Como funciona o efeito fotovoltaico?

La imagen tiene un atributo ALT vacío; su nombre de archivo es lg-lg-b-efecto-fotovoltaico.png

O efeito fotovoltaico é a conversão da luz solar em energia elétrica. Isso ocorre graças às propriedades do silício, que quando recebe as colisões dos fótons do sol e absorve sua energia liberando um elétron e criando um circuito elétrico. A soma de muitos painéis solares gerará energia suficiente para fornecer grandes quantidades de eletricidade.

Durante o processo fotovoltaico, a célula de silício do painel solar transforma a luz do sol em energia eléctrica. A união de muitas células pode produzir uma energia ainda maior, e um grupo de painéis de electricidade pode perfeitamente ser o suficiente para cobrir os consumos diários de uma habitação convencional e habitual.

Para entender como isto se sucede, há que saber que a luz solar é composta por diferentes tipos de partículas chamadas fotões, os quais são compostos por diferentes tipos de energia, como a luz ultravioleta, a luz visível, luz infravermelha, raios gama e raios x.
Pelo seu lado, o silício é um elemento semicondutor que se encontra em abundância na areia da Terra, que após passar por um processo de depuração permite que se obtenha silício puro. Tem características isolantes a baixa temperatura e condutoras quando recebe muita energia. Este silício, por um lado é dopado com fósforo para obter material de carga negativa (Camada N) e, por outro lado, é dopado com boro para obter material de carga positiva (Camada P). Estas 2 camadas mantêm-se separadas por uma junta fina para que se mantenham como camadas neutras.

Quando um fotão choca contra a célula solar com energia suficiente, faz com que os electrões de camada N absorvam a dita energia e se convertam em condutores, criando-se um campo eléctrico. Os campos positivos e negativos da célula solar conectam-se entre si através de cabos eléctricos, criando-se assim um circuito de corrente eléctrica que estará em funcionamento durante o tempo em que se receba energia solar.

Quanta mais energia solar for recebida pela célula maior, maior será a energia eléctrica que é gerada, dado que será maior o número de electrões condutores que se criam. Isto irá fazer com que um painel solar tenha um rendimento baixo durante as primeiras horas da manhã e alto ao meio-dia, quando os raios solares incidem com maior força na superfície do painel solar. É importante que os fotões solares choquem com as células do modo mais perpendicular possível, já que a energia que libertará será maior, pelo que é fundamental que a inclinação do painel seja de acordo com os meses do ano em que se vai utilizar mais a instalação solar.
Na parte superior dos painéis, também há um vidro que protege as células dos agentes ambientais externos e uma capa antirreflexos, cuja função é conseguir que o maior número de fotões possível seja absorvido e que apenas uma pequena parte seja devolvida à atmosfera.

As células de um painel fotovoltaico estão geralmente conectadas para subministrar a electricidade a voltagens de 12V e 24V, e formam painéis de várias potências segundo o tamanho e rendimento. Actualmente, podem conectar-se entre si vários painéis em série e em paralelo, para ajustar a potência e voltagem às necessidades que cada instalação apresente.

O número de células de silício também determinará o uso do painel solar. 60 células para placas de rede de uso em autoconsumo ou conexão à rede, ou 72 células para um uso em instalações solares autónomas em habitações unifamiliares, comunidades, casas de campo, electrificação rural, etc.. Porém, também se podem utilizar os painéis de 60 células em instalações autónomas graças aos reguladores MPPT, que modulam a sua voltagem e a equiparam à de um painel solar de isolada (72 células). O painel solar de 260W é uma boa opção para obter muita electricidade reduzindo o número de painéis solares utilizados na instalação.

Com o passar dos anos, os painéis solares são cada vez mais eficientes e geram rendimentos maiores, o que os vai aproximando constantemente das energias fósseis. Tal como outras tecnologias de hoje em dia, a energia solar está destinada a converter-se numa das principais energias junto com a energia eólica.

Recomendamos o uso de uma instalação solar como alternativa à das companhias eléctricas e aos combustíveis fósseis, já que uma vez que se tenha realizado a sua montagem, irá ser gerada electricidade de forma gratuita durante muitos anos, visto que os painéis dispõe de uma garantia de rendimento de 25 anos. Não devemos esquecer que, inclusivamente hoje em dia, existem grandes quantidades de módulos fotovoltaicos fabricados há 40 anos e que ainda se encontram em funcionamento.

Na Damia Solar dispomos de um amplo catálogo de kits solares para todo o tipo de utilizações e também realizamos kits à medida a partir dos consumos previstos por cada cliente. Pode contactar-nos através do contacto telefónico 215 563 241.