O que são inversores solares?

O inversor de corrente é um dispositivo muito importante numa instalação solar isolada e tem a função de funcionar como transformador de corrente, convertendo a energia em corrente contínua das baterias em corrente alternada a 230V, o que permite obter eletricidade com as mesmas. recebido em casa da companhia elétrica. Desta forma, qualquer tipo de eletrodoméstico e dispositivo eletrónico pode ser conectado à saída do inversor solar como em uma casa normal. O modelo mais recomendado e utilizado é o inversor de onda pura, pois gera uma onda de alta qualidade igual ou até melhor que a da rede elétrica.

¿O que são inversores solares?

Já sabe que os seus painéis solares têm a capacidade de converter a energia solar em corrente elétrica, mas a verdade é que por si só não serviriam para alimentar os seus aparelhos e eletrodomésticos. O inversor é responsável por transformar a energia gerada por seus painéis solares em corrente contínua e passá-la para corrente alternada , que é o que seus dispositivos e iluminação precisam para funcionar.

¿Como funcionam os inversores solares?

No momento em que seus painéis solares recebem luz solar, os elétrons nas células solares começam a se mover, causando a produção de eletricidade de corrente contínua . Mas essa corrente por si só não é válida para funcionar na maioria das residências, que costumam usar corrente alternada. É aí que entra o investidor.
A energia dos painéis solares é enviada para o inversor, que é responsável por converter a corrente contínua em corrente alternada . Uma vez que seu inversor tenha feito a transformação, seus dispositivos eletrônicos e eletrodomésticos podem ser alimentados. No caso de produzir mais eletricidade do que você precisa, as baterias podem armazená-la ou ela pode ser alimentada diretamente na rede elétrica.

¿Que tipos de inversores solares existem?

Embora o objetivo dos inversores solares seja sempre o mesmo, nem todos os inversores solares são iguais. Dependendo do tipo de inversor que você escolher para o seu sistema fotovoltaico, ele funcionará de uma forma ou de outra.

Inversores string ou chain

um inversor centralizado padrão. Eles são geralmente usados ​​em sistemas fotovoltaicos de pequena escala. Neste caso, os painéis são conectados em série. A energia produzida é enviada para um único inversor, que geralmente fica no porão, na garagem ou na lateral da casa, e é transformada em corrente alternada. Geralmente apresentam menor custo e fácil manutenção. É uma boa opção para casas onde a radiação solar é recebida de forma consistente.

Microinversores

Referem-se a um tipo de inversor distribuído. Nesse caso, cada um de seus painéis solares possui um microinversor solar instalado. Por possuir vários microinversores, a transformação de corrente é realizada diretamente na própria tampa. Este tipo de inversores são mais eficientes que os anteriores, embora apresentem uma manutenção mais complicada. Costumam ser a melhor opção para quem busca aproveitar ao máximo sua produção de energia solar em pequenos espaços.

Otimizadores de potência

Este seria o meio termo entre os dois anteriores, pois fica localizado no painel, mas é conectado e envia energia para o inversor string. Os sistemas com um otimizador costumam ser mais eficientes do que aqueles com apenas um inversor de string. Eles são uma boa opção para melhorar a eficiência mais barata que os microinversores, mas mais cara que os inversores string. Esta pode ser a opção ideal quando o que procura é uma maior eficiência sem ter de recorrer ao investimento que os microinversores implicam.
Você tem dúvidas sobre inversores solares? Pergunte-nos! Encontra-nos em consulta@damiasolar.com e no telefone de contacto 215 563 241