Painéis solares para segunda habitação: Dicas para uma escolha acertada

Nas segundas residências, os custos de eletricidade aumentaram nos últimos anos, uma vez que as empresas de eletricidade aumentaram as tarifas fixas de contratação de linha, pelo que, mesmo que uma habitação não seja utilizada ou seja raramente utilizada, haverá um custo elevado e estável para a empresa electricidade que terá impacto nas carteiras dos proprietários. Para fazer face a esta situação recomendamos a instalação de painéis solares para segundas habitações, tanto para habitações no campo, como na praia, na serra, com o objectivo de serem geradores eléctricos e cobrirem todos os custos eléctricos da companhia eléctrica, bem como gerar energia elétrica nos telhados da segunda residência que poderá ser utilizada para cobrir o consumo de energia elétrica realizado na primeira residência.

O uso de painéis fotovoltaicos também é altamente recomendado em locais onde a rede elétrica não chega e o uso de geradores ou grupos geradores elétricos caros pode ser evitado, além de poder fazer frente ao alto preço dos combustíveis fósseis.

A instalação de painéis solares numa segunda residência isolada

A utilização de painéis solares em segundas habitações tem um grande potencial desde a aprovação da nova lei de autoconsumo solar em 2018, que, e em combinação com a bateria virtual oferecida por alguns fornecedores de electricidade, permite aproveitar os telhados, terraços ou varandas da segunda residência para geração de energia elétrica com painéis solares para cobrir o consumo elétrico de toda a residência e também da residência principal.

A nova lei do autoconsumo permite descarregar os excedentes na rede sem qualquer penalização, ou seja, poupar a quantidade de energia solar despejada na rede e utilizá-la no custo eléctrico de qualquer casa que possuímos, desde que trabalhemos com o mesma empresa de marketing elétrico.

Uma segunda habitação é normalmente utilizada nos fins de semana, fins de semana prolongados ou durante os meses de verão. Isso significa que não haverá consumo durante a maior parte do ano. Por isso, se forem instalados painéis solares, todo o excesso de energia gerado diariamente poderá ser aproveitado. Economizando na conta graças à contratação do serviço de bateria virtual. A energia gerada cobrirá o consumo da fatura de eletricidade da segunda habitação, e o consumo da residência habitual, por esta ordem.

Esta opção é excelente para aquelas famílias que vivem na cidade, em apartamentos e apartamentos onde não é possível instalar painéis solares. Seja por proibições da comunidade de vizinhos ou por ter telhado suficiente.

A instalação de painéis solares numa segunda residência para autoconsumo solar

Nas segundas habitações no campo ou em locais onde a rede eléctrica não chega, é preferível instalar painéis solares através de kits ou instalações solares isoladas. Com o qual você se tornará um gerador de energia totalmente autônomo e alheio à tarifa de energia elétrica e seus aumentos de preço.

Levar luz a um local tem um custo inacessível, pois a empresa teria que instalar um transformador. Por isso, a melhor opção é instalar painéis solares e ter uma fonte de energia autônoma e totalmente autossuficiente.

Para ter painéis solares garantidos para uma segunda residência isolada, é fundamental contactar profissionais para garantir um bom dimensionamento que atenda às necessidades específicas de consumo elétrico da casa e tenha em conta os hábitos dos seus moradores, os horários diários e a estação do ano de utilização o ano.

Tanto nos painéis solares para autoconsumo como nas segundas residências isoladas, será necessária a realização de manutenções solares periódicas para cuidar de todos os componentes e evitar que o desempenho e a eficiência dos equipamentos solares se percam ao longo do tempo Nestes casos, recomenda-se contratar o serviço de manutenção anual oferecido por empresas do setor como a Damia Solar. Um serviço no qual podem ser detectadas atempadamente possíveis irregularidades de funcionamento, bem como a optimização do sistema todos os anos para deixar a instalação tão boa como no primeiro dia. Isto resultará numa maior geração de energia e, portanto, em menos ciclos de descarga e prolongará a vida útil de todos os componentes. Este serviço é um investimento e não uma despesa. Este serviço é um investimento e não uma despesa.

Similar Posts