Como saber a carga das baterias solares?

Para saber o estado real da carga das baterias do seu kit solar ou da sua instalação solar, deve observar os indicadores de barras de nível dos reguladores de carga ou, para obter um indicador mais preciso, deve verificar a sua indicação em volts. Isto deve ser feito quando as baterias estão estáveis, ou seja, quando não estiverem a receber energia, para que se possa conhecer o valor real de carga.

Como saber o nível de carga das baterias solares?

Através do regulador solar, é possível que se conheça o nível de carga das baterias da instalação solar, sendo que este irá indicar esta informação através dos reguladores led, cujas cores variam de acordo com o estado da bateria. Os reguladores com ecrã fazem a mesma indicação através de barras indicadores do nível de carga, que costumam surgir dentro de um ícone em forma de bateria. Nos reguladores com ecrã, também se pode ver o nível de carga das baterias em volts, que é o modo mais correcto de o fazer. Este valor estará distorcido se for verificado quando se está a carregar energia, quer seja porque nesse momento os painéis solares conectados estão a gerar energia, quer seja porque há outra fonte externa conectada, como, por exemplo, um gerador eléctrico. Por este motivo, para se saber o valor exacto de carga, é recomendável que se verifique este valor 2 horas após o pôr-do-sol, quando a voltagem das baterias já estiver estabilizada. Este detalhe é muito importante, já que caso se verifique a voltagem das baterias enquanto estas estão a ser carregadas, o valor apresentado será mais elevado do que o valor real, o que pode confundir o proprietário da instalação ou do kit solar.

Recomendamos a marca Ecosolar com o regulador solar 30A com ecrã e o regulador 80A com ecrã para painéis de 12V ou de 24V e 72 células. Para painéis de 24V e 60 células recomendamos o regulador Ecosolar MPPT de 40A a 12, 24 ou 48V.

Os níveis de carga variam um pouco de acordo com a marca da bateria, porém há que ter como referência os seguintes valores (com as baterias estabilizadas):

– Em sistemas de baterias a 12V para baterias solares Monoblock, de Gel, Estacionárias OPZS ou baterias AGM: a bateria indicará 12,7V quando carregada, com 75% de capacidade irá indicar 12,5V, a 50% da sua capacidade irá indicar 12,2V, com 30% de capacidade indicará 12V, enquanto que a bateria descarregada irá apresentar valores em torno dos 11,6V.

– Em sistemas de baterias a 24V para baterias solares Monoblock, de Gel, Estacionárias OPZS ou para baterias AGM: a bateria indicará 25,4V quando carregada, a 75% da sua capacidade indicará 25V, a 50% da capacidade irá indicar 24,4V, a 30% da sua capacidade irá indicar 24V, enquanto que uma bateria descarregada irá apresentar valores em torno dos 23,2V.

– Em sistemas de baterias a 48V para baterias solares Monoblock, de Gel, baterias Estacionárias OPZS ou baterias AGM: a bateria carregada irá indicar 50,80V, a bateria a 75% de capacidade irá indicar 50V, com 50% da sua capacidade a bateria indicará 48,8V, com 30% de capacidade indicará 24V, enquanto que uma bateria descarregada irá apresentar valores em torno dos 23,2V.

Em algumas situações esporádicas, pode acontecer que o sistema de baterias não esteja a funcionar correctamente, devido ao facto de a bateria conectada, ou de algumas das baterias conectadas, ter um problema que irá afectar o resto das baterias que estejam conectadas. O problema pode dever-se ao facto de existir uma bateria com vasos intercomunicantes, o que irá afectar a sua voltagem e, por consequência, a das baterias que estejam conectadas à bateria que apresente problemas. Para verificar qual a bateria afectada, no caso de baterias de 12V, por exemplo, devem desconectar-se e separar-se as baterias uma a uma para que sejam individualmente verificadas com um multímetro que irá indicar qual a sua voltagem. Se alguma apresentar uma voltagem de 10 volts ou menor, significa que tem um problema. Neste caso, deve substituir-se a bateria defeituosa por outro, de forma a que se obtenha o bom funcionamento do sistema completo de baterias do kit solar. O problema dos vasos intercomunicantes numa bateria é visível quando as baterias que indicam o nível de carga máxima acabam por se descarregar completamente em menos de 1 hora, ou seja, quando a sua voltagem cai de forma rápida.

Numa instalação ou kit solar bem dimensionado, se o consumo em amperes da habitação for de 100A, devem deixar-se 4 dias de margem de segurança para cobrir os dias de mau tempo ou de céu nublado, dado que nestes dias a captação de energia será pobre quando comparada com a de um dia com sol. Os 4 dias de segurança significam que se deve usar uma bateria de 400A, tal como fazemos nos kits e orçamentos da Damia Solar. Deste modo, os níveis de carga das baterias com um consumo normal mantêm-se sempre acima dos 50%, o que irá resultar em efeitos positivos para a bateria, visto que não se irá prejudicar a sua vida útil conforme indicada pelo fabricante, o que leva à rentabilização do equipamento solar.

Se estiver interessado em adquirir um kit solar para a sua habitação unifamiliar, para uma habitação com energia solar para fins de semana, para uma casa de campo, quinta ou para qualquer outra situação, na Damia Solar dispomos de uma ampla gama de mais de 100 kits solares. Caso não encontre um kit à sua medida, realizar-lhe-emos um kit personalizado com componentes solares com a melhor relação qualidade/preço e bem dimensionados, de forma a que possa dispor de um kit com funcionamento óptimo e que seja fiável durante muitos anos. Contacte a Damia Solar, sem qualquer compromisso, através do número de telefone 215 563 241 e iremos atendê-lo de forma atenciosa e profissional. Com a garantia dos especialistas em energia solar fotovoltaica.