Vantagens da energia solar para embarcações de recreio, iates e veleiros

O uso de painéis solares em barcos de recreio, iates ou barcos à vela, permite ter uma fonte de energia livre e carregar as baterias do navio sem ter que ligar o motor de propulsão. Economizando dinheiro no combustível do navio.

Quais são as vantagens da energia solar para barcos de recreio, iates e barcos à vela?

No campo da náutica actual, é importante dispor de um sistema de alimentação em CC (corrente continua) para repor a energia das baterias da embarcação. A electricidade é necessária para o uso dos sistemas abordo de navegação e rádio, assim como para a iluminação e o uso de electrodomésticos e de outros dispositivos electrónicos. Para travessias longas feitas em barcos a vela ou em embarcações em que o consumo eléctrico é elevado, será uma boa opção recorrer à instalação de painéis solares fotovoltaicos que fornecem às baterias a energia diária extra para cobrir as suas necessidades eléctricas diárias. Desta forma, evita-se, total ou parcialmente, o uso do motor de propulsão, durante um par de horas por dia, para carregar as baterias da embarcação, cuja energia já se terá consumido. Assim, os painéis fotovoltaicos são uma excelente opção, que deverá ser prioritária, para se dispor de electricidade em barcos a vale e em grandes embarcações.

Para instalar os painéis solares de forma permanente, pode aproveitar-se a cobertura da embarcação, ou o bimini em embarcações pequenas. Se a superfície da cobertura for plana, aconselha-se a instalação dos clássicos painéis solares fabricados com um cristal de segurança e estrutura de alumínio. Se, pelo contrário, as superfícies são um pouco ou muito curvas, pode optar-se pelo uso de painéis solares flexíveis ou semi-flexíveis, que não dispõem de cristal nem de marco, já que são fabricados sobre uma lâmina plástica que confere flexibilidade ao painel. Estas flexibilidade permite que este tipo de painel solar se adapta a qualquer superfície da embarcação. Por exemplo, o kit solar com painel flexível de 280W é um dos mais utilizados pelos nossos clientes. O painel flexível pode ser afixado na cobertura de forma fácil, recorrendo-se ao uso de um adesivo de poliuretano. É importante avisar que quando se recorre à fixação com adesivo, só se devem usar as esquinas do painel, de forma a não impedir a ventilação na parte traseira do painel solar. Isto é importante porque os painéis trabalham melhor e oferecem um rendimento melhor com temperaturas menores. Outro sistema para instalar os painéis flexíveis passa por aproveitar os orifícios que os painéis têm nas suas quatro esquinas. Deste modo, os painéis podem ser instalados e removidos de forma fácil, permitindo que se disponha de uma instalação temporária para o uso durante os meses que se julguem necessários.

Há bastantes anos, os painéis solares tinham problemas de rendimento quando se projectava alguma sombra sobre uma parte do painel ou sobre uma das suas células de silício. Hoje em dia, este problema desapareceu, já que cada painel dispõe de díodos de derivação, que permitem que o painel produza energia mesmo quando parte do painel não recebe radiação solar. Este facto é bastante importante para as instalações solares em embarcações, já que como a embarcação está sempre em movimento e a navegar em diferentes direcções, pode dar-se o caso de se projectarem as sombras da própria embarcação sobre os painéis. O fabrico actual com díodos recebe este problema e permite que a instalação solar náutica obtenha o máximo rendimento possível a partir do sol. Assim, podemos aproveitar qualquer espaço disponível dentro da limitada superfície da embarcação.

O número de painéis solares a instalar irá depender da função a que se destine a energia solar:

– Caso se trate de uma instalação de manutenção da carga das baterias, opção muito comum para barcos pequenos ou médios com o objectivo de se manter o nível de carga das baterias durante longas temporadas em que estão desactivadas. Desta forma, evita-se a possibilidade de se encontrar uma bateria morta e de ter que se comprar uma nova.

– Se a instalação se destinar a servir o funcionamento básico diário de aparelhos essenciais para uma navegação segura, como é o caso dos dispositivos de rota e de comunicação, pode usar-se, por exemplo, o kit solar para embarcações de 500W.

– A instalação pode ainda ter um uso mais amplo, sendo responsável por dar resposta aos consumos dos equipamentos de navegação e, também, aos consumos de iluminação, consumos relativos ao ócio, como é o caso do televisor, e consumos de electrodomésticos, como, por exemplo, o do frigorífico.

Uma vez que se tenham instalado os painéis, a sua energia irá passar pelo regulador de carga, que tem como função o armazenamento, de forma óptima e gradual, de energia solar nas baterias. Há ainda outra função muito útil que nos permite conhecer, a cada momento, a percentagem do nível de carga das baterias da embarcação.

Assim, toda a energia que se pode obter a partir do sol irá evitar que tenha de usar o motor para carregar as baterias da embarcação, o que irá resultar numa poupança significativa de combustível. Outras vantagens são o fim do ruído do gerador e a independência energética da embarcação.

Se está interessado em instalar um kit solar na sua embarcação de recreio ou um kit solar para veleiros, contacte a Damia Solar para que o possamos aconselhar de forma profissional quanto à sua futura instalação, pensando-a de acordo com as suas necessidades. Oferecemos um amplo leque de kits à medida, começando na instalação solar básica para embarcações e chegando até às grandes instalações para iates. Pode contactar-nos, sem qualquer compromisso, através do número 215 563 241 ou a partir do endereço electrónico consulta@damiasolar.com.