Como ligar painéis solares a um inversor

Já conhece em primeira mão as vantagens dos painéis solares e agora quer aprofundar um pouco mais todos osPara conectar os painéis solares ao inversor de potência, você deve primeiro conectar bem os painéis entre si e até chegar ao regulador solar. Em seguida será conectado um cabo entre o regulador e as baterias solares, que terá conexões entre elas com um cabo grosso de no mínimo 35mm2 e com distâncias de cabos o mais curtas possível para evitar perdas de tensão e superaquecimento. Será nas baterias solares onde o inversor solar deverá ser conectado. O inversor será aquele que fornecerá a energia necessária aos eletrodomésticos e eletrodomésticos, ou seja, ao consumo doméstico. Portanto, também deverá possuir um cabo grosso, pois, até que o inversor transforme energia de corrente contínua em energia de corrente alternada, serão necessários cabos grossos de secção adequada para suportar toda a energia e permitir a passagem de grandes quantidades quando exigido pela energia solar. inversor dependendo da demanda do consumo conectado. componentes que fazem parte da sua instalação fotovoltaica, por isso não perca nenhuma das nossas novidades. Nesta ocasião, queremos falar com você sobre um dos grandes aliados de seus painéis solares: inversores . Ainda não sabe como conectar seus painéis solares a um inversor ? Continue lendo! Contamos-lhe tudo o que precisa de saber.

¿O que é e para que serve um inversor?

O inversor solar é um dispositivo que se encarrega de transformar a corrente contínua (CC) gerada pela sua instalação solar em corrente alternada (CA) .É necessário na sua instalação fotovoltaica porque graças a esta transformação pode aproveitar a corrente dos painéis solares diretamente na sua casa. Assim, através do inversor e dos painéis solares poderá usufruir da sua própria energia ecológica, limpa e sem custos adicionais.

¿Como instalar o inversor com os painéis solares?

Instalar os inversores com os painéis solares é um processo mais simples do que você imagina. A seguir, apresentamos os passos a seguir .

Reconheça bem cada parte de sua instalação elétrica

A primeira coisa que você deve fazer é verificar os circuitos de distribuição elétrica em sua casaTodos devem apresentar um funcionamento correto. Certifique-se de que todos os cabos estão bem conectados. Você não os reconhece bem? Você os identificará por cores: os amarelos e verdes são os de base, os azuis são os neutros e os pretos ou marrons são os de fase. Neste reconhecimento, lembre-se de identificar com precisão os diferentes circuitos da sua casa, como iluminação, forno, tomadas…

Cuide das proteções da bateria

O próximo passo será a instalação das proteçõesPrimeiro, instale o inversor na parede. Coloque-o em local seco, longe de tudo que possa causar aumento de temperatura do inversor, como cozinha, radiador… A seguir, você deverá instalar um disjuntor ou fusível no positivo que liga o pólo positivo das baterias com o inversor para proteger as baterias.

Onde instalar as baterias

Para que tudo funcione corretamente, não é apenas onde você coloca o inversor que importa. A localização das baterias também é relevante. A primeira coisa a considerar é a posição do inversor em relação às baterias. Este deve estar a uma altura maior, sem estar acima deles, pois assim você evita danos causados ​​pelos vapores que as baterias podem liberar.Coloque as baterias em locais arejados e frescos , onde não receba luz solar direta e o ar seja renovado, com temperaturas abaixo de 25º C.

Instale as baterias e o inversor em seu local

A instalação das baterias e do inversor é muito simples. Fixe a base de instalação do inversor na parede , com auxílio de parafusos e buchas, sem esquecer as proteções ou o disjuntor geral. Em seguida, coloque as baterias em uma superfície plana e lisa ou em suportes especiais para baterias.

Faça as conexões certas

Com tudo instalado corretamente no lugar, é hora de conectar o inversor com as baterias. Feito isso, conecte as proteções à linha de saída CA do seu inversor e instale fusíveis de 1.000 V CC nos polos negativo e positivo, logo antes do inversor. Já o tens? Agora, estabeleça a conexão de linha de seus painéis solares . Caso tenha um regulador externo, conecte-o às baterias e depois conecte a entrada de PV+ e PV- e a linha do painel. Se você tiver um regulador de carga, basta fazer a conexão entre a linha do painel e as entradas PV+ e PV-.

Verifique se tudo funciona como deveria

Antes de terminar a instalação, é importante verificar se tudo funciona bemTeste o banco de baterias após colocar o fusível correspondente e veja se a tensão é a que o inversor precisa para funcionar. Agora verifique os painéis, colocando os fusíveis e verificando se as baterias carregam e os painéis funcionam bem com a ajuda de uma pinça amperímetro. Por fim, cuide das proteções das linhas alternadas e veja se tanto a luz quanto os eletrodomésticos da sua casa funcionam.

Tem alguma dúvida sobre a ligação dos painéis solares e do inversor? Pergunte-nos!