O que é um inversor ou transformador de 24V?

Um inversor ou transformador é um dispositivo cuja função é converter corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA).

O que é um inversor ou transformador 24 V

Já que você descobriu tudo o que seus painéis solares podem fazer por você, não hesite em se informar a fundo sobre os vários componentes que fazem parte do maravilhoso mundo da energia elétrica. Nesta ocasião, queremos falar com você sobre um dispositivo muito importante para a transformação de energia: inversores . Ainda não sabe o que é um inversor ou transformador ? Continue lendo! Contamos tudo o que você precisa saber sobre inversores de onda.

O que é um inversor e para que serve

Um inversor ou transformador é um dispositivo cuja função é converter corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA).Assim, se você possui um aparelho que funciona com corrente alternada, mas não tem corrente alternada da rede, o inversor permite que você conecte o aparelho utilizando uma fonte de corrente contínua, como uma bateria. Este tipo de dispositivo é utilizado, por exemplo, em sistemas fotovoltaicos que estão ligados à rede para introduzir a corrente produzida pela central diretamente na rede elétrica de distribuição e em sistemas fotovoltaicos isolados para alimentar os vários dispositivos de habitações unifamiliares , caravanas…

Que tipos de inversores existem

Dependendo da onda que geram podemos diferenciar vários tipos de inversores:

·       Inversores de onda senoidal pura (PSW): neste caso, a saída é uma onda senoidal pura e esta será a que você usará quando precisar obter uma corrente elétrica semelhante à que recebe da rede elétrica.

·       Inversores de Onda Senoidal Modificada (MSW) : Normalmente utilizados com equipamentos eletromecânicos de alta potência, podem utilizar elementos passivos como diodos e tiristores, que geram uma onda quadrada arredondada, aproximando-se da saída de uma onda senoidal pura.

Como funciona um inversor ou transformador

Em corrente contínua, a tensão é constante e a carga elétrica vai em apenas uma direção. No entanto, na corrente alternada, tanto a magnitude quanto a direção do fluxo exibem mudanças periódicas com picos e vales ocorrendo em intervalos regulares. A função do inversor é fazer com que o fluxo de corrente contínua apresente mudanças de direção periodicamente , assim como a corrente alternada, através de circuitos eletrônicos.

Claro, essas mudanças não são feitas abruptamente. O inversor usa filtros para que estes sejam suaves e regulares, o que permite que a corrente seja utilizada em grande parte dos aparelhos elétricos domésticos. Por que usar um inversor com eles? Bem, porque a maioria deles está equipada para trabalhar com corrente alternada, com uma tensão específica, contínua e com boa regulagem, algo que é mais fácil de controlar em corrente alternada. Portanto, muitos dispositivos eletrônicos, como a fonte de alimentação de um computador, possuem inversores.

O que observar na hora de comprar um inversor

Quando for comprar um novo inversor é fundamental ficar atento ao seu código , que é formado por três partes essenciais. Para que você entenda bem, vamos imaginar que o código do seu inversor seja 24 V 220 V 1 600 W.

·       Tensão elétrica de entrada no inversor : seguindo o exemplo, a bateria que usamos deve ser de 24V e não será possível conectar baterias de 12V.

·       Tensão de corrente alternada a produzir com o transformador : sua frequência será de 50 Hz, que é a mesma da rede elétrica.

·       Potência máxima de conexões simultâneas que o inversor suporta: o inversor do nosso exemplo poderia suportar 1.600 W por vez sem saturar.

Você tem dúvidas sobre os investidores? Pergunte-nos! Toda a equipa Damia Solar está ao seu dispor para esclarecer qualquer dúvida ou questão sobre energia fotovoltaica. Ligue-nos para o 215 563 241 ou envie-nos um email para consulta@damiasolar.com