A fiabilidade dos componentes de uma instalação solar

Os componentes de uma instalação solar evoluíram muito nos últimos 4 anos, sendo muito confiáveis para todos os tipos de instalações solares diárias e com uso constante de aparelhos de grande porte e dispositivos eletrônicos exigentes.

Nos últimos 4 anos, a energia solar deu um salto qualitativo enorme quanto à fiabilidade e rendimento de cada um dos componentes da instalação solar. O mercado fotovoltaico, que era antes ocupado por poucas marcas, deu passos no sentido de ganhar uma grande multitude de marcas com dispositivos fabricados com as últimas tecnologias e que evoluíram a passos gigantes, ano após ano, reduzindo, paralelamente, o custo de cada um dos dispositivos.

O elemento mais exigente e que mais evoluiu, é o inversor de corrente ou o transformador, que, actualmente, podem suportar grandes cargas e picos de arranque bruscos dos grandes electrodomésticos e de maquinaria de todo o tipo. Passámos dos clássicos inversores de bobine para os inversores electrónicos precisos e com eficiências superiores a 95%. No último ano, deu-se mais um passe em frente com a aparição dos equipamentos multifunção, que combinam num só um inversor de corrente, um carregador de baterias e um regulador de carga. As principais vantagens que este sistema oferece, são a possibilidade de controlar todo o funcionamento da instalação através de um só equipamento e de um único ecrã. Além disso, pode programar-se e complementar-se um dispositivo com o outro, quando tal é necessário.

Os reguladores de carga também melhoraram, passando a incorporar cada vez mais opções de configuração, de acordo com o tipo de bateria e as voltagens de início e paragem associadas ao nível de carga das baterias. A aparição dos reguladores MPPT permitiu o uso de painéis de 60 células, também conhecidos como painéis de rede, em instalações solares isoladas.

No que diz respeito aos acumuladores, a gama de baterias cresceu exponencialmente, à medida que se necessitaram de instalações solares de maior tamanho em que o consumo de dispositivos era cada vez maior. Actualmente, dispomos de baterias de qualidade, como as AGM, baterias gel ou as baterias de vasos (OPZS, TOPZS e OPZV). As clássicas baterias solares monoblock foram relegadas para um segundo lugar, uma vez que não servem bem para aparelhos com motor ou para picos de arranque altos. Na Damia Solar, só recomendamos o uso das monoblock para outros consumos, uma vez que o seu uso com aparelhos com motor irá reduzir a sua vida útil para metade do normal.

Os painéis solares também melhoraram as suas prestações e são fabricados com células de silício de maior qualidade e pureza, o que significa uma maior produção de energia eléctrica a partir do sol. As potências mais utilizadas, neste momento, são as dos painéis de 130W e 140W em equipamentos solares de 12 volts, e painis solares de 250W e 260W em instalações de 24 volts.

Graças a estes avanços, hoje em dia as instalações solares cobrem consumos diários em habitações, casas de campo e qualquer necessidade eléctrica em qualquer lugar, zona ou região, pelo que se garante um funcionamento excelente e fiável durante muitos anos.

Há que destacar, também, que existe um outro factor de igual importância ou, até, com mais: o bom dimensionamento da instalação solar. Se uma instalação utiliza um inversor insuficiente para a potência de consumos, ou se se dispõe de pouca quantidade de painéis para o local, ou ainda se se utilizar o tipo de bateria incorrecta para o tipo de consumos que é realizado, a instalação acabará por ter problemas e a sua amortização não será a desejada.

É por este motivo que é tão importante confiar numa empresa que seja realmente profissional no campo da energia solar e que lhe explique os porquês de cada um dos componentes. No exemplo dado anteriormente, no que toca ao uso, ou não, de uma bateria solar monoblock, sublinhamos um simples detalhe que marcará a diferença entre uma boa e uma má empresa. Na Damia Solar, temos também muitos anos a fornecer soluções a clientes que realizaram instalações solares mal desenhadas e que agora, depois da nossa intervenção e com uns ajustes, funcionam sem problemas.
Na nossa empresa informamos sempre o cliente para que saiba o motivo que levou à escolha dos componentes da sua instalação, para que saiba o motivo que justifica o tipo de bateria, o tipo de inversor, o número de painéis, etc.. Isto porque quanto mais o cliente souber a respeito da sua instalação solar, melhor irá tirar proveito desta e maior será o seu rendimento.

Se está interessado numa instalação solar à medida dos seus consumos eléctricos, não hesite em contactar um técnico da Damia Solar, realizar-lhe-emos um orçamento personalizado.