PARTE 2: Como calcular a secção do cabo para a minha instalação solar?

A instalação solar tem uma parte na qual a energia é gerada e armazenada em corrente contínua. Depois de passar pelo inversor, ele irá transformá-lo em corrente alternada em 230V. Indicamos a espessura de cabo mais adequada para cada seção da instalação de acordo com a potência da instalação solar e de acordo com a distância entre os elementos que a compõem.

Na segunda parte desta entrada no blog, vamos explicar em detalhe o método para calcular a grossura do cabo adequado a cada secção da instalação solar. Há que ter em conta que numa instalação de energia solar a electricidade é gerada nos painéis solares e armazenada nas baterias em corrente continua (DC), pelo que só se lida com corrente alterna a 230V após o momento em que a energia é transformada pelo inversor de corrente. Por este motivo, o cabo utilizado nos tramos da instalação solar com corrente continua deverá ser mais grosso, para evitar o efeito de Joule, que resulta no aquecimento do cabo e em possíveis perdas de tensão.

A espessura do cabo (ou a secção do cabo) vai depender de dois aspectos diferentes. Por um lado, da quantidade de energia em amperes (A) que se necessita de fazer circular por esse cabo, ou seja, da potência dos painéis fotovoltaicos conectados. Por outro lado, dependerá da distância que a energia terá de percorrer, isto é, a distância entre os painéis solares e o regulador de carga das baterias.

Vamos analisar os diferentes tramos da instalação, um a um:

– A parte em que é mais importante conhecer a grossura do cabo a utilizar, é a do tramo que vai desde os painéis solares até ao regulador, já que o seu tamanho varia bastante de acordo com a potência dos painéis solares e com o seu número, assim como com a distância que exista entre os painéis e o regulador solar. Já que cada instalação solar é diferente e, assim, são também diferentes as distâncias entre elementos e a potência da instalação de cada cliente, para facilitar o cálculo da espessura do cabo, a Damia Solar criou uma aplicação online para auxiliar neste processo de definir a secção recomendável do cabo. Aceda à aplicação online através do seguinte link: calculo da secção do cabo da instalação solar.
Neste tramo, se o recomendável for um cabo com uma secção bastante grande, podem dividir-se os painéis solares em 2 secções, sendo que de cada secção irá partir um cabo independente. Deste modo, reduz-se para metade a dimensão da secção requerida. Quando os cabos de cada secção estão a poucos centímetros do regulador solar, podem unir-se novamente sem que haja a possibilidade de perdas de tensão.

– O próximo tramo a analisar, é o que está compreendido entre o regulador de carga e as baterias. Costuma ser um tramo muito curto, já que o regulador e a bateria costumam ser instalados próximos um do outro, sendo que o normal é que este tramo necessite de um cabo de secção média. Uma vez mais, é possível recorrer à aplicação da Damia Solar para o cálculo deste tramo.

– O tramo entre as baterias e o inversor de corrente também é importante, uma vez que é necessário dispor-se de uma secção de cabo adequada para que se suportem devidamente as exigências de consumos eléctricos dos vários aparelhos eléctricos ou electrodomésticos que estejam conectados ao inversor, sendo que estas exigências podem ser altas e rápidas. Recomenda-se o uso de um cabo com uma secção de 25 ou 35 mm2 para este tramo.

– Nas instalações solares em que já mais do que uma bateria solar conectada, para que se conectem as baterias entre si deve recorrer-se sempre a um cabo de 50 mm2, de forma a garantir o adequado funcionamento e rendimento destas.

Na aplicação online de cálculo da secção do cabo eléctrico, será pedida a seguinte informação:

– O comprimento, que corresponde à distância desde, por exemplo, os painéis solares até ao regulador de carga. Este dado é sempre indicado em metros.

– Os amperes, que correspondem à quantidade de energia que será transportada através do cabo e desde uma parte da instalação até outra. Conhecer este valor é tão importante como conhecer o comprimento. Instalações solares de maior potência e com maior número de painéis solares instalados necessitam de um cabo de secção maior.

– A tensão refere-se à voltagem da instalação solar. Se a instalação funcionar a 12V, deve indicar-se o valor “12V” nesta secção. Caso a instalação funcione a 24V ou 48V, estes serão os valores a indicar.

Como a aplicação também está preparada para calcular a secção de cabos utilizados em instalações de rega ou de bombeamento através de bomba de água solar de corrente continua, é possível selecionar voltagens de 48V, 110V, 240V ou 300V, que são as relativas às bombas de água de 500W, 1000W, 3500W e 4000W, respectivamente.

– O último dado requerido pela aplicação é a caída de tensão, que corresponde às perdas de voltagem que acontecerão no cabo ao longo do transporte da energia. Recomendamos que caída de tensão máxima entre os painéis e o regulador seja de 3% e de 1% entre os restantes tramos.
No que se refere ao cálculo de cabos para bombas de água solares, recomenda-se uma vez mais uma caída máxima de tensão de 3%.