A importância do tamanho do cabo a utilizar na instalação solar

É muito importante usar a espessura de cabo apropriada em cada uma das partes da instalação solar, pois, dependendo se for uma instalação de 12, 24 ou 48 volts, será necessária uma seção de cabo com espessura suficiente para evitar perdas de tensão e superaquecimento. cabo. Neste novo post nós lhe dizemos como fazê-lo bem para que sua instalação funcione perfeitamente e sem perdas.

Você sabe a importância do tamanho do cabo a utilizar na instalação solar?

A grossura dos cabos eléctricos que se utilizem em cada uma das partes da instalação solar tem uma grande importância dado que dependerá deste factor o funcionamento global do sistema. Assim, uma boa escolha é necessária para um funcionamento bom e sem problemas.

O erro mais comum é realizar a instalação com cabos delgados, como se estivéssemos a trabalhar com uma voltagem de 230V de uma habitação normal. Há que ter em conta que numa instalação solar vai haver uma voltagem de 230V depois do inversor de corrente. Isto é, o inversor transforma a voltagem de 12, 24 ou 48V das baterias em voltagem a 230V. Desta forma, dos painéis até ao regulador e do regulador até às baterias e destas até ao inversor, a voltagem será muito menor e, portanto, deve ajustar-se a grossura do cabo a essas voltagens.

A espessura do cabo não deverá depender unicamente da voltagem do sistema, mas, também, das distâncias que serão necessárias percorrer para transportar a corrente desde cada uma das partes da instalação. Por exemplo, se os painéis solares devem ser colocados longe do resto dos componentes da instalação, o cabo deve ser mais grosso porque a distância também o é. Por exemplo, caso se queiram colocar 6 painéis solares de 140W 12V a uma distância de 14 metros, será necessário um cabo com uma grossura de 58 mm2, isto é, um cabo bastante grosso. Uma solução fácil neste caso será criar 2 ramos com 3 painéis cada, sendo que cada ramo fica com os respectivos cabos. Desta forma, a grossura dos cabos a utilizar em cada ramo será de 25 mm2, o que é mais económico e acessível.

Em instalações de 24 ou 48 volts, nas mesmas condições, a grossura do cabo será menor, já que os painéis oferecem uma voltagem maior e as perdas possíveis no circuito serão menores. Por exemplo, instalando-se 6 painéis de 200W 24V a uma distância de 14 metros, será necessário um cabo com um diâmetro de 20 mm2. Se neste caso se optar, novamente, por criar 2 ramos distintos, a secção de cabo a utilizar ainda será menor, passando para os 10 mm2.

Quando se realizam ramos, estes devem conectar-se uns aos outros novamente imediatamente antes de serem conectados ao regulador de carga. Desta forma, não haverá nenhum problema com a parte em que se voltam a conectar, já que se trata de um tramo de cabo muito curto.

Na Damia Solar criámos uma aplicação de fácil uso em que se possibilita o cálculo da grossura de cabo necessária com base na distância a percorrer pela energia e nas características da sua instalação solar: calcular a secção de cabo eléctrico solar. Esta aplicação é igualmente útil para instalações novas ou para verificar se a sua instalação cumpre com as grossuras mínimas necessárias dos cabos para que se evitem perdas de tensão.

É muito importante que os cabos solares sejam os adequados, já que isto pode influenciar o rendimento global da instalação solar de uma forma muito significativa. No caso, já referido, em que os painéis solares se encontram à distância da restante instalação, o uso de um cabo delgado irá provocar um sobreaquecimento e grande deterioração dos cabos em pouco tempo. Isto, por sua vez, faz com que só chegue ao regulador metade da energia que é produzida pelos painéis. Assim, ter um bom dimensionamento dos cabos é essencial.

Outro dos pontos em que é comum verificarem-se problemas, é no tramo do cabo entre a bateria e o inversor. Neste tramo, há que ter em conta que as dimensões do cabo deverão incluir uma espessura suficiente para suportar, sem problemas, uma exigência de energia forte a partir de alguma das fontes de consumo que estejam conectadas ao inversor, quer seja um electrodoméstico, uma bomba de água ou uma ferramenta de bricolage, para mencionar alguns exemplos. É recomendável que a distância de cabo entre a bateria e o inversor não seja superior aos 1,5 metros e que se utilize sempre uma grossura de cabo de 25 ou 35 mm2 de secção.

Em muitos casos, quando se conecta um dispositivo ao inversor de corrente e o alarme se activa enquanto o inversor se desconecta, o que acontece não é uma falha do inversor. O que se está a passar é que o inversor não está a receber a voltagem necessária desde a bateria, devido a um cabo demasiado delgado e, por este motivo, dá erro. Isto é, a falha não será do inversor, mas sim do desenho da instalação solar.

Além disso, caso se utilize mais do que uma bateria solar na instalação, estas devem conectar-se estando o mais próximas possível e através de um cabo eléctrico de 50 mm2 de secção. Ainda que isto possa parecer exagerado, é uma necessidade vital para que as baterias possam proporcionar a energia que lhes é pedida a qualquer momento.

Esperamos que esta informação seja útil para resolver alguns problemas que costumam surgir nas instalações solares fotovoltaicas devido ao desconhecimento das grossuras necessárias dos cabos para cada uma das partes da instalação. Afinal, convém relembrar, estas podem levar o cliente a um estado de insatisfação e frustração por não entender o que se está a passar.

Na Damia Solar, todos os nossos kits e instalações feitos à medida são planeados cumprindo com os requisitos de secção de cabo necessários para um perfeito funcionamento de toda a instalação solar.