Instalação de painéis solares sem licença: o que diz a lei

As licenças necessárias em Espanha para uma instalação solar de autoconsumo são declaração de responsabilidade ou pedido de ligação, relatório ou projeto necessário, instalação do equipamento de energia solar, certificado de instalação, contrato de autoconsumo e acesso, inscrição no registo de autoconsumo e a licença. É necessária legalizar a instalação para cumprir a lei, mas isso também permite ao utilizador aceder a diversos apoios e bónus por ter uma instalação solar. Por exemplo, existe a ajuda Next Generation da União Europeia, que permite cobrir até 50% do custo da instalação solar de autoconsumo.

Por outro lado, embora a maioria das instalações de isolamento não sejam legalizadas, devem ser legalizadas por lei. Embora não haja controle sobre isso, recomenda-se a sua legalização, pois trará benefícios ao seu proprietário e ele poderá solicitar à prefeitura um bónus no Imposto sobre Imóveis (IBI), e poderá acessar provinciais e ajuda regional.

As instalações solares de autoconsumo e as instalações solares isoladas necessitam de legalização para evitar multas, bem como para a segurança do próprio utilizador e para poder aceder a ajudas. Para evitar multas, você deve confiar em uma empresa especializada em energia solar e com muitos anos de experiência Damia Solar para poder legalizar o equipamento solar.

Os regulamentos sobre a instalação de painéis solares variam dependendo da localização e dos regulamentos locais. Em muitos locais, são necessárias licenças para garantir que as instalações cumpram os códigos de construção e as normas de segurança elétrica. Ignorar estes requisitos pode resultar em multas e na obrigação de desmontar a instalação posteriormente, por isso é uma má ideia não legalizar a instalação solar.

Que regulamentos e licenças são necessários em Espanha para uma instalação solar de autoconsumo?

Em Espanha, a regulamentação atual para instalações solares de autoconsumo simplificou muito o processo, embora alguns procedimentos ainda sejam necessários. Seguem abaixo os passos gerais para instalações inferiores a 100 kW, embora seja importante consultar uma empresa especializada e especialista em energia solar para conhecer a fundo todos os passos. A Damia Solar oferece a vantagem de proporcionar ao cliente um serviço integral no qual realizamos os procedimentos e projetos necessários ao cliente da mesma empresa. Tornando a instalação total muito mais econômica por não depender de serviços externos. Além disso, dispõe de um excelente serviço pós-venda graças ao departamento de assistência técnica e ao departamento de reparações e peças sobressalentes.

Declaração responsável ou solicitação de conexão

Este é o primeiro procedimento que você deve apresentar à distribuidora. Em instalações de 10KW ou menos é necessária a apresentação de declaração de responsabilidade. Para instalações maiores deverá ser solicitado um ponto de conexão.

Memória ou projeto necessário

Para instalações de autoconsumo solar com capacidade até 10KW é necessária a elaboração de relatório técnico, enquanto que para instalações de autoconsumo de maior potência será necessário um projeto realizado por um engenheiro eletricista.

Instalação de equipamentos de energia solar

Após a aprovação do distribuidor, você poderá prosseguir com a instalação dos painéis solares. Isto deve ser realizado por um instalador solar autorizado inscrito no registo de instaladores solares oficiais. A equipa de instalação da Damia Solar está registada nesta associação e cumpre todas as licenças e requisitos de segurança das instalações.

Certificado de instalação

Após a instalação, um instalador certificado deverá emitir um “Certificado de Instalação Elétrica” (boletim elétrico). Imediatamente a seguir, a instalação de autoconsumo solar pode ser legalizada. Esta legalização deverá ser solicitada à Direção Geral da Indústria da comunidade autónoma correspondente.

Contrato de autoconsumo e contrato de acesso

O próximo passo será assinar um contrato de autoconsumo com a comercializadora e um contrato de acesso com a distribuidora. Atualmente recomenda-se aproveitar ao máximo a energia gerada e amortizar a instalação solar da melhor forma, solicitando a opção de bateria virtual, para não perder nenhum excedente. Falaremos sobre esse serviço nas secções a seguir.

Inscrição no registo de autoconsumo

Por fim, a instalação deverá ser inscrita no registo administrativo de instalações de produção de energia elétrica.

Visto de trabalho

Em alguns casos, pode ser necessário obter autorização de planeamento da Câmara Municipal. É importante consultar a Câmara Municipal do município onde está prevista a instalação solar para saber se é necessária alguma licença local e realizá-la.

Estas são as etapas gerais, mas o processo pode variar dependendo da área, por isso é recomendável contratar uma empresa especializada em energia solar para receber a correta assessoria e realizar todos os trâmites legais e técnicos, como é o caso por Damia Solar muito melhor.

Quais as vantagens de legalizar a instalação solar de autoconsumo?

Além disso é necessário legalizar a instalação para cumprir a lei. Isto é necessário para poder estabelecer o contrato de autoconsumo e o contrato de acesso com a empresa elétrica. Desta forma, estabeleça o contrato mais adequado consoante se pretenda realizar uma instalação de autoconsumo com excedentes, com bateria virtual ou sem excedentes. A legalização permite que o usuário tenha acesso a possíveis auxílios e bônus por ter uma fonte de energia renovável em sua casa. Uma instalação de autoconsumo ligada à rede representa uma instalação elétrica que deve cumprir o Regulamento Eletrotécnico de Baixa Tensão (REBT) em vigor, devendo também estar registada no Registo de Autoconsumo do CCAA como instalação geradora. Sem este registo não poderão beneficiar de compensação na fatura por excedentes de produção descarregados na rede.

Além disso, podem ser solicitadas ajudas Next Generation aos fundos de ajuda da União Europeia, destinadas a promover a instalação de painéis solares e a contribuir para a geração de energia limpa, permitindo cobrir até 50% do custo da instalação solar de autoconsumo.

Ainda no que diz respeito ao auxílio municipal, haverá uma bonificação de até 40% do custo da instalação solar, na dedução do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRPF). Assim, uma bonificação no Imposto sobre Imóveis (IBI) de até 50% durante vários anos.

Se você achou essas informações úteis, pode estar interessado em ler mais em nossos artigos:

A promoção da energia solar em Barcelona: como a Câmara Municipal apoia e incentiva os seus cidadãos

Auxílios e subsídios para instalação de painéis solares na Catalunha

Que regulamentos e licenças são necessários em Espanha para uma instalação solar isolada?

As instalações solares fora da rede, também conhecidas como sistemas solares fora da rede, têm os seus próprios regulamentos e requisitos de licença em Espanha. Os regulamentos são simples e padronizados em todas as comunidades autônomas. As licenças mais comuns que podem ser solicitadas para legalizar uma instalação isolada são as seguintes:

Declaração Responsável

No caso de instalações solares isoladas, como não existe interação com nenhuma distribuidora de energia elétrica, a legalização deste tipo de instalação solar é muito mais simples. Uma vez concluída a instalação solar, deverá apenas solicitar uma declaração de responsabilidade ao instalador ou à empresa fotovoltaica onde foi adquirido o kit solar. Para que desta forma a instalação seja registada como instalação de baixa tensão inscrita no registo de instalações elétricas. A Damia Solar possui um departamento de engenharia com engenheiros que farão esta Declaração de Responsável.

Licença de obra (depende do município)

Dependendo do tamanho da instalação e dos regulamentos locais, você pode precisar de permissão de planejamento do conselho local. Para isso, você deve consultar o departamento de obras da sua prefeitura para saber se é necessária licença ou não. Normalmente na grande maioria das Câmaras Municipais não é necessário solicitar licença de construção.

Licença Ambiental (depende do município)

Em alguns casos, especialmente para instalações maiores, pode ser necessária a obtenção de licenças ou licenças ambientais. Esta licença também pode ser necessária em instalações localizadas em parques nacionais ou áreas naturais protegidas.

Estes são os pontos gerais que deve considerar, mas é importante consultar um profissional Damia Solar para conhecer os detalhes específicos da sua comunidade autónoma e para o seu tipo de instalação. O cumprimento de todos os regulamentos e requisitos de licença garantirá que sua instalação seja segura, legal e funcione de maneira ideal e eficiente por muitos anos de uso.

Quais são as vantagens de legalizar a instalação solar isolada?

É necessário legalizar por lei uma instalação solar isolada, embora não haja controlo sobre este tipo de instalações e a grande maioria não esteja legalizada. No entanto, o facto de os legalizar trará benefícios ao seu proprietário, uma vez que poderá solicitar à Câmara Municipal um bónus no Imposto Predial (IBI), e poderá aceder a ajudas provinciais e regionais por ter uma cobertura de 100%. fonte de energia renovável. .

Que multas podem ser recebidas pela instalação de painéis solares sem autorização?

Numa instalação solar de autoconsumo devem ser seguidos os passos anteriormente indicados para legalizar a instalação solar. O não cumprimento de qualquer uma das etapas acarretará na não legalização da instalação solar e, consequentemente, no recebimento de multa. Além de não poder interagir com a distribuidora de energia elétrica ou receber indenização pelo excesso de energia não utilizada na residência.

A melhor forma de garantir que não receberá multa ou problemas com a sua instalação de autoconsumo é contactar uma empresa com vasta experiência na área da energia solar como a Damia Solar. Empresa com a qual temos trabalhado em estreita colaboração com diversas Câmaras Municipais de todo o território para realizar os trâmites necessários e simplificar e agilizar ao máximo todo o processo de dimensionamento, instalação e legalização da instalação solar. Dispomos de um departamento de engenharia que processará as licenças necessárias e preparará toda a documentação para solicitar os subsídios e créditos fiscais existentes em cada comunidade autónoma. É preciso lembrar que, além da possível multa, a não legalização da instalação impedirá o acesso às ajudas e subsídios estabelecidos.

Por outro lado, se decidir realizar uma instalação sem qualquer tipo de licença, podemos estar a falar de uma instalação elétrica mal feita e com o risco de segurança que representa tanto para a sua saúde como para toda a casa. Portanto, as multas podem variar entre 250€ e 5.000€ para instalação não legalizada.

Muitas vezes vimos pessoas que, sem ter conhecimentos de eletricidade, decidem comprar os diferentes elementos de uma instalação solar em partes e realizá-la eles próprios. Isto pode parecer uma boa ideia à primeira vista, no entanto, o setor da energia solar é muito profundo e cada tipo de instalação e o tipo de dispositivos elétricos que estão conectados influenciarão as características dos componentes solares necessários. Pois, por exemplo, se você usar uma geladeira, isso significará que você precisará de um potente inversor de onda pura, além de baterias Gel ou AGM que possam suportar os picos de partida do motor da geladeira sem problemas. Sem esquecer o tamanho do cabo nas diferentes partes da instalação, cujo cálculo será muito importante, pois quando se trabalha com corrente contínua deve ser bem dimensionado para evitar perdas de tensão na instalação solar.

Por isso, devemos lembrar que para evitar multa em uma instalação de autoconsumo solar, todos os procedimentos devem ser seguidos e contratada uma empresa como a Damia Solar, que elaborará o relatório ou projeto necessário. Na Damia Solar temos a vantagem de poder oferecer serviços completos e chave na mão. Visto que dispomos de todos os departamentos necessários para que o cliente tenha a sua instalação solar com todas as licenças e procedimentos efectuados, bem como com os possíveis bónus solicitados de acordo com a comunidade autónoma. Contamos com um departamento de Assistência Comercial, um departamento de Assistência Técnica, um departamento de Engenharia, um departamento de Instalações e um departamento de Reparações e Peças de Reposição. Confie na Damia Solar e peça-nos o seu orçamento de energia solar sem qualquer compromisso.

Para obter mais informações adicionais, consulte nosso artigo:

Quais são os passos que devem ser seguidos para legalizar uma instalação solar de autoconsumo

Explicação passo a passo para manter seu equipamento bem cuidado e evitar possíveis problemas de desempenho!

Em conclusão

As instalações solares de autoconsumo e as instalações solares isoladas necessitam de legalização para evitar multas, bem como para a segurança do próprio utilizador e para poder aceder a ajudas.

Para evitar possíveis multas na instalação de painéis solares, você deve confiar em uma empresa especializada em energia solar, com muitos anos de experiência e referência no setor como a Damia Solar para poder legalizar os equipamentos solares. O aconselhamento especializado é essencial para poder legalizar a instalação solar de forma fácil e rápida. Assim, como um passo anterior para poder solicitar auxílios e bónus existentes por ter uma instalação solar.

Na Damia Solar temos um departamento de engenharia dentro da empresa, que preparará a memória necessária no caso de uma instalação solar de autoconsumo de 10KW ou menos. Já se for uma instalação de autoconsumo superior a 10KW será necessário um projeto, que também realizaremos na Damia Solar.

Por outro lado, relativamente à legalização de instalações isoladas, bastará que o departamento de engenharia faça uma Declaração de Responsável. Para que seja inscrita no registo como instalação elétrica de baixa tensão.

Similar Posts