Como aquecer a água da sua piscina com painéis solares

A água da piscina pode ser aquecida diretamente com coletores solares, que funcionam aproveitando a energia e o calor do sol para aquecer a sua superfície onde existem tubos por onde a água irá circular e ser aquecida.

Operação de coletores solares

Os coletores solares são colocados em um telhado ou superfície onde recebe sol sem sombras o dia todo. Estes estão localizados entre a bomba de purificação e os condutores que devolvem a água à piscina. O aumento da temperatura da água dependerá da qualidade dos coletores solares e da quantidade de radiação solar que recebem, pelo que devem estar orientados para sul.

Por isso, aquecer a água da piscina com painéis solares é uma excelente forma de aproveitar e tirar mais partido da sua utilização. A opção mais económica é instalar coletores térmicos, pois eles aquecerão a água quando ela circular em seu interior. É importante proteger a piscina com cobertura, persiana ou lona térmica quando não estiver em uso para preservar a temperatura da água.

Nada melhor do que poder aquecer a água da piscina para prolongar a época balnear dos meses de Abril até finais de Setembro. Isto requer uma fonte de energia para aquecer a água, o que pode causar um elevado custo económico. No entanto, existe um sistema para aquecer uma piscina gratuitamente através de painéis solares. Atualmente, a água da piscina pode ser aquecida através de painéis solares diretamente, os mais utilizados há muitos anos, ou indiretamente, graças ao autoconsumo solar. A forma direta é através da utilização de coletores solares, também chamados de painéis solares térmicos, que também servem para aquecer água quente sanitária (AQS) de uma residência. Indiretamente, envolve o aquecimento da água com um aquecedor de piscina ou outra fonte elétrica, mas utilizando a eletricidade gerada pelo autoconsumo solar para cobrir a eletricidade que necessita e capta da rede elétrica em condições normais. Os painéis solares fotovoltaicos podem gerar toda ou parte da energia necessária ao funcionamento do termoacumulador.

Aquecimento da água da piscina diretamente com painéis solares

Coletores solares térmicos

A água da piscina pode ser aquecida diretamente graças à utilização de coletores solares. Os coletores solares estão inseridos no setor de energia solar térmica e funcionam aproveitando a energia e o calor do sol para aquecer sua superfície na qual existem tubos por onde a água circulará e será aquecida. Esses coletores térmicos são selados para permitir o alcance de altas temperaturas em seu interior.

Operação de coletores solares

Os coletores solares devem ser colocados em um telhado ou superfície onde possam receber sol sem problemas ou sombras durante todas as horas do dia. Estes estão localizados entre a bomba de purificação e os condutores que devolvem a água à piscina. Isso é feito para evitar que água com partículas entre nos coletores solares que possam danificar o painel solar térmico. Os coletores solares foram fabricados com o objetivo de captar e reter o máximo de calor possível e transferi-lo para a água que circula pela sua mangueira. Estes tubos são torcidos para criar o circuito de água mais longo possível dentro do coletor térmico para que esta transferência de calor seja realizada da forma mais eficiente possível. É importante, neste caso, regular a velocidade do sistema para que fique equilibrado e evitar que a água circule mais rápido do que consegue aquecer os coletores solares.

Orientação e inclinação dos coletores térmicos da piscina

O aumento da temperatura da água irá variar dependendo da qualidade dos coletores solares e da quantidade de radiação solar que recebem. Para isso, também é fundamental que a orientação e inclinação das placas térmicas estejam corretas. Isto significa que devem estar localizados virados a sul em países como Espanha ou Portugal. Para capturar a maior quantidade de energia ao longo do dia. Quanto ao seu grau de inclinação, recomendamos a colocação de uma estrutura solar regulável para aproveitar ao máximo o equipamento. Para isso, recomendamos uma inclinação igual à latitude do local menos 15 graus nos meses de verão, e uma inclinação igual à latitude menos 5 graus para os meses de abril e maio, e setembro.

 

Eficiência dos coletores térmicos

Cada coletor solar térmico pode variar sua eficiência dependendo de sua fabricação. Recomendam-se coletores solares térmicos também utilizados para aquecimento de água doméstica, pois serão da mais alta qualidade e desempenho. Os coletores de qualidade possuem uma camada absorvente escura para que a temperatura no interior do coletor seja muito elevada, e também possuem um revestimento especial que visa reduzir as perdas de calor do coletor para o ambiente externo.

 

Tamanho e quantidade de coletores térmicos

Para saber a quantidade e área necessária para aquecer a água da piscina com coletores térmicos, é aconselhável falar com uma empresa especializada em energia solar. O mau dimensionamento pode fazer com que a temperatura da água não seja elevada aos valores ideais. Deve ser dimensionado em função do volume de água da piscina e dos objetivos de temperatura a atingir.

 

Vantagens do aquecimento de água com coletores solares térmicos

Economia de custos de energia

Uma vez realizado o investimento inicial, não haverá mais custos adicionais para aquecimento da água da piscina. Pois, os coletores funcionarão quando for acionada a bomba de purificação, que, na maioria dos casos, já deve ser ligada várias horas por dia para purificar a água da piscina. O que é preciso fazer é adequar estes horários de purificação de água aos horários centrais do dia em que a radiação solar será maior, tornando assim os equipamentos solares térmicos muito eficientes.

Confidencialidade e vida útil dos coletores solares térmicos

Os coletores térmicos são muito confiáveis, pois possuem operação simples e sua estrutura não possui componentes mecânicos ou elétricos que possam ser danificados. Portanto possui alta confiabilidade e longa vida útil. O mais importante é que sejam de qualidade e muito eficientes.

Para um excelente desempenho, o mais importante é realizar uma manutenção adequada para que sua vida útil seja de muitos anos. A principal manutenção será manter limpa a superfície de vidro do coletor solar para que absorva toda a energia solar e evite problemas por reflexo por vidro sujo por poeira ou folhas ou, por exemplo, dejetos de animais. Também será importante verificar se os circuitos das mangueiras estão em boas condições e não apresentam sinais de vazamento de líquido.

 

Aquecimento indireto de água de piscina com painéis solares

O aquecimento da água da piscina refere-se indiretamente ao aquecimento da água de forma convencional, quer através de bomba de calor, quer através de aquecedor elétrico, mas recorrendo aos painéis de uma instalação solar de autoconsumo, para alimentar a eletricidade necessária ao seu funcionamento. Este método exigirá um investimento maior do que com os coletores térmicos, mas é uma boa opção se já tiver um aquecedor na piscina, mas o custo do seu funcionamento tornou-se muito caro devido aos contínuos aumentos do preço da eletricidade. últimos anos.

Uma instalação solar de autoconsumo também exige um bom dimensionamento, pois deverá ter potência suficiente para cobrir os custos elétricos dos aquecedores, que serão elevados. A instalação também pode ser dimensionada para cobrir metade da energia necessária. Desta forma, a eletricidade restante seria coletada da rede elétrica. Essa opção é uma alternativa para não precisar fazer um grande investimento de uma só vez. Podendo completar e cobrir a outra metade do consumo com a instalação de mais painéis posteriormente.

Como manter a temperatura da água da piscina?

Esta questão é muito importante, pois não será suficiente aquecer a água da piscina, mas sim evitar que o calor evapore e perca todo o lucro gerado. Para tal, existem sistemas em forma de coberturas e lonas com uma vasta gama de preços que visam evitar que o calor escape da piscina, bem como isolar a água da temperatura exterior, para evitar perdas por diferenças de temperatura. tão pequeno quanto possível. A água aquecida irá esfriar durante a noite, pois é quando as diferenças de temperatura entre o interior e o exterior serão maiores.

 

Lonas térmicas para piscina

As lonas térmicas para piscina são as mais baratas e ajudam a reter o calor e evitar a evaporação da água. São formados por plástico polietileno e um sistema de bolhas de ar que formam uma camada protetora maior e mais eficaz entre a água e o exterior. Além disso, esse tipo de lona é fabricada para atuar também como aquecedor pela ação do sol, pois possuem cores que captam melhor o calor do sol e o transmitem para a água durante o dia. Não tem o mesmo efeito que aquecer a água diretamente, mas ajuda a manter melhor a temperatura da água.

Estores térmicos para piscina

As persianas tornaram-se populares nos últimos 2 anos como uma boa opção tanto para a segurança da piscina como para manter a água quente. Estas persianas para piscina são feitas do mesmo material das persianas domésticas e permanecem logo acima da superfície da água, o que significa que não há ar e a possível perda de calor é reduzida ao mínimo. As persianas para piscina podem ser manuais ou elétricas. O importante é que sejam instalados por profissionais e ajustados o máximo possível à largura da piscina. Também deve ser realizada manutenção para verificar se não há desgaste em nenhuma parte da persiana ou da lona.

As coberturas planas para piscinas são constituídas por uma estrutura de alumínio e peças de policarbonato semitransparentes. Durante o dia, a cobertura plana também atua como tela térmica, criando um efeito de inverno no interior e aquecendo a água. Porém, à noite terá apenas efeito de proteção e manutenção da temperatura. Mencionamos apenas as coberturas planas, pois são aquelas onde existe menos espaço de ar entre a piscina e a cobertura. Geralmente é inferior a 20 cm. Caso contrário, com estruturas mais altas, a sua utilização não é recomendada se o objetivo for reter o calor da piscina, pois haverá uma transferência significativa de calor da água para o ar.

Para ser o mais eficaz possível e manter a temperatura da água, tanto a lona térmica como a cobertura plana devem estar o mais próximo possível da água, para evitar que o calor escape para o ar e daí para o exterior. Isto é tão importante quanto ter uma lona ou cobertura que vede bem a piscina, evitando a circulação de ar no seu interior. Por sua vez, a cortina para piscina costuma ser uma excelente opção se combinada com a cobertura plana ou com uma cobertura mais alta.

Em conclusão

O aquecimento da água da piscina é uma excelente forma de aproveitar e tirar mais partido da sua utilização. Uma vez que, ao aquecer a água, a época balnear prolongar-se-á muitos meses mais do que os 3 meses de verão. E o custo da piscina também será amortizado aumentando a sua utilização nos meses do ano em que a água já estava fria para o banho.

A melhor e mais económica opção é instalar coletores térmicos, que aquecerão a água quando ela circular em seu interior. Os coletores térmicos são utilizados para aquecer água de residências e piscinas. É necessário colocar-se nas mãos de especialistas em energia solar térmica para que o investimento ofereça os resultados esperados, pois a sua dimensão e superfície necessária dos coletores dependerá, por um lado, do tamanho da piscina e da quantidade de água no seu interior. , e por outro lado, da temperatura média que se deseja atingir. Será igualmente importante obter aconselhamento na instalação de painéis solares térmicos para que tenham a orientação e inclinação ótimas para obter a maior quantidade de energia possível sob a forma de calor solar.

Se já dispõe de um esquentador ou de uma bomba de calor para elevar a temperatura da água da piscina, é uma boa opção ter uma instalação solar de autoconsumo cuja eletricidade gerada serve para alimentar os aquecedores e assim reduzir a fatura de luz.

Além disso, será importante proteger a piscina com cobertura, persiana ou lona térmica quando não estiver em uso. Visto que, deve-se evitar que a temperatura da água se perca na forma de calor, principalmente à noite.