Qual é a instalação solar mais conveniente, solar autónoma ou de autoconsumo

A escolha entre uma instalação solar autónoma (ou isolada) e uma instalação de autoconsumo solar dependerá das condições de consumo de cada habitação. Se a luz não estiver disponível, recomenda-se instalar equipamentos solares autônomos, enquanto se já houver uma conexão com a companhia de eletricidade, é recomendável colocar um kit de autoconsumo para economizar e reduzir a conta de luz.

O que é melhor para mim, uma instalação solar isolada ou de autoconsumo?

Esta pergunta é colocada por muitas clientes quando decidem apostar na energia solar e instalar painéis solares para a obtenção de electricidade. Em primeiro lugar, é importante deixar claro que ambas as instalações solares são legais e não incluem nenhum imposto penalizador. As únicas instalações solares penalizadas são as de autoconsumo que vertam corrente para a rede eléctrica, facto evitado pela Damia Solar graças ao inibidor de rede que está incluído em todos os nossos kits de autoconsumo.

O facto de escolher uma instalação solar autónoma (ou de isolada) ou uma instalação de autoconsumo deverá depender das características actuais da habitação, quinta, casa de campo, etc., já que cada um dos tipos de instalação solar foca condições de consumo diferentes.

Quando recomendamos uma instalação solar isolada?

– A instalação solar autónoma, ou isolada, é uma instalação integral que gera energia nos painéis fotovoltaicos e que a armazena nas baterias solares, para que o utilizador possa fazer uso desta energia em qualquer momento do dia em que necessite. Como a electricidade é gerada em corrente continua (CC), a instalação dispõe de um inversor de corrente que transforma a corrente continua em corrente alterna a 230V. Desta forma, pode utilizar-se qualquer aparelho eléctrico ou electrodoméstico, tal como numa habitação convencional.

Recomendamos o uso de kits solares autónomos, ou de isolada, quando não se dispõe de electricidade no local ou para os locais em que se faça uso de um gerador eléctrico. Estes geradores são caros, já que necessitam continuamente de combustível para que possam funcionar, pelo que o uso de uma instalação solar resultaria num investimento de rápida amortização. As instalações solares autónomas permitem que se substitua a companhia eléctrica e garantem autossuficiência. Pode começar-se com uma instalação de tamanho médio e ir aumentado a instalação com a adição de painéis solares e baterias solares.

O melhor dispositivo para o funcionamento e controlo de todo o sistema é o Ecosolar Multiplus solar, que inclui, no seu interior, um regulador de carga, um potente inversor de onda pura e um carregador de baterias. O uso do carregador é opcional, permitindo que se acople um gerador eléctrico (caso já se disponha de um) ao sistema fotovoltaico, para que funcione como energia de apoio.
Hoje em dia, devido aos custos da tarifa de manutenção da companhia eléctrica, as instalações solares autónomas também são uma boa opção para quem tiver uma habitação ligada à rede eléctrica e que só é usada em determinadas estações. Os custos de manutenção são aplicados pelas companhias eléctricas na factura dos seus clientes, quer estes utilizem a sua habitação, quer não. Assim, durante vários meses os proprietários de habitações de uso por temporadas estarão a pagar dinheiro para um uso que não existe. Este custo de manutenção poderia ser usado para amortizar, em poucos anos, o investimento feito num kit solar autónomo que lhe permitira desconectar-se da rede eléctrica. Assim, iria poupar dinheiro durante todos os anos seguintes.

Na Damia Solar dispomos de uma ampla gama de kits solares autónomos, ou de isolada, já desenhados para a sua fácil instalação em habitações, quintas ou casas de campo. Pode contactar-nos para que o aconselhemos quanto ao kit mais adequado às suas necessidades de consumo eléctrico ou para que lhe realizemos um à medida.

Quando recomendamos uma instalação solar de autoconsumo?

– A instalação solar de autoconsumo tem uma função diferente da instalação autónoma, já que com a de autoconsumo a energia gerada pelos painéis é consumida de imediato pelos aparelhos eléctricos que estejam conectados na habitação nesse momento. Isto é, não há baterias que armazenem a electricidade, visto que a energia é transformada instantaneamente em corrente alterna a 230V através do uso do inversor de rede.

Recomendamos o uso do kit de autoconsumo solar para habitações de uso diário que estejam conectadas à rede eléctrica. Durante o dia, os painéis solares produzem electricidade e o inversor de rede transmite esta electricidade para o circuito eléctrico da habitação, onde será aproveitada pelos aparelhos eléctricos que estejam a funcionar nesse momento. Desta forma, estes aparelhos eléctricos aproveitam a energia dos painéis solares, ao invés de usarem a energia da rede eléctrica. Assim, o cliente irá poupar o custo dessa electricidade, o que se irá traduzir numa poupança na factura da luz. Dispomos de kits de autoconsumo que vão dos 500W até aos 4000W, sendo que o mais utilizado actualmente é o kit de autoconsumo solar 2000W.

Tal como explicámos no início desta entrada no blog, as instalações de autoconsumo são penalizadas sempre que se verta energia para a rede eléctrica. Porém, isso é evitado pelos kits de autoconsumo da Damia Solar, visto que incluem um inibidor de rede. Este evita que se num determinado momento a energia gerada pelos painéis for superior ao consumo dos aparelhos conectados à habitação, esta energia sobrante não seja vertida na rede. Dispomos de instalações de autoconsumo até 10KW de potência e que não vertem energia na rede. O autoconsumo da Damia Solar cumpre os requisitos do autoconsumo de Espanha.

Se quiser dispor de uma instalação solar, contacte-nos sem qualquer compromisso. Teremos todo o gosto em atende-lo e em informá-lo de forma profissional. Pode contactar-nos através do número 215 563 241, através da secção Contactar da nossa página web ou, ainda, através do nosso endereço electrónico consulta@damiasolar.com. Com a garantia da Damia Solar!