Baterias solares recarregáveis

As baterias solares são uma parte fundamental de qualquer sistema de energia solar fotovoltaica , pois são responsáveis ​​por acumular a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos durante as horas de sol para poder usá-la quando os painéis não podem gerar energia ou são insuficientes, como ocorre durante a noite ou em dias nublados.

Além disso, o uso de baterias permite fornecer uma intensidade de corrente maior do que um painel fotovoltaico pode oferecer em operação quando, por exemplo, vários dispositivos elétricos são usados ​​ao mesmo tempo.

As baterias são carregadas quando a quantidade de energia que estamos gerando excede a quantidade que demandamos. Em dias ensolarados e com pouco vento é muito fácil gerar mais eletricidade do que estamos consumindo. É nessas horas que o excesso de energia é desviado para carregar as baterias solares.

Uma bateria é composta por pequenos acumuladores de 2V integrados no mesmo elemento; e tem corrente contínua em 6, 12, 24 ou 48V. O acumulador é a célula que armazena energia através de um processo eletroquímico. Assim, quando falamos de uma bateria de 12V, nos referimos a uma série de 6 células de chumbo-ácido de 2V cada.

Tipos de baterias solares recarregáveis

Baterias de baixo ciclo

As baterias solares deste tipo estão desenhadas para conseguir cobrir a demanda de um edifício ou casa durante um tempo relativamente curto , basicamente para aqueles momentos em que a demanda elétrica sofre alguns picos muito altos. É então que a bateria ajuda a completar o abastecimento para que não seja interrompido em nenhum momento.

Essas baterias, embora recarregáveis, não suportam uma descarga prolongada porque começam a se desgastar e se deteriorar. Assim como as baterias de celulares, elas possuem ciclos fixos de carga e descarga, o que é chamado de vida útil . Se descarregarmos continuamente a bateria abaixo de 20%, estaremos forçando muito e diminuindo sua vida útil.

Neste grupo encontraríamos, por exemplo, as baterias Monobloco , destinadas a pequenas instalações fotovoltaicas e onde a relação qualidade-preço deve ser equilibrada.

Baterias de ciclo profundo

Essas baterias, por outro lado, são projetadas para descarregar até 80% de sua capacidade por mais vezes. Eles são, em geral, os mais usados ​​e a melhor opção, pois o usuário não pode se preocupar com o uso, pois não se deteriorará tão rapidamente.

Na hora de escolher entre um modelo ou outro, o importante é saber a quantidade de eletricidade medida em ampères necessária para carregar totalmente. eficiência de

carregamentoÉ outro aspecto a ter em conta na hora de escolher uma bateria solar. Este parâmetro nos diz a relação entre a energia usada para carregá-lo ao máximo e a energia que estamos acumulando. Existem baterias que demoram muito para carregar e, por isso, gastamos mais energia do que armazenamos. Nesse caso, o balanço energético é negativo, então estaremos perdendo dinheiro e eletricidade. Quanto mais perto você estiver de 100% de eficiência, maior será a qualidade do produto.

Também é importante lembrar que, se não usarmos a bateria, ela acabará se descarregando completamente.

Dentre os tipos de baterias de ciclo profundo, encontramos, por exemplo:
 

Baterias AGM
Possuem eletrólito imobilizadoe válvulas reguladoras de gás para evitar perdas, por isso também são chamadas de “sem manutenção”. Eles têm uma duração média mais alta medida em número de ciclos de carga-descarga na mesma profundidade de descarga do que as baterias monobloco.

Baterias
de gel As baterias de gel são feitas de eletrólito gelificado selado e não precisam de manutenção . Têm uma vida média de 12 anos em condições normais de utilização e oferecem um rendimento intermédio entre as baterias solares monobloco e as baterias estacionárias OPZS. Seu excelente desempenho em ciclos contínuos de carga e descarga os torna ideais para uso em instalações de energia solar fotovoltaica. O melhor exemplo é a bateria Ecosolar GEL de 250Ah.de capacidade que permite descargas profundas e tem uma autodescarga muito baixa, o que é muito útil para instalações isoladas onde não há controle diário da instalação.

Baterias de lítio Ocupam
pouco espaço, pesam pouco e não emitem gases. Portanto, eles podem ser colocados em qualquer lugar e o tempo de carregamento é o mais rápido. Os downloads totais podem ser realizados sem que sua vida seja intensamente afetada. A desvantagem que este tipo de bateria tem atualmente é seu alto custo. No entanto, no futuro, espera-se que os fabricantes consigam otimizá-lo.

Baterias estacionárias
Estas baterias têm uma longa vida útil e são perfeitas para instalações que requerem consumo diárioe por longos períodos de tempo. São compostos por 6 copos de 2v cada, podem acumular grandes quantidades de energia (existe uma vasta gama de diferentes capacidades).

Se tiver alguma dúvida sobre que tipo de bateria utilizar na sua instalação solar, contacte-nos sem compromisso! Na Damia Solar somos especialistas em energia solar e será um prazer aconselhá-lo e oferecer-lhe a melhor solução em cada caso. Encontra-nos através do telefone 215 563 241 ou por e-mail consulta@damiasolar.com