Como poupar dinheiro em electricidade graças à energia solar?

Graças à energia solar, é possível poupar na electricidade, quer seja em habitações que utilizam sistemas de isolada ou autónomos com baterias que permitem fugir aos custos de um gerador eléctrico, quer seja em habitações ligadas à rede que utilizam kits de autoconsumo solar para reduzir o valor da factura da luz ou, ainda, em sistemas de bombas de água de uso directo e com rendimento pleno a partir da energia solar.

Hoje em dia é possível poupar no custo da electricidade em casas sem electricidade ou em habitações conectadas à rede eléctrica graças à energia solar fotovoltaica. Esta energia é gratuita, já que é gerada através do efeito fotovoltaico nas células de silício dos painéis solares. Uma só célula gera uma quantidade pequena de energia, mas todas as células de um painel, no seu conjunto, a funcionar juntamente com mais painéis solares conectados entre si são capazes de gerar uma grande quantidade de electricidade. A quantidade de electricidade gerada, de acordo com o seu dimensionamento, pode alimentar os consumos desde pequenas instalações de luz e de conexão de algum dispositivo electrónico, passando por consumos de frigorífico, televisão, bomba de água, até grandes consumos como os de uma habitação inteira ao longo de todo o ano.

Nos kits de isolada ou autónomos da Damia Solar, a energia é armazenada em acumuladores. São kits com baterias solares para utilizar sempre que o utilizador da instalação o necessite, sendo que desta forma pode dispor de autonomia eléctrica sem estar conectado à rede eléctrica. Também se pode aproveitar a rede eléctrica ou um gerador eléctrico como electricidade de apoio e secundária para casos pontuais. Assim, poupa-se uma quantidade significativa de dinheiro na factura da luz, reduzindo-se o consumo de electricidade ou mesmo da tarifa de manutenção de linha que a companhia eléctrica cobra. O custo de manutenção da linha é, cada vez mais, uma parte importante do custo da factura da companhia da luz, principalmente em habitações que funcionam como segundas residências ou em casas de uso sazonal, sendo que este valor pode inclusivamente ser superior ao custo real do consumo eléctrico.

Nas casas em que se utiliza um gerador eléctrico ou um grupo electrógeno, existe um custo muito elevado relacionado com o preço do combustível, que é caro tanto pela sua compra como pelo seu transporte. Além disso, uma parte importante dessa electricidade, gerada através do combustível, não é aproveitada. Isto porque, por exemplo, numa quinta em que seja necessário o uso de luz, caso se coloque em funcionamento um gerador para alimentar este gasto de electricidade, existirá um grande desperdício de energia, dado que o consumo para luz é pouco face à energia gerada. No caso da energia solar isto já não acontece, visto que toda a energia é aproveitada e armazenada em baterias. É importante destacar que os painéis solares têm uma garantia de rendimento a 80% durante 25 anos, o que demonstra a qualidade dos mesmos e o rápido retorno do investimento feito no uso da energia solar.

Por outro lado, no caso dos kits de autoconsumo solar, a energia gerada pelos painéis é consumida instantaneamente pelos electrodomésticos e aparelhos conectados na habitação em cada determinado momento. Estes casos não representam instalações autónomas, sendo antes uma instalação complementar á rede eléctrica da casa que permite uma poupança na factura da luz. Isto porque, em vez de recolher toda a electricidade da companhia eléctrica, o proprietário da instalação irá obter uma parte da energia que consome a partir dos painéis solares, sendo que esta energia não se irá somar ao consumo da rede. Ao contrário do que se pensa, estes kits de autoconsumo não obrigam ao pagamento de nenhum imposto solar. Além do mais, graças ao inibidor de rede que já incluem, evitam que a energia gerada excedente seja transferida para a rede. Este facto é importante porque se pode ser penalizado pela companhia eléctrica caso haja alguma transferência de energia para a rede. Porém, graças ao inibidor de rede zero da Damia Solar, isto é evitado por completo. Assim, os nossos kits de autoconsumo permitem uma importante poupança de electricidade de acordo com o tamanho do kit de autoconsumo, sendo possível alcançar uma poupança superior ao pagamento a realizar pela factura da luz.

Por outro lado, relativamente ao uso de bombas de água solares, quer seja para bombeamento de água, para rega, para transferir água ou para o funcionamento da depuração da água de uma piscina, os kits da Damia Solar permitem o uso de bombas solares alimentadas directamente por painéis solares. Estes painéis geram mais energia durante o verão e durante as horas centrais do dia, que coincidem com as horas em que há a maior necessidade de água para rega das plantas, cerais ou campos de cultivo, bem como para dar de beber a animais de quinta ou ao gado. A poupança de combustível que o uso das bombas de água solares representa é muitíssimo significativo. Também dispomos de kits solares com variador solar, que permite aproveitar uma bomba de água monofásica ou trifásica a 230V ou 380V de que já se disponha, porém, passando a utilizar-se esta bomba de água com painéis solares fotovoltaicos. Exemplo disso, é o kit solar para bomba trifásica de 2CV.

Para obter mais informações, contacte a Damia Solar, sem qualquer compromisso. Iremos aconselhá-lo no sentido de lhe oferecer a melhor solução para as suas necessidades de consumo eléctrico com o melhor preço e os melhores componentes. Tudo isto com um correcto dimensionamento e com uma qualidade que ofereçam alta fiabilidade durante muitos anos.