O que se deve saber antes de comprar um aerogerador?

La imagen tiene un atributo ALT vacío; su nombre de archivo es lg-lg-b-aerogenerador-ecosolar-aero.png

As turbinas eólicas são uma opção para obter eletricidade nas áreas onde há um alto número de dias por ano com vento constante. Eles também podem ser usados em conjunto com instalações solares fotovoltaicas.

Um aerogerador é uma máquina que aproveita o movimento do vento para fazer girar as suas asas e produzir electricidade. Quanto maior for a velocidade do vento maior será a energia gerada. Para fazer um bom uso do aerogerador, este deve ser instalado em zonas em que haja vento durante uma boa maioria dos dias do ano. De outro modo, será mais rentável a instalação de painéis solares. É muito importante que o vento seja o mais constante possível quanto à sua velocidade, já que rajadas de vento muito elevadas irão provocar paragens de segurança no aerogerador que irá voltar a funcionar passados alguns minutos. Isto fará com que o seu rendimento seja menor do que se o vento estivesse mais ou menos constante.

No que se refere ao desenho, recomendamos sempre a utilização de moinhos fabricados em estrutura de liga de alumínio, já que o seu peso é metade do dos modelos fabricados com aço. Isto é importante na hora de transportar e manipular o aerogerador durante a sua montagem. Também se recomenda que disponham de 5 pás em vez de 3, já que isto irá proporcionar maior estabilidade e um funcionamento mais preciso.

As características de funcionamento serão outro aspecto a ter em conta, já que a relação potência gerada / velocidade do vento será um factor determinante para classificar os aerogeradores entre bons e maus. Em primeiro lugar, convém explicar que existe um intervalo de vento que será o mais habitual e que será o que se deve ter em conta para determinar o rendimento final da turbina. Além destes, existirão também ventos mais fortes que serão ocasionais e, finalmente, ventos muito fortes que não serão aproveitados pelo aerogerador dada a sua velocidade excessiva. Este vento mais habitual está entre os 3 e os 13 metros/segundo de velocidade e recomenda-se que, em primeiro lugar, o aerogerador ofereça o melhor rendimento possível neste intervalo, já que serão estas as características mais habituais do vento e, portanto, aquelas a utilizar. Outros ventos mais ocasionais deverão estar entre os 13 e os 20 metros/segundo e vão resultar numa maior produção de electricidade. Porém, como são menos frequentes, vão ter um impacto menor no total de energia produzida. Cumprindo estes requisitos, a Damia Solar recomenda os aerogeradores Ecosolar Aero, já que oferecem um rendimento excelente desde baixas e médias velocidades de vento. Este facto pode ser observado na potência nominal do moinho de vento. Um aerogerador padrão de 1000W só alcança a sua potência nominal de 1000W a uma velocidade de 11 m/s, enquanto o modelo Ecosolar Aero de 1000W já consegue esta potência com um vento de menor velocidade, a apenas 8,5 m/s. Este detalhe é fundamental, já que o rendimento final de um modelo e de outro serão diferentes, dado que a uma velocidade de 8,5 m/s os outros modelos só conseguiram gerar uma potência de 700W. Além disso, a sua melhor potência está subministrada dentro do intervalo de vento mais habitual: 1300W de potência pico com apenas 13 m/s.

Outro aspecto a destacar dos aerogeradores reside na qualidade do seu regulador. Os modelos de potência inferior a 1000W não precisam de um regulador de altas prestações, já que a potência que geram se pode regular de forma adequada com um controlador eólico PWM básico. Este tipo de reguladores eólicos de baixa potência costuma ser do tipo híbrido, permitindo conectar uma determinada potência desde o aerogerador e desde os painéis solares. Na Damia Solar, recomendamos que só se utilizem para a energia eólica, já que se se combinarem painéis com o aerogerador, o seu rendimento decai e não funciona da mesma forma óptima como funciona quando trabalha a solo.

Quando se tratam de aerogeradores de uma potência de 1000W ou superior, é necessário um regulador eólico que optimize o seu funcionamento através da regulação MPPT e que, mais ainda, disponha do sistema Dump Load para expulsar o calor e a energia que sobram do aerogerador quando há excessos de velocidade e se necessita da desconexão automática da turbina para evitar danos. Os dois componentes são imprescindíveis para aproveitar realmente o aerogerador. Os aerogeradores destas potências que não disponham destes componentes vão ter um rendimento de 50% quando comparados com o que deveriam oferecer. Assim, vão converter-se num investimento muito mau para o seu proprietário.

Caso se viva numa zona com vento frequente, é uma boa opção combinar a instalação de energia eólica com uma instalação solar, dado que deste modo se dispõe de 2 fontes de energia complementares. Na Damia Solar podemos aconselhá-lo quanto aquela que é a melhor opção para cobrir as suas necessidades de electricidade, quer seja durante o verão, fins de semana ou durante todo o ano.