Instalação híbrida solar + eólica. É-me conveniente?

O uso de um kit de energia híbrida que combina energia solar e energia eólica dependerá das condições de vento do local onde o kit híbrido deverá ser instalado, o número de dias de vento por ano, a orografia do terreno e seus arredores. , bem como a parte da península em que a instalação ocorre. Se eles forem atendidos, o uso combinado de energia eólica será lucrativo, caso contrário, recomendamos o uso de apenas painéis solares.

Uma instalação híbrida eólica-solar é adequada para mim?

As instalações solares de isolada, ou autónomas, podem ser complementadas com um aerogerador eólico, para que disponha de outra entrada de energia durante os meses em que há menos sol e, consequentemente, se recebe uma menor quantidade de radiação solar, quando em comparação com os meses da primavera e do verão. Porém, para que uma instalação híbrida (energia solar + energia eólica) seja rentável e eficiente do ponto de vista económico, considerando-se a energia que se consegue obter destas, deve ser feita apenas em locais onda haja um número elevado de dias com vento por ano. Pelo menos em 70% dos dias do ano. Caso contrário, será mais rentável aproveitar este investimento para aumentar, por exemplo, o número de painéis solares. É muito importante saber, também, que não importa qualquer tipo de vento, o ideal é que o vento tenha uma velocidade média e constante. Ventos demasiado elevados e irregulares fazem com que a protecção de paragem de segurança do aerogerador se active, pelo que mesmo que as pás estejam a girar, a turbina não vai estar a produzir energia.

Também há que ter em conta que a instalação de aerogeradores é mais propícia em locais próximos da costa ou em zonas altas de montanha. Isto porque, na costa o vento é mais habitual do que no continente ou nas zonas interiores, assim como nos pontos altos das montanhas, que são locais onde os movimentos de ar chocam com as montanhas e onde há mudanças de temperatura mais frequentemente, que é aquilo que vai originar os ventos. Outro aspecto a destacar, é a altura a que se coloca a turbina de vento. Ainda que se possa estar próximo da costa e com umas condições de vento favoráveis, será necessário instalar uma torre ou mastil de pelo menos 5 ou 6 metros de altura, caso se esteja a falar de locais sem objectos ou árvores nas proximidades. Caso contrário, caso existam edifícios próximos, para se conseguir aceder ao vento limpo torna-se necessário recorrer a uma torre ou poste de pelo menos 9-10 metros de altura. Tal como quando queremos fazer voar um papagaio de papel, o aerogerador deve encontrar-se com a altura necessário para que alcance e receba a acção da força do vento, que permita fazer girar as pás para que a turbina gere e, por sua vez, produza electricidade.

Na Damia Solar dispomos de kits híbridos de energia solar e eólica, como, por exemplo, o kit híbrido de 2000W, 1300W e 3000W, de funcionamento a 12V e a 24V na categoria dos aerogeradores. Tal como os outros kits de isolada da Damia Solar, também estes dispõem do serviço de pré-instalação “Monta Fácil”, que facilita a montagem do kit solar, visto que este é enviado para o cliente com os elementos mais complexos da instalação já conectados e montados num painel de metal com suportes laterais para que, posteriormente, a sua instalação seja fácil e rápida em qualquer parede.

Em termos práticos, o funcionamento de um kit solar e um kit eólico é o mesmo, já que ambos têm um regulador de carga que é o dispositivo encarregado de receber a energia produzida pelas fontes renováveis e que a armazena correctamente nas baterias. Assim, caso se tenha uma instalação solar fotovoltaica, dado que se tratam das mesmas baterias, pode converter-se esta instalação numa instalação híbrida, bastando simplesmente conectar as baterias ao regulador eólico e este ao aerogerador.

Assim, quanto à questão da conveniência de se dispor de uma instalação híbrida solar e eólica, a resposta depende das condições de vento do local em que se vá realizar a instalação do kit híbrido. Condições como o número de dias com vento por ano, a orografia do terreno e da envolvente assim como a parte da Península Ibérica em que é feita a instalação são factores que vão decidir se é correcto ou não apostar também na energia eólica. Caso não se cumpram os 3 requisitos, recomendamos que os nossos clientes se centrem exclusivamente em instalar um kit de energia solar, já que o rendimento do vento irá ter variações significativas de acordo com as zonas que se considerem.

Para receber mais aconselhamento ou informações, recomendamos que nos contacte. Os técnicos da Damia Solar estão ao seu dispor e podem ser contactados através do número 215 563 241, da secção de contacto da nossa página web ou, ainda, através do nosso endereço electrónico consulta@damiasolar.com. Teremos todo o gosto em atendê-lo de forma profissional para oferecermos respostas às suas dúvidas e soluções para as suas necessidades de energias renováveis.