O regulador Ecosolar MPPT de 60A para instalações solares de 12V, 24V e 48V

O regulador Ecosolar MPPT 60A é o mais versátil para usar painéis solares de rede (potência acima de 200W e 60 células) em instalações solares independentes ou isoladas, pois aceita voltagens de 12, 24 ou 48V. Com o qual pode ser usado em qualquer tipo de instalação solar. Com a garantia do Damia Solar!

Os reguladores solares têm como função o controlo da energia que é gerada nos painéis fotovoltaicos e armazenar esta energia de forma eficiente nas baterias da instalação solar. Segundo o nível de carga das baterias, o regulador irá realizar o armazenamento de forma gradual ou em grandes quantidades. Isto é necessário já que, por exemplo, se a bateria se encontrar quase cheia um excesso de corrente irá afectá-la, dado que a aqueceria em demasia, prejudicando-se, assim, a sua vida útil. Nestes casos, os reguladores ficam num modo de flutuação para terminarem de carregar o acumulador a pouco e pouco, até que se alcance 100% da carga. Graças aos reguladores, aumenta-se e optimiza-se ao máximo a vida das baterias, o que é muito importante porque este é o elemento mais caro e sensível de uma instalação solar.

Na hora de rular a corrente das placas, existem 2 tipos diferentes de reguladores: os PWM, ou convencionais, e os MPPT, ou maximizadores. Cada um tem um funcionamento determinado que está associado aos tipos de painéis solares que existem no mercado actual.

O tipo mais convencional é o chamado regulador PWM, através do qual se podem utilizar, de forma eficiente, os chamados painéis solares de isolada, ou painéis solares de 36 células em 12V (por exemplo, painéis solares de 100W, 130W, 140W, 150W, 160W) ou de 72 células em 24V (por exemplo, painéis solares de 180W, 190W, 200W). Este tipo de painéis produz uma voltagem de ponto de máxima potência de 17V a 12V e de 36V a 24V, o que é suficiente para equalizar as baterias e para que tudo funcione bem. Por “equalizar” entende-se que a energia que entra nos painéis solares tem uma voltagem bastante mais alta que a voltagem estável das baterias, pelo que é realizada limpeza nas placas internas dos acumuladores, o que melhora o seu funcionamento e mantém em bom estado as suas propriedades de armazenamento.

Além dos painéis de isolada, existem outros tipos de módulos comumente conhecidos como painéis solares de rede, que foram fabricados inicialmente para as centrais de produção fotovoltaica, em que é gerada electricidade para ser directamente vendida à rede eléctrica. Neste tipo de painéis, penaliza-se a voltagem com o objectivo de oferecer uma maior amperagem ou produção de energia, já que, nestes casos, esta é convertida em alterna e transferida directamente para a rede, pelo que não é necessária uma voltagem mais alta. Estes painéis de rede são formados por 60 células e geram uma voltagem de 30V no ponto de máxima potência (por exemplo, painéis solares de 230W, 250W, 260W, 270W), em vez dos 36V dos painéis de isolada. Isto faz com que caso sejam utilizados em instalações solares isoladas ou autónomas com baterias, se acabe por danificar as baterias em poucos meses, dado que a voltagem não é suficiente para as equalizar.

De forma a solucionar este problema, foram criados os reguladores MPPT, que funcionam como se fossem um inversor, transformando a voltagem final do painel e ajustando-o para que funcione como se fosse um painel solar de isolada. O regulador MPPT, ou maximizador, transforma a corrente do painel em 230V para que possa convertê-la em corrente continua a uma voltagem no ponto de máxima potência de 36V. Outra vantagem deste tipo de regulador é que irá ajustar esta voltagem, a cada momento, com o objectivo de melhorar o rendimento do painel de acordo com a energia recebida pelo sol.

O regulador maximizador solar mais completo e versátil para utilizar com painéis solares de rede em instalações solares autónomas ou com baterias, é o modelo Ecosolar regulador MPPT 60A. Este regulador aceita uma capacidade máxima em painéis solares de até 60 amperes em voltagens desde os 12V, passando pelos 24V e chegando aos 48V.

Assim, pode adaptar-se qualquer tipo de painel solar a qualquer tipo de instalação, sem que seja importante pensar na voltagem das suas baterias e inversor. Dispõe de um ecrã LCD através do qual se pode configurar o seu funcionamento e realizar o controlo da instalação solar. Também permite escolher o tipo de bateria a carregar, sendo que irá ajustar o seu funcionamento ao género selecionado: Gel, AGM, Ácido. Além disso, graças ao seu sensor de temperatura, pode compensar automaticamente a sua temperatura.

É obrigatório utilizar reguladores MPPT para o uso de painéis solares de rede em instalações autónomas, de isolada ou nas chamadas instalações solares com baterias. Isto porque caso não se utilize este tipo de regulador, a vida das baterias das instalações vai reduzir-se drasticamente, estando a esse facto associado um grande gasto económico que será suportado pelo utilizador da instalação. Assim, é importante o aconselhamento de uma empresa de energia solar com uma ampla experiência, como é o caso da Damia Solar que lhe oferece a garantia de uma instalação fiável, bem dimensionada e de óptimo funcionamento ao longo dos anos.

Para obter um orçamento personalizado segundo as suas necessidades de energia eléctrica, contacte, sem compromisso, com a Damia Solar para que o possamos aconselhar quanto à melhor forma possível de levar a cabo a sua instalação solar, com garantias e ao melhor preço!