Usos e utilidades dos reguladores solares MPPT

La imagen tiene un atributo ALT vacío; su nombre de archivo es lg-lg-b-reguladores-maximizadores-mppt.pngOs maximizadores ou reguladores MPPT são utilizados para utilizar grandes painéis solares de mais de 200W em instalações fotovoltaicas autônomas, pois modificam a tensão do painel para poder armazenar sua energia nas baterias. Também são úteis para usar este tipo de painel em instalações de 12V em autocaravanas e barcos.

Os reguladores MPPT (também conhecidos como maximizadores solares) são um tipo de regulador de carga avançado, cujo uso é necessário quando se querem instalar painéis solares de rede em instalações solares isoladas ou autónomas. Os painéis de rede são aqueles formados por 60 células de silício em vez de 72 e costumam ter potências iguais ou superiores a 200W.

Os painéis solares de 72 células geram uma voltagem no ponto máximo de potência de 37 volts. Isto deve ser assim, já que desde os painéis solares até às baterias irão existir perdas de voltagem, sendo que desta forma fica assegurado que a electricidade chegará a uma voltagem superior aos 24V necessários para que se realize de forma óptima o carregamento das baterias. Pela sua parte, os painéis de 60 células só geram uma voltagem de 29 volts, pelo que, devido às perdas no circuito, a voltagem que chegaria às baterias seria sempre inferior ao necessário.
Para solucionar este problema, deve utilizar-se um regulador MPPT, que irá amplificar a voltagem do painel de rede, convertendo-o assim num painel similar aos de 72 células. Caso não se tenha conhecimento disto e se utilizem estes painéis com um regulador normal, as baterias vão sofrer para poderem igualar a electricidade que recebem com a electricidade que estão a armazenar. Assim, vão sofrer um stress que se irá repercutir na sua capacidade de vida útil, reduzindo-a para pelo menos metade. As baterias são o elemento mais caro da instalação, portanto convém cuidar destas ao máximo e não interessa que ocorram este tipo de problemas.

Os MPPT também são úteis em instalações isoladas de 12 ou 24V, já que permitem alcançar o ponto de máxima potência do painel durante o maior tempo possível, sendo que isto permite que o seu rendimento aumente em 25% quando comparado com um regulador de carga convencional (reguladores PWM). Nestes casos, irá depender do cliente determinar se é rentável o seu uso, já que o seu preço também é mais caro que o dos controladores de carga normais. Exemplo disso é o regulador MPPT de 40A.

Outra utilidade muito interessante dos reguladores MPPT é a possibilidade de se utilizarem painéis solares de 24V em instalações solares de 12V em locais como, por exemplo, as autocaravanas, embarcações ou furgonetas. As autocaravanas e os barcos apresentam como principal inconveniente a superfície aproveitável para a instalação de painéis solares. No caso de falta de espaço, será útil instalar painéis solares de rede de 24V, já que têm um rendimento superior ao dos painéis solares de isolada de 12V. Nestes casos, será necessário um regulador MPPT que module a voltagem dos painéis para a adaptar às baterias a 12V.

Em algumas ocasiões, por desconhecimento, alguns clientes compraram painéis solares de rede com a intenção de os utilizar na sua instalação de 12V ou 24V. Depois de danificarem várias baterias sem perceberem o motivo, contactaram-nos para procurar uma solução. Nestes casos, foi recomendado ou a substituição dos painéis por outros de 12V (em instalações de 12V), ou o aproveitamento dos painéis comprando-se antes o controlador MPPT. A partir desse momento, os seus problemas com as baterias terminaram.

Para poder diferenciar um painel de rede de um de isolada, é conveniente ver a ficha técnica no autocolante da parte posterior do painel. O valor VMP (ou voltagem em ponto de máxima potência) será de aproximadamente 29V nos painéis de rede, enquanto que nos painéis de isolada este valor será superior, rondando os 37V.
Caso o autocolante se tenha desgastado devido ao clima, deve contar-se o número de células do painel, sendo que os painéis de isolada têm 72 células e os painéis de rede têm 60. Assim, saberemos, com base numa ciência certa, qual é o tipo de regulador que deveremos conectar à instalação solar.

Há também que fazer uma advertência a respeito dos falsos reguladores MPPT, que são aqueles que têm uma imagem muito similar À dos reguladores PWM normais (pouco peso e tamanho reduzido). São vendidos como reguladores MPPT, mas não o são. Além disso, o seu preço é quase o mesmo que o dos reguladores normais, pelo que aparentam ser atractivos à primeira vista, ainda que não passem de um engano, dado que não realizam nenhuma das funções dos reguladores MPPT.

A Damia Solar aconselha a que se tenham em conta estas indicações na hora de utilizar painéis de potências superiores a 200W, já que habitualmente se tende a comprar estes painéis dado que a sua relação preço/watt é melhor e, portanto, o seu preço à priori parece mais atractivo que o dos painéis de isolada (painel de 180W 24V). Mais tarde, porém, estes clientes também deverão comprar um regulador do tipo MPPT que é algo que não haviam previsto, pelo que o valor desembolsado no final será muito parecido quer se usem painéis de rede ou painéis de isolada.

|

Similar Posts