proteções do equipamento. A seguir, vamos detalhar os principais componentes e considerações que influenciam o custo final de uma instalação solar:

Custo dos painéis solares

Os painéis solares mais utilizados atualmente são os painéis de silício monocristalino e policristalino. Cada tecnologia tem seus pontos fortes, por exemplo, os painéis monocristalinos costumam ser mais caros devido à sua maior eficiência, enquanto os painéis policristalinos são formados pela união de pedaços de silício monocristalino e são mais baratos, mas sua eficiência é um pouco menor.

Do tamanho do kit solar

A quantidade necessária de energia que deverá ser gerada com base no consumo que tivermos determinará a quantidade de painéis solares necessários para o equipamento solar. Portanto, quanto maior e mais potente for o kit solar, mais ele precisará.

Custo da bateria

Dependendo das necessidades para as quais se dimensiona uma instalação solar, será recomendada a utilização de um ou outro tipo de bateria solar. As baterias com maior duração e ideais para uso intensivo serão as baterias estacionárias OPZS e as baterias de lítio, oferecendo maior vida útil por possuírem mais ciclos de carga-descarga. Por outro lado, as baterias GelAGM são recomendadas para instalações de médio porte onde o consumo não é tão intenso, mas são utilizados motores e eletrodomésticos. Por último, as baterias solares monobloco são recomendadas apenas para uso em iluminação e aparelhos elétricos que não utilizam motores. As baterias com preços mais elevados serão logicamente as baterias estacionárias e de lítio, seguidas pelas baterias Gel e AGM e, por último, a bateria solar monobloco.

Custo do Investidor

O inversor é o dispositivo que converte a corrente contínua (DC) gerada pelos painéis e armazenada nas baterias em corrente alternada (AC) utilizável em casa. Inversos de maior qualidade e mais eficientes são geralmente mais caros. Eles também serão mais caros dependendo do seu poder de conversão nominal. Por exemplo, um inversor de 7.000 W será sempre mais caro que um de 1.000 W. Além disso, o inversor pode ser um modelo multiequipamento, que incorpora também regulador de carga e carregador de bateria, além de tela para controle global.

Custo de montagem de equipamento solar

Deve ser instalado o equipamento solar, o que envolve a colocação da estrutura dos painéis solares, fiação solar e mão de obra. Isso representa um custo extra para qualquer cliente. A melhor alternativa para reduzir ao máximo esse custo é adquirir um kit solar Plug-and-Play como o que a Damia Solar oferece em todos os seus kits solares. Com o qual o kit solar é enviado ao cliente com a pré-montagem já realizada, simplificando ao máximo a montagem final do kit solar. E, além disso, desta forma, garante-se que todas as proteções estão instaladas e as secções dos cabos estão corretas.

Licenças e taxas

Dependendo da localidade onde se pretende realizar a instalação solar, a Câmara Municipal desse município poderá solicitar o pagamento de uma taxa quando tratar a instalação como licença de construção. Contudo, na nossa experiência, isto só ocorre em muito poucos municípios e depende em grande parte da opinião do técnico desse município. Outras licenças que serão necessárias serão as de legalização da instalação ou kit solar, bem como os procedimentos que deverão ser realizados para registar o autoconsumo solar.

Manutenção

Para evitar problemas na instalação ou se não tiver tempo para realizar tarefas básicas de manutenção, pode considerar um contrato de serviço de manutenção como o oferecido pela Damia Solar, por exemplo. Desta forma, realiza-se uma manutenção anual intensiva que nos permite ver qualquer possível problema no futuro e poupar em reparações, bem como deixar a instalação solar como nova, verificando e apertando todas as ligações para que o desempenho se mantenha em condições ótimas, o que o que afetará positivamente a vida útil das baterias solares.

Preço da eletricidade

Em tempos como estes, com elevada procura de energia e elevados custos de eletricidade, favorecem um retorno mais rápido do investimento na instalação solar e um retorno do investimento do equipamento solar em poucos anos. O investimento no kit solar justifica-se, uma vez que os custos atuais e futuros de energia para eletricidade e combustível continuarão a aumentar.

Por que as baterias solares são mais caras do que as baterias de veículos e em que são diferentes?

As baterias solares e as baterias de veículos, embora compartilhem algumas semelhanças, são projetadas e fabricadas para finalidades muito diferentes. Estas diferenças de design, materiais e utilização pretendida são responsáveis ​​pela grande diferença de preço entre eles. A seguir, indicaremos as principais diferenças:

Profundidade de descarga

Baterias solares

Eles são projetados para permitir uma maior profundidade de descarga. Isto significa que podem ser descarregados em níveis mais baixos sem danificar a bateria ou reduzir a sua vida útil. Possuem placas internas muito mais espessas que as das baterias de automóveis, pois são projetadas para grande armazenamento e descargas profundas e um grande número de ciclos de carga e descarga.

Bateria de carro

Eles são projetados principalmente para fornecer uma alta corrente de partida em um curto espaço de tempo e não são feitos para serem descarregados profundamente. Descarregar essas baterias profunda e regularmente pode danificá-las rapidamente e reduzir sua vida útil para alguns meses, tornando-as um péssimo investimento. Cada tipo de bateria é projetada para um uso específico, portanto, se você deseja instalar painéis solares, não deve utilizar essas baterias, pois elas se danificarão rapidamente e seu melhor preço se tornará um péssimo investimento e algo caro.

Ciclos de vida

Baterias Solares

As baterias solares são projetadas para serem carregadas e descarregadas diariamente, para uso intensivo em aparelhos e aparelhos elétricos da casa de cada pessoa. Por isso, apresentam maior número de ciclos de vida. Nada a ver com baterias de automóveis, que são muito mais económicas de fabricar.

Baterias para veículos

As baterias dos veículos têm ciclos de vida mais curtos porque fornecem energia apenas por um curto período antes de serem recarregadas pelo alternador do veículo. Ou seja, são baterias feitas para fornecer muita energia em pouquíssimo tempo para dar partida no veículo. Assim, oferecem muito menos ciclos de vida em comparação com as baterias solares.

Tamanho e capacidade

Baterias Solares

As baterias solares são projetadas para armazenar pequenas a grandes quantidades de energia. Eles são projetados para armazenar uma grande quantidade de energia para fornecer eletricidade em grandes instalações solares onde a demanda de consumo será elevada. Entre as baterias solares, as baterias estacionárias OPZS oferecem as maiores capacidades de acumulação de energia, que variam de 400 amperes-hora a 4.000 Ah.

Baterias para veículos

Já as baterias de veículos são projetadas para fornecer uma corrente de alta potência por um curto período, portanto sua capacidade não precisa ser tão alta e geralmente varia entre os modelos de 60 ou 80Ah, enquanto a mesma bateria de caminhão costuma ser o modelo de 200Ah.

Durabilidade

Baterias Solares

Eles são construídos para durar muitos anos, mesmo com ciclos diários de carga e descarga. O fator chave aqui é o cuidado que seu proprietário tem em ter o consumo correto em função do dimensionamento e capacidades da instalação solar. Se as baterias sofrerem desgaste com consumo inadequado, mesmo que sejam baterias solares de qualidade superior, ainda assim serão danificadas pela sulfatização.

Baterias para veículos

No caso das baterias de automóveis, embora sejam projetadas para serem duráveis, não são feitas para o tipo de uso constante esperado de uma bateria solar. Portanto, não é recomendável comprar uma bateria de veículo para usar com painéis solares. Por sua vez, as baterias dos automóveis, instaladas num veículo, podem danificar-se e durar menos anos a cumprir a sua função, se o carro estiver sempre no exterior. A sua vida útil diminuirá se estiver sempre exposto às mudanças de temperatura diurna e noturna e, sobretudo, às altas temperaturas do verão e às baixas temperaturas do inverno que podem congelar o eletrólito em seu interior.

Por que o painel monocristalino é o melhor investimento financeiro para instalações solares em climas quentes?

Os painéis solares monocristalinos são uma excelente opção para instalações em climas quentes, pois oferecem melhor tolerância em relação aos painéis policristalinos. Visto que os painéis monocristalinos apresentam melhor tolerância às variações de temperatura e, portanto, a sua eficiência de funcionamento será menos afetada nos meses de verão. Além disso, possui maior eficiência que o painel mono, o que significa que os painéis monocristalinos podem converter uma proporção maior da luz solar em eletricidade e ser mais económicos.

Também por sua alta eficiência, será necessário menos espaço para gerar a mesma quantidade de energia. Em coberturas ou instalações com espaço limitado, este fator será decisivo para a utilização deste tipo de painéis solares, pois oferecem uma melhor relação desempenho por metro quadrado.

Embora os painéis monocristalinos possam ter um custo inicial mais elevado, a sua elevada eficiência e durabilidade podem resultar em poupanças desde o primeiro dia, gerando energia desde o primeiro dia e amortizando o investimento inicial.

Por que comprar um kit solar Plug and Play economiza dinheiro para o cliente?

O conceito “Plug and Play” no contexto das instalações solares refere-se a sistemas solares que são projetados para serem facilmente conectados e instalados, reduzindo a complexidade e a necessidade de profissionais especializados. A Damia Solar oferece em todos os seus kits solares e kits sob medida, o plug and play chamado Monta Fácil. Através do monta fácil, a montagem final do kit solar é simplificada ao máximo, já que a Damia Solar realiza a pré-montagem dos componentes mais complexos do kit solar. O “plug and play” traz as seguintes vantagens para o cliente:

Redução de custos trabalhistas

Um dos benefícios mais imediatos do sistema “plug and play” é a redução ou eliminação da necessidade de contratação de profissionais especializados para instalação do kit solar. Ao simplificar este processo, os custos de mão-de-obra podem ser reduzidos significativamente, uma vez que apenas será necessário colocar a estrutura de alumínio e os painéis solares. Então tudo deve estar conectado ao monta fácil.

Menos tempo de instalação

Graças ao monta fácil, o cliente receberá o kit solar com os componentes mais complexos já conectados e prontos para funcionar. Desta forma, o tempo de instalação será muito menor e uma economia extra de dinheiro. Além disso, permitirá gerar eletricidade para sua casa desde o primeiro dia.

Redução de erros e componentes integrados

Os sistemas plug and play geralmente vêm com componentes já integrados, o que significa que há menos risco de erros de compatibilidade ou instalação com componentes inadequados ou secção transversal de cabo errada. Portanto, as chances de realizar a instalação incorretamente serão reduzidas ao mínimo. Além disso, na Damia Solar contamos com um serviço pós-venda solar atento para esclarecer qualquer dúvida.

Em conclusão

O custo de uma instalação solar dependerá do consumo elétrico que deve fornecer e, portanto, do tamanho que essa instalação deve ter. O tipo de consumo também influenciará se se trata de consumo básico ou de dispositivos elétricos complexos, como eletrodomésticos, ou que requerem muita energia, como bombas de água e dispositivos que incorporam motores. As necessidades de uso diário intensivo e sazonal também afetarão o uso de um ou outro tipo de bateria solar. Portanto, os preços podem variar muito dependendo das necessidades que esta instalação solar deve cobrir.

Na Damia Solar somos especialistas em energia solar há mais de 10 anos e iremos aconselhá-lo sem compromisso sobre os componentes necessários para o seu kit ou instalação solar com base nas suas necessidades específicas de consumo. Uma instalação bem projetada por profissionais é fundamental para obter desempenho e operação ideais por muitos anos.

Similar Posts