Conheça os 3 tipos de painéis solares fotovoltaicos.

La imagen tiene un atributo ALT vacío; su nombre de archivo es lg-lg-b-celulas-solares-del-panel-fotovoltaico.png

Conheça os 3 tipos de painéis solares fotovoltaicos

Existem diferentes tipos de painéis solares fotovoltaicos que são utilizados para gerar eletricidade para residências, apartamentos e casas. Existem também outros tipos de painéis solares para aquecimento de águas, para aquecimento ou para aquecimento de piscinas. A seguir detalharemos os diferentes tipos de painéis solares existentes no mercado atual e para quais finalidades cada um deles deve ser utilizado.

Painéis solares fotovoltaicos

Este é provavelmente o primeiro painel solar que vem à mente quando se pensa neste item. Os painéis solares fotovoltaicos são normalmente utilizados para autoconsumo elétrico ou em sistemas de energia solar fora da rede com armazenamento de baterias. Sua função é transformar a energia do sol em eletricidade. Isso é feito através do efeito fotovoltaico, no qual células fotovoltaicas de silício produzem eletricidade interagindo com a energia do sol e do silício. Uma célula solar sozinha gera pouca energia, mas se somarmos as células de um painel multiplicadas pelo número de painéis solares de uma instalação, ela pode gerar grandes quantidades de energia elétrica diariamente.

Para explicar de forma simples, esse efeito fotoelétrico refere-se a um processo pelo qual os fótons de luz, ao impactarem o painel solar, se movem e quebram os elétrons, de modo que alguns deles são liberados e geram corrente elétrica. Dependendo do tipo de silício com que são feitos os painéis solares, eles podem ser classificados entre:

Painéis solares monocristalinos

Estes tipos de painéis são feitos de silício monocristalino e são facilmente distinguíveis a olho nu devido à cor preta escura que apresentam e às bordas arredondadas das suas folhas. Seus cristais possuem alta pureza, pois são obtidos a partir de lingotes cilíndricos de silício puro. Por isso, essas células têm desempenho superior às células policristalinas, o que também afeta seu preço, que costuma ser mais elevado. Podem ser a sua melhor opção quando tem pouco espaço, precisa de tirar o máximo partido dos seus painéis ou vive numa zona propensa a intempéries, pois oferecem maior eficiência de trabalho e melhor desempenho em climas menos favoráveis.

Painéis solares policristalinos

Já os painéis policristalinos são formados pela fusão de pedaços de silício monocristalino cortados no momento da preparação das células para os painéis monocristalinos. O que torna seu tom azulado e o diferencia do tom preto das placas monocristalinas. Sua eficiência é menor então seu tamanho é maior para compensar, o que significa que possui medidas maiores para oferecer a mesma potência de um painel policristalino. Se você tem muito espaço e deseja realizar a instalação com o preço mais económico possível, os painéis policristalinos serão uma boa opção, pois seu preço é mais barato que os painéis monocristalinos.

Painéis solares de película flexível ou fina

Este tipo de painéis solares utiliza cádmio telúrio como semicondutor nas células solares, que é depositado sobre um substrato fino sobre um filme plástico. Resultando num painel muito fino e com um certo nível de flexibilidade, daí o seu nome. Também se destacam pelo peso leve, pois não necessitam de vidro protetor ou moldura de alumínio. Este tipo de painéis são normalmente utilizados em superfícies que não costumam ser totalmente planas, como em autocaravanas e barcos.

Painéis solares térmicos

Os painéis solares térmicos transformam a energia solar em energia térmica, por isso funcionam como trocadores de calor, captando a energia do sol e transferindo-a para a água que circula pelas suas Painéis solares térmicos para piscinas
Os painéis solares térmicos para piscinas são de plástico e não possuem vidros de proteção. São de cor preta, o que os ajuda a captar o calor solar e a aquecer a água que circula em seu interior. Sua função é aumentar alguns graus a temperatura da água da piscina para que o banho seja mais agradável. São considerados painéis solares térmicos de baixa temperatura.

Painéis solares híbridos

Este tipo de painel constitui uma mistura entre painéis solares fotovoltaicos e painéis solares térmicos num único painel. Tal como você imagina, os painéis solares híbridos produzem eletricidade e calor ao mesmo tempo. Este tipo de painéis são úteis quando se pretende atingir ambos os objetivos num espaço pequeno, como um hotel, uma residência ou uma piscina aquecida. Atualmente, esses tipos de painéis solares são mais complexos e caros do que outros tipos de painéis solares, razão pela qual raramente são usados.. Geralmente são usados ​​principalmente para aquecer água para uso sanitário em residências e residências, para aquecer piscinas e para criar vapor que alimenta uma turbina em usos industriais. Três grupos principais de painéis solares térmicos podem ser diferenciados de acordo com o seu tipo:

Painéis solares térmicos planos ou coletores planos

Este painel solar térmico é o mais comum e utilizado e é composto por uma caixa metálica com tampa de vidro selada e no interior um tubo de cobre que serpenteia e se distribui por todo o interior do painel. Dentro desses tubos circula um composto chamado glicol, que se destaca por suas excelentes propriedades de transferência de calor, absorvendo o calor do sol e transferindo-o para a água.

Este tipo de painéis solares térmicos são normalmente utilizados para água quente sanitária e aquecimento em todo o tipo de habitações e moradias, e permitem que a temperatura de aquecimento da água atinja entre os 50ºC e os 80ºC. Estes colectores térmicos de baixa temperatura são os mais utilizados actualmente e são exigidos pelo Código Técnico de Edificações para novas construções para obter a melhor classificação energética do edifício em poupança de energia. São considerados painéis solares térmicos de média temperatura.

 Painéis solares de tubo de vácuo ou coletores de vácuo

Esses coletores a vácuo usam tubos de vidro a vácuo para capturar o calor que recebem do sol. Graças ao vácuo, as perdas de calor são significativamente reduzidas, como se fosse uma estufa. Por isso oferecem excelente desempenho tanto no verão quanto no inverno. Permitem atingir temperaturas da água acima dos 100ºC e até próximas dos 200ºC. Embora também possam ser utilizados para aquecer AQS, a sua utilização é principalmente para sistemas de aquecimento, processos industriais e sistemas de ar condicionado. São considerados painéis solares térmicos de alta temperatura.

Painéis solares térmicos para piscinas

Os painéis solares térmicos para piscinas são de plástico e não possuem vidros de proteção. São de cor preta, o que os ajuda a captar o calor solar e a aquecer a água que circula em seu interior. Sua função é aumentar alguns graus a temperatura da água da piscina para que o banho seja mais agradável. São considerados painéis solares térmicos de baixa temperatura.

Painéis solares híbridos

Este tipo de painel constitui uma mistura entre painéis solares fotovoltaicos e painéis solares térmicos num único painel. Tal como você imagina, os painéis solares híbridos produzem eletricidade e calor ao mesmo tempo. Este tipo de painéis são úteis quando se pretende atingir ambos os objetivos num espaço pequeno, como um hotel, uma residência ou uma piscina aquecida. Atualmente, esses tipos de painéis solares são mais complexos e caros do que outros tipos de painéis solares, razão pela qual raramente são usados.

|

Similar Posts