Promover a energia solar em Barcelona: como a Câmara Municipal apoia e estimula os seus cidadãos

Desde 2015, a Câmara Municipal de Barcelona tem vindo a implementar um programa para apoiar os seus cidadãos em instalações solares de autoconsumo, com o objetivo de aumentar o número de painéis solares instalados anualmente em 20% do total acumulado. Para o efeito, oferece incentivos como subsídios e bónus, bem como a simplificação dos procedimentos administrativos.

A cidade de Barcelona está a dar um passo em frente na transição para um modelo energético mais sustentável e distribuído. Com a implementação de um Programa de Energias Renováveis, centrado principalmente na energia solar, a Câmara Municipal de Barcelona procura promover a produção de energias renováveis na cidade e oferecer uma alternativa ao atual modelo energético centralizado. Para atingir este objetivo, está a promover a utilização de energia solar fotovoltaica na cidade através de várias medidas de apoio e incentivo aos seus cidadãos. Seguem-se algumas das iniciativas que estão a ser levadas a cabo pelo governo local, juntamente com um plano global para os próximos anos.

Objectivos e acções do programa

O programa tem como objetivo aumentar a potência fotovoltaica instalada na cidade em 20% acumulativos anuais, em comparação com o ano de início do programa em 2015. Promover a produção distribuída de energia e a democratização do acesso à energia. Para o efeito, foi proposta uma série de acções e medidas para facilitar a adoção de sistemas de produção de energia por parte dos cidadãos, das empresas e da própria administração:

– Estabelecer critérios de seleção para as instalações em espaços públicos e privados, dando prioridade aos espaços com boa radiação solar e enquadrados no Plano de Fachadas da Câmara Municipal.

– Desenvolver acordos com proprietários de edifícios privados e associações de moradores para facilitar a cedência de espaços e acordar condições para a instalação de sistemas de produção de energia.

– Oferecer incentivos e estímulos, tais como subsídios e reduções fiscais (IBI, ICIO, etc.), para encorajar a adoção de sistemas de produção de energia renovável em edifícios privados e terciários.

– Criar directrizes e protocolos para simplificar os procedimentos administrativos e facilitar a gestão e a legalização das instalações de produção de energia renovável.

– Colaborar com sindicatos e profissionais para o desenvolvimento de instalações de produção de energia renovável na cidade.

– Desenvolver seminários e cursos sobre a produção de energia a partir de fontes renováveis e como torná-la viável em ambientes urbanos.

O programa prevê que as instalações de produção de energia em edifícios privados se destinem fundamentalmente ao autoconsumo, deixando em aberto a possibilidade de exportar os excedentes para o mercado, no caso de a energia produzida nesse preciso momento não ser totalmente consumida pelos electrodomésticos. A Barcelona Energía, a empresa municipal de energia, oferecerá serviços de exploração, manutenção e gestão das instalações de produção, bem como a representação dos excedentes no mercado.

A energia solar é gerada pelo efeito fotovoltaico com a interação do sol nas células de silício do painel solar. Estas gerarão uma pequena quantidade de energia, mas a energia de todas as células solares em conjunto fornecerá a energia total desse painel solar. Assim, a união de todos os painéis solares tornar-se-á uma energia muito importante e realmente útil face aos elevados preços actuais da energia. O preço da energia duplicou no último ano.

Ser um gerador de energia significa, por um lado, ser energeticamente independente numa percentagem elevada e não ser afetado por acontecimentos globais externos, como a atual guerra entre a Rússia e a Ucrânia ou o aumento do preço da eletricidade sem aviso prévio das companhias de eletricidade. E, por outro lado, fazer a nossa parte para ajudar o planeta, evitando que a energia necessária seja gerada por fontes altamente poluentes como o carvão ou o petróleo.

Subvenções e financiamentos específicos:

A Câmara Municipal oferece reduções no Imposto Predial (IBI) e no Imposto sobre Construções, Instalações e Obras (ICIO). Estas reduções fiscais visam facilitar a adoção da energia solar fotovoltaica de autoconsumo em Barcelona. Especificamente em edifícios residenciais e no sector terciário da cidade. Os beneficiários podem obter um desconto de 50% no IBI durante três anos, bem como um desconto de 95% no ICIO, se cumprirem os requisitos estabelecidos.

Para além dos subsídios e reduções fiscais de Barcelona, o governo está a trabalhar com instituições financeiras para oferecer opções de financiamento específicas aos cidadãos que desejem investir em energia solar fotovoltaica em Barcelona. Estas opções de financiamento podem incluir empréstimos com juros baixos ou facilidades de pagamento a longo prazo, acelerando assim a aquisição de instalações solares.

Todos os incentivos financeiros acima mencionados podem variar consoante o tipo de projeto, a localização e a dimensão da instalação. Os cidadãos interessados devem consultar as informações disponíveis no sítio Web da Câmara Municipal de Barcelona para conhecer os últimos convites e requisitos.

De acordo com a nossa experiência, a forma mais fácil e rápida de mudar para as energias renováveis é instalar um kit solar em Barcelona. Estes têm todos os elementos necessários já incluídos e são fáceis de montar. Além disso, se estiver interessado em comprar, na Damia Solar oferecemos planos personalizados para o ajudar a investir em energia solar.

Além disso, graças ao nosso departamento interno de engenharia e processamento, nós próprios processamos os pedidos e as licenças.

Informação e aconselhamento:

O governo local fornece informações e conselhos sobre as possibilidades de instalações solares fotovoltaicas em edifícios. Os cidadãos podem receber assistência na realização de estudos e orçamentos potenciais, bem como na procura de recursos e financiamento para a realização de instalações.

Tudo isto também pode ser encontrado na nossa loja profissional dedicada exclusivamente à energia solar. A Damia Solar presta assessoria a clientes há mais de 10 anos em todo o tipo de projectos solares em Espanha e Portugal. Não hesite em contactar-nos se decidir instalar painéis solares em Barcelona e procura uma empresa que lhe ofereça o pacote completo: aconselhamento especializado pré-venda e pós-venda + serviço técnico próprio + serviço de engenharia e processamento próprio + serviço de instalação profissional próprio. Para amortizar a sua instalação solar o mais rapidamente possível e poupar dinheiro nas suas contas de eletricidade.

Atualmente, um novo tipo de instalações de autoconsumo que veio para ficar também tem tido muito sucesso. Trata-se de instalações de autoconsumo à distância, por exemplo, imaginemos uma família de cidadãos de Barcelona que tem uma segunda casa nos Pirinéus. Seja por compra ou porque são descendentes da aldeia onde os seus pais vivem ou viveram. Esta família pode então instalar uma instalação no telhado familiar da aldeia e utilizar a energia gerada para a utilizar no seu apartamento na cidade de Barcelona.

Esta é outra alternativa muito bem sucedida que oferece soluções para o espaço, especialmente em grandes edifícios com muitos vizinhos e espaço limitado.

Para realizar este tipo de instalação de autoconsumo, é necessário ter um contrato com a mesma companhia de eletricidade na cidade e em Barcelona. Atualmente, apenas algumas distribuidoras oferecem este tipo de serviço de eletricidade através do autoconsumo solar. Infelizmente, as grandes distribuidoras, como a Iberdrola e a Endesa, ainda não o oferecem, mas espera-se que o façam no futuro devido à pressão de outras distribuidoras que lhes estão a tirar uma parte importante do negócio, já que são as únicas que o oferecem atualmente.

Sensibilização e divulgação de histórias de sucesso:

O governo de Barcelona trabalha para promover a consciencialização ambiental e o interesse pelas energias renováveis. São divulgados casos de sucesso de instalações de produção solar em edifícios residenciais da cidade, o que gera mais interesse por parte dos cidadãos.

Um bom exemplo é a campanha “Momento Solar Barcelona“. O seu objetivo é utilizar os telhados da cidade para gerar energia solar fotovoltaica capaz de cobrir 25% do consumo de eletricidade de todos os lares de Barcelona! O governo municipal oferece aconselhamento às associações de proprietários para que saibam como atuar e o que está envolvido e é necessário em cada fase da campanha.

Conclusão:

A Câmara Municipal de Barcelona está empenhada na promoção e no fomento da energia solar fotovoltaica na cidade. Através de várias campanhas, subsídios, aconselhamento e divulgação de casos de sucesso, procura encorajar os cidadãos a investir em instalações solares e a adotar esta fonte de energia limpa e renovável.

 O programa de promoção das energias renováveis em Barcelona representa uma oportunidade única para avançar para um modelo energético mais sustentável e distribuído. Com a implementação das acções e medidas propostas, espera-se que tanto os cidadãos como as empresas se envolvam ativamente na produção de energia renovável e na mudança do modelo energético atual. Esta iniciativa poderá servir de exemplo e motivação para outras cidades que procurem adotar uma abordagem mais sustentável e responsável da produção e consumo de energia.

Similar Posts