Uso de painéis solares para electricidade em quinta de gado

A energia solar é a melhor alternativa para fornecer eletricidade em fazendas isoladas ou que não têm conexão com a rede elétrica. Cobrir os consumos elétricos das operações de pré-consumo ou engorda de porcos e bezerros.

Gerar eletricidade com painéis solares para fazendas de suínos e bezerros

Há uma quantidade importante de explorações e quintas de gado, ou de alimentação de gado, que não dispõem de electricidade para o seu funcionamento adequado. Assim, estas explorações e quintas vêm-se obrigadas a usar geradores eléctricos que estão associados a um alto gasto com combustível no fim do ano, que se irá repercutir nos gastos gerais da exploração, diminuindo os seus lucros.
Também existe o risco de o grupo electrógeno ser roubado durante a noite, pelo que alguns tratadores de gado optam por transportar diariamente o grupo electrógeno para a exploração ou para a quinta, o que significa lidar com ainda mais um desconforto e uma opção pouco prática.
Por tudo isto, uma alternativa que se apresenta como actual e excelente é a instalação solar autónoma com painéis solares. Os painéis solares geram a electricidade necessária para o funcionamento diário da quinta ou exploração e armazenam energia nas baterias solares de gel ou AGM. O inversor de corrente é conectado às baterias e transforma a voltagem das baterias em corrente a 230V de qualidade igual à da energia que é fornecida pela rede eléctrica nas habitações. Assim, graças à energia fotovoltaica, torna-se possível fazer funcionar: os motores da exploração para a alimentação do animais, os ventiladores e as sondas para que se mantenha a temperatura adequada dentro da nave agrícola, os motores das janelas em grandes quintas de vitelas, a bomba para elevar a água até aos depósitos e, posteriormente, até aos bebedouros e, em geral, toda a iluminação do recinto. A instalação também poderá servir para fornecer energia ao sistema de vigilância ou ao alarme, caso exista um.

Na Damia Solar podemos realizar o seu kit solar para explorações de gado ou para quintas. Contamos com um grupo de técnicos que irão dimensionar um kit solar de acordo com as suas necessidades, partindo dos consumos totais diários da sua exploração de gado. Pode conectar os nossos técnicos, sem qualquer compromisso, telefonando para o 215 563 241. Iremos aconselhá-lo e informá-lo quanto às actuais vantagens do uso da energia solar fotovoltaica. Nos nossos kits, existe a opção gratuita “Monta Fácil”, segundo a qual realizamos a pré-instalação do kit solar, o que inclui a conexão dos componentes mais complexos, como é o caso das protecções, tomadas de corrente, do regulador e inversor ou inversor-carregador Multiplus, conforme o tipo de kit solar. Deste modo, o cliente poderá realizar a instalação de forma fácil, poupando tempo e dinheiro na sua montagem, já que não será necessário recorrer à contratação de um electricista.

Graças à sua instalação solar para quinta, poderá produzir a sua própria electricidade durante todo o ano e deixará de depender de outras fontes de energia para o bom funcionamento da sua quinta de gado. O custo da instalação solar é o equivalente aos seus gastos com combustível na sua quinta ao longo de 6 ou 7 anos, pelo que acabará por dispor de electricidade grátis durante muitos anos e conseguirá aumentar os benefícios da sua exploração de gado. Há que ter em conta que os painéis solares têm uma garantia de rendimento de 25 anos, sendo que a sua vida útil será muito superior a este número. O tipo de bateria ideal deverá ser aquele que não inclua manutenção e do tipo gel ou AGM, já que são o único tipo de baterias, juntamente com as baterias estacionárias, que suportam picos de arranque de motores sem que a sua vida útil seja afectada. Nos kits fotovoltaicos e nas instalações da Damia Solar, recomendamos o uso de equipamentos Multiplus, que incorporam num só equipamento 3 dispositivos diferentes: o regulador de carga, o potente inversor de onda pura e o carregador de baterias. O regulador solar tem como função administrar adequadamente a bateria gerada e que é armazenada nas baterias, assim como indicar o estado do nível de carga das baterias a cada momento. O inversor, como já se indicou anteriormente, transforma a corrente das baterias em corrente a 230V, para que possa conectar os consumos da sua quinta. Por último, o carregador de baterias é um componente opcional da instalação solar e que permite conectar um gerador eléctrico que já existisse, de forma a que este funcione como fonte de energia secundária e alternativa, de uso muito esporádico, por exemplo quando se passarem vários dias seguidos sem sol (caso muito raro no actual território de Portugal). A principal vantagem do carregador de baterias é que permite que se reaproveite o gerador eléctrico, incorporando-o na nova instalação de energia solar da exploração de gado.