Estacionamentos solares, um sector com grande potencial de crescimento

Os parques de estacionamento solares optimizam os espaços e geram rentabilidade económica onde não havia nenhum, uma vez que os parques de estacionamento solares fazem uso de parcelas de terreno abandonadas ou parques de estacionamento existentes que, com a instalação de painéis fotovoltaicos, conseguem tirar partido da energia limpa do sol e tornam-se uma fonte de electricidade e rendimento.



O governo do País Basco é uma das comunidades autônomas que mais investe em energia solar . Este ano começaram as obras do maior parque solar fotovoltaico do País Basco. Além disso, a Prefeitura de Vitória estuda a construção de vários estacionamentos solares espalhados pela cidade para gerar sua própria energia.

Esses exemplos mostram que os estacionamentos solares estão começando a ser usados ​​como uma forma inteligente de obter energia solar e oferecer sombra aos veículos que estacionam. A revista americana especializada no mercado fotovoltaico, PV Magazine, publicou uma interessante entrevista sobre o potencial de crescimento dos parques solares.

Contexto favorável para parques de estacionamento solares

Acredita-se que os estacionamentos solares estão crescendo por várias razões: a energia solar está se tornando cada vez mais popular e os governos estão apostando cada vez mais nessa forma mais sustentável de produção de energia.

De fato, essas ideias podem ser perfeitamente aplicadas na Espanha, onde as instalações solares estão experimentando um leve crescimento com as medidas favoráveis ​​do governo espanhol.

Os parques de estacionamento solares otimizam os espaços

Relativamente à rentabilidade económica, os parques de estacionamento solares aproveitam os estacionamentos abandonados ou existentes que, com a instalação de painéis fotovoltaicos, conseguem aproveitar a energia limpa do sol.

Aproveitar os antigos parques de estacionamento à superfície para gerar energia é um dos principais argumentos que as entidades públicas privadas têm para planear a instalação de painéis solares nestes espaços.

De acordo com os últimos dados divulgados sobre o setor por meio de um relatório da GTM Research Report, o mercado de estacionamento solar atingiu o pico em 2016 nos Estados Unidos e mantém altos níveis de crescimento desde então.

Segundo as previsões deste consultor, em 2016 a capacidade anual instalada em parques de estacionamento solares atingiria um máximo de 318 megawatts. Um valor que a partir desse máximo se manteria em patamares semelhantes nos próximos anos.

Em Espanha, as perspetivas não são menos optimistas, se tivermos em atenção os principais índices de energias renováveis ​​e solares em Espanha.

Boas perspectivas em Espanha

Tendo em conta os últimos dados da Agência Internacional de Energias Renováveis ​​(IRENA), que apontavam para um aumento de 20% na energia renovável instalada em 2017 e nesse mesmo ano a União Fotovoltaica Espanhola (UNEF) afirmava que o autoconsumo de energia já representou 90% da nova potência instalada naquele ano, podemos ficar otimistas.

Em 2018, o governo espanhol também revogou o imposto solar, uma medida que visa promover o autoconsumo de energia em Espanha e fazer com que cada vez mais espanhóis apostem na energia solar e aproveitem todas as suas vantagens.