A importância de utilizar o regulador correcto segundo os painéis solares

No mercado actual das instalações solares, existem 2 tipos diferentes de reguladores solares. Por um lado, os reguladores do tipo PWM, que são os mais simples e económicos, por outro lado, os reguladores do tipo MPPT, também comummente denominados reguladores maximizadores. O uso de um regulador ou de outro irá depender do tipo de painéis solares que se escolham, sendo que este uso é essencial para que a instalação solar funcione bem.

Os painéis solares que habitualmente se usam nas instalações de 12V, cobrem potências até os 150W e são compostos por 36 células de silício. Estes painéis oferecem uma voltagem de funcionamento alto de 18V. Assim, há margem para as perdas de voltagem que possam haver no percurso até às baterias, assegurando-se assim que a voltagem que chega às baterias será sempre superior aos 12V. Desta forma, basta usar um regulador PWM, cujas únicas funções serão controlar o nível de carga das baterias e cortar a passagem de energia quando as baterias estiverem carregadas a 100%, de forma a evitar a sua sobrecarga e sobreaquecimento, o que poderia reduzir a vida útil das baterias. Isto evita-se graças ao regulador.
Por outro lado, existem 2 tipos diferentes de painéis solares que se utilizam em instalações de 24V:

– Em primeiro lugar, temos os painéis de 72 células e potências entre os 160W e os 200W, que seriam os equivalentes a painéis de 36 células de 12V, já que funcionam da mesma forma, no sentido em que oferecem uma voltagem de funcionamento também alta, neste caso de 72 células, pelo que também é suficiente o uso de um regulador solar do tipo PWM.

– Em segundo lugar, temos os painéis solares de 60 células, que originalmente foram desenhados para o uso em centrais de produção fotovoltaica, como as que se tornaram populares em 2005, que cobrem potências superiores a 200W. Actualmente, as mais utilizadas são as de potências de 250W e 260W. O seu preço é semelhante ao dos painéis de 72 células, mas oferecem uma maior potência. Assim, podem parecer uma melhor opção, mas este tipo de painéis fotovoltaicos requer o uso de um regulador MPPT, que são mais caros que os convencionais PWM, pelo que o preço final da instalação solar acaba por ser o mesmo, quer se use um tipo de painel quer se use o outro.
O uso do regulador MPPT é obrigatório neste caso para que não se danifiquem as baterias solares em poucos meses, já que este tipo de painéis oferece uma potência alta em volts, em deterioramento da sua voltagem de funcionamento, que é de cerca de 29V. Este valor é muito inferior aos 38V que têm os painéis solares de 72 células para instalações a 24V.
Esta baixa voltagem dos painéis de 60 células obriga a que se recorra ao uso de um regulador MPPT, cuja função é amplificar esta voltagem para que chegue à bateria uma voltagem superior aos 24V, sem que, no entanto, se perca potência nos volts que os painéis oferecem. Isto é, permitindo que a instalação funcione como se tivesse painéis de voltagem elevada.
Este facto é muito importante, já que ao interior das baterias tem sempre que chegar uma corrente eléctrica com voltagem superior a 12V, caso se tratem de instalações solares de 12V, ou a 24V, caso se trate de uma instalação solar a 24V. Caso contrário, se a voltagem de entrada fosse inferior à voltagem estável da bateria, esta não conseguiria equilibrar a voltagem nem equalizar, o que produz uma sulfitação muito rápida e reduz a vida útil da bateria de forma drástica.

As baterias solares são o elemento mais caro e mais delicado de uma instalação solar. Convém relembrar que não têm nada a ver com as baterias para carros ou camiões, já que as baterias solares oferecem muitos ciclos de carga-descarga e permitem descargas profundas, pelo que não se comparam de forma alguma. É por este motivo que é tão importante saber se é necessário, ou não, utilizar um regulador MPPT ou um regulador maximizador, já que o uso de um regulador PWM convencional com painéis solares de voltagem de funcionamento baixa vai resultar em danos enormes nas baterias em pouco tempo, obrigando o proprietário da instalação a comprar novas baterias, prejudicando-se o investimento, e a sua amortização, na instalação solar.

Na Damia Solar temos uma vasta experiência com tudo o que diz respeito à energia solar fotovoltaica e desenhamos todos os nossos kits solares com os componentes adequados para evitar qualquer tipo de problemas e para garantir o bom funcionamento das instalações solares dos nossos clientes. Pode informar-se com os nossos técnicos, sem qualquer compromisso, através do número de apoio ao cliente 215 563 241 ou através do nosso endereço electrónico consulta@damiasolar.com.