O que é uma instalação autónoma ou de isolada?

As instalações solares autônomas ou isoladas armazenam a eletricidade dos painéis fotovoltaicos em baterias para serem usadas a qualquer hora do dia, quando o usuário precisar. Eles podem ser instalados em qualquer lugar em casas, casas, edifícios industriais, fazendas de animais, pomares, fazendas, etc.

O que é uma instalação solar autónoma ou isolada?

Chamamos instalação solar autónoma ou de isolada àquelas instalações solares fotovoltaicas que estão em funcionamento recorrendo a baterias que são alimentadas por painéis solares. Este tipo de instalações pode ser colocado em qualquer local em que se deseje dispor de energia eléctrica e oferece total autonomia. Isto graças as baterias solares que incorpora, que permitem que se possa utilizar a electricidade gerada no momento que o utilizador da instalação necessite, a qualquer hora do dia.

Ao contrário do que alguns clientes, em clara confusão, nos perguntaram uma vez, não há e nunca irá haver nenhum tipo de imposto ou de taxa que se aplique a instalações solares autónomas ou de isolada. Isto porque não utilizam, de forma nenhuma, zonas ou circuitos das companhias eléctricas, pelo que qualquer rumor que indique o oposto é completamente falso. A melhor prova disso mesmo, é que cada vez são mais comuns as instalações solares autónomas a serem usadas no nosso pais em habitações unifamiliares, casas de campo, naves industriais, quintas, hortos, etc..

A cada ano que passa, realizam-se instalações maiores para cobrir todos os consumos eléctricos de uma habitação, recorrendo, por exemplo, ao kit solar de 6000W, ao kit solar de 9000W ou, ainda, a kits feitos à medida das necessidades de consumo concretas de cada cliente. As instalações de isolada ou autónomas permitem que se disponha de electricidade gratuita após a sua montagem. Além disso, a amortização do investimento feito nestas instalações é cada vez mais rápida, muito devido ao constante aumento das tarifas eléctricas que é aplicado pelas companhias da luz, ano após ano, e que acabam por permitir que as instalações solares se tornem cada vez mais competitivas e rentáveis.

É indispensável que a instalação solar seja bem dimensionada, incluindo o número de painéis solares e de baterias necessário para cobrir as necessidades do proprietário da instalação. No caso de uso diário ao longo de todo o ano, há que ter em conta a média de radiação solar do mês de Dezembro, que corresponde ao mês do ano com menos horas de sol na Península Ibérica. Por outro lado, para um uso apenas aos fins de semana e que só sejam diários ao longo do verão, o ideal é optar pela radiação solar do mês de abril. Na Damia Solar são sempre considerados estes parâmetros, para que seja possível oferecer ao cliente uma instalação com o tamanho perfeito e que ofereça um excelente rendimento.

Componentes de uma instalação solar isolada

Os componentes de uma instalação de isolada são:

– O inversor de corrente, que transforma a corrente continua, armazenada nas baterias solares, em corrente alterna a 230V e que permite o uso de qualquer electrodoméstico ou dispositivo electrónico, tal e qual como numa habitação convencional.

– O regulador de carga, cuja função é introduzir a energia gerada pelos painéis nas baterias de forma metódica e controlada. Também permite que se saiba, a qualquer momento, a percentagem de carga das baterias, permitindo um melhor controlo global da instalação. Para painéis de 12V e 36 células e para painéis de 24V e 72 células, é suficiente o uso de um regulador PWM normal. Por outro lado, se a instalação fizer uso de painéis solares de 24V e 60 células, é obrigatório o uso de reguladores MPPT, já que estes aumentam a baixa voltagem deste tipo de painéis, de forma a que não se prejudique o carregamento da energia nas baterias solares.

– Os painéis solares, que permitem gerar electricidade graças ao efeito fotovoltaico que se realiza em cada uma das suas células de silício. A união e conexão de vários painéis solares permite produzir grandes quantidades de electricidade.

– As baterias que se utilizam em instalações de energia solar são muito diferentes das que se usam num veículo. Ainda que o seu preço possa criar dúvidas a alguns clientes, dado que são mais caras, a sua vida útil é muito mais longa e, além disso, permite ciclos de carga-descarga de até 30% de profundidade sem que isso afecte a sua vida útil. Quando são considerados estes detalhes, as baterias que são caras, em boa verdade e quanto ao seu rendimento e duração, são as baterias dos veículos. Por este motivo, não se recomenda nunca o seu uso em instalações de energia solar. As melhores opções são as baterias de Gel, as baterias AGM ou as baterias estacionárias OPZS.

– Há ainda um componente opcional. Se na instalação solar autónoma se der, em algum momento concreto, um pico de consumo, como consequência, por exemplo, do uso de alguma ferramenta de grande potência, não será necessário exagerar no número de painéis para cobrir esse consumo. Na verdade, basta adicionar ao kit um grupo electrógeno ou um gerador eléctrico. Estes, através do carregador de baterias dos equipamentos Multiplus, que estão incluídos em todos os kits de 800W e de potências superiores, podem permitir que se disponha de uma fonte de energia de apoio opcional e de uso muito pontual, que irá funcionar como complemento da instalação solar.

Para obter mais informações ou para esclarecer qualquer dúvida sobre instalações de energia solar, pode contactar-nos, sem qualquer compromisso, através do número 215 563 241. Os nossos técnicos vão aconselhá-lo de acordo com as suas necessidades de consumo eléctrico. Tudo isto ao melhor preço e com a garantia da Damia Solar!