Qual é o tempo de vida útil dos painéis solares?

A vida útil dos painéis solares melhorou muito na última década graças às melhorias tecnológicas na fabricação dos painéis e nos processos de controle e qualidade do produto. Fazer com que os fabricantes de painéis ofereçam uma garantia de 25 anos para um desempenho superior a 80% do desempenho inicial. Isto demonstra a alta qualidade e longa vida útil que os painéis solares podem oferecer atualmente. Embora tenha sido calculada uma vida média de 35 anos, oferecendo desempenho satisfatório, certamente devido à grande inovação no desempenho dos painéis solares ano após ano, estes painéis serão substituídos não porque sejam funcionais, mas porque existem muito mais eficientes e de alta -painéis de qualidade, preço muito competitivo naquela época.

Qual a vida útil que os painéis solares podem oferecer?

 
Os fabricantes de painéis solares se esforçam muito para tornar seus painéis duráveis , pois eles devem ser capazes de suportar os elementos , tanto o calor quanto o frio e o mau tempo No entanto, sua vida útil não é infinita e eles envelhecerão inevitavelmente.

Sua expectativa de vida é, via de regra, de 25 anosNa verdade, um painel solar pode funcionar por trinta anos ou mais, mas sua potência diminuirá após vinte anos devido à degradação de suas células fotovoltaicas. Com os devidos cuidados, pode-se esperar uma meia-vida de até 35 anos. A partir daí, deve-se verificar a potência da instalação para garantir que a energia produzida ainda atenda às necessidades da casa.

 

Com que rapidez os painéis solares se degradam?

 
A classificação de energia dos painéis solares mono e policristalinos normalmente degrada em torno de 0,5% ao ano. No entanto, os painéis solares de película fina (a-Si, CdTe e CIGS) degradam-se a uma taxa mais elevada do que os anteriores.

De qualquer forma, devemos ter em mente que, embora os painéis solares sejam a parte visível do sistema fotovoltaico doméstico, eles não são os únicos elementos cuja vida útil devemos considerar. Baterias e inversores são elementos essenciais de qualquer instalação solar e devem ser tomados cuidados para prolongar ao máximo sua vida útil.

Estando ao ar livre, os painéis solares estão expostos a intempéries. Sua superfície pode estar coberta por folhas mortas, excrementos de pássaros, galhos, poeira, pólen e até partículas de poluição em áreas urbanas. Assim como as calhas, os painéis fotovoltaicos devem ser limpos regularmente, pois se estiverem cobertos por algum dos elementos mencionados, podem sofrer uma ligeira queda no desempenho (menos de 10% em média).

 

Manutenção de painéis solares

 
Embora existam empresas especializadas na manutenção de painéis solares , o próprio usuário pode cuidar de grande parte da limpeza. Teoricamente, essa manutenção deve ser feita comperiodicidade anual . É preferível fazê-lo no início da manhã ou no final da tarde, quando o sol está menos intenso e os painéis solares produzem pouco e, portanto, será o melhor momento para limpar. Uma escova ou vassoura pode simplesmente ser usada para remover quaisquer elementos naturais que possam ter se acumulado na superfície.

A segunda fase consiste em limpar a superfície dos painéis solares com uma esponja e um pouco de água. Escolha sempre uma esponja macia para evitar arranhões. A água deve estar sempre morna e, muito importante, nunca se deve usar água fria, pois pode causar um choque térmico que pode danificar as células fotovoltaicas. É importante ressaltar que a água é suficiente e não devemos adicionar sabão ou produtos químicos de limpeza. Finalmente, também devemos ter cuidado para não usar um jato de água muito forte nos painéis solares, pois a alta pressão pode danificá-los.

 
E lembre-se, se tiver alguma dúvida sobre a vida útil dos painéis solares e sua manutenção, não hesite em nos contatar! Estamos disponíveis através do telefone de apoio ao cliente 215 563 241 e por email consulta@damiasolar.com