As 10 perguntas sobre energia solar mais habituais em 2018.

Porque é que devo pensar já na energia solar? Autoconsumo solar ou instalação solar isolada, por qual devo optar? Quero instalar painéis solares, mas já disponho de um gerador eléctrico: posso aproveitá-lo? A energia solar está a ficar mais barata? É uma boa ideia recorrer à rega através de bombas solares para as minhas terras de cultivo? Estão são algumas das perguntas que mais vezes vão ser feitas durante o ano pelos clientes de energia solar.

1 Porque é que devo pensar já na energia solar?

Porque já é uma alternativa real no que toca ao investimento económico e na poupança de electricidade. É uma alternativa tanto para casas sem electricidade que utilizam, actualmente, combustíveis caros para alimentar geradores eléctricos, como para habitações conectadas à rede eléctrica em que se pode optar por um kit solar de isolada com baterias ou por um kit de autoconsumo solar, que permite gerar electricidade gratuita para contribuir com energia extra que vai reduzir significativamente a factura eléctrica.


2 Autoconsumo solar ou instalação solar isolada, por qual devo optar?

Se dispõe de uma habitação sem conexão de electricidade e a quer converter numa habitação de uso diário ou sazonal, ou de uma segunda habitação ou casa de campo, recomendamos que adquira um kit de isolada, também denominado kit solar autónomo. Utilizando estes kits, poderá ser o dono da sua própria electricidade, armazenando a energia dos painéis em baterias para que a possa utilizar quando necessitar, através de um inversor que irá converter a energia em electricidade alterna a 230V. Também pode decidir-se por um kit de energia solar de isolada em habitações em que já disponha de conexão à companhia de electricidade, para evitar que tenha de pagar as taxas de manutenção da linha a cada mês, além dos quilowatts consumidos. Pelo seu lado, o autoconsumo solar deve ser utilizado por quem já disponha de electricidade na sua habitação querendo, porém, instalar também painéis solares para que possa dispor de uma fonte de energia extra e gratuita que permita a poupança na factura eléctrica graças à energia solar.

3 A energia solar funciona quando o céu está enevoado ou não?

Sim, os painéis solares continuam a funcionar, já que uma quantidade significativa de luz ultravioleta é filtrada pelas nuvens e uma parte pequena continua a passar, neste caso a denominada luz difusa. Deve calcular-se o funcionamento dos painéis até um máximo de 50% nestes casos pouco frequentes, de acordo com cada estação.

4 Como devem estar conectados os painéis solares ao meu tecto ou telhado?

Existem diferentes formas de resolver esta questão. A mais rápida, cómoda e habitual é através do uso de estruturas de alumínio, que são leves e dispõem de acessórios de fixação ao terraço ou telhado para casos, por exemplo, de telhados com telha ou telhados de chapa, e com soluções diferentes conforme se está a tratar de estruturas complanares, que se adaptam à mesma inclinação do seu telhado, ou de estruturas solares reguláveis, que dispõem de ângulos que permitem adaptar a inclinação de acordo com aquilo que é o mais eficiente para o local da instalação. A estrutura regulável é utilizada em superfícies planas ou em telhados com pouca inclinação. Estas estruturas têm peças seguras para fixar os painéis e, depois de colocados os painéis, aplica-se um selador ou adesivo de poliuretano que já está incorporado nos kits, para que se selem as fixações no telhado e se evitem quaisquer infiltrações de água.

5 Deve limpar-se os painéis solares constantemente?

Não, basta molhar a sua superfície de cristal com água uma vez por ano recorrendo, por exemplo, a uma mangueira – em locais de pouca chuva este processo deve ser levado a cabo 2 vezes por ano. O objectivo é limpar sujidades e resíduos de pássaros, bem como ramos ou folhas que vão caindo das árvores vizinhas.


6 A energia solar está a ficar mais barata ou não? Devo esperar mais tempo?

Não, nos últimos anos houve uma redução considerável dos custos dos componentes da energia solar fotovoltaica devido ao aumento do número de fabricantes e de produtos do sector solar, que está, actualmente, no melhor momento para que se faça a compra de um kit solar. Porquê? Porque ao contrário daquilo que possa ser dito em alguns meios, devido ao contexto acima descrito e ao facto de haver uma procura cada vez maior neste sector, os aumentos dos custos de transporte e da energia utilizada para o fabrico de soluções solares, aquilo que acaba por acontecer é um ajuste de preços, que não vão diminuir, pelo que deve aproveitar agora para passar a dispor de um kit solar com as melhores condições.


7 Quero instalar painéis solares, mas já disponho de um gerador eléctrico: posso aproveitá-lo?

Sim, nos kits da Damia Solar que incorporam o multiequipamento solar Multiplus da marca Ecosolar, já está incluído, também, um carregador de baterias, cuja função é permitir que se conecte um gerador eléctrico como fonte externa opcional de energia, caso seja necessário.

8 É conveniente combinar a energia solar com a energia eólica?

De acordo com a nossa experiência, para obter resultados óptimos com energia eólica, o aerogerador deve situar-se à altura indicada e deve cumprir os requisitos específicos determinados, como os dias de vento do local da instalação, deve contar com um vento estável e devem ainda considerar-se as características da envolvente. É conveniente aproveitar esta combinação em locais concretos, como locais elevados em montanhas ou na costa, enquanto que os painéis solares necessitam de menos condições e oferecem um resultado óptimo na grande maioria dos locais. Assim, é melhor aproveitar cada tipo de energia nos locais apropriados para tal.


9 É boa ideia recorrer à rega através de bombas solares para as minhas terras de cultivo?

Sem dúvida. A rega da sua quinta com extracção de água do poço é o melhor investimento para uma bomba de água solar, já que a bomba funcionará directamente, e sempre, com a energia dos painéis solares. Além disso, por se tratarem de bombas de água graduais, vão começar a funcionar durante as primeiras horas da manhã e oferecem a sua máxima potência nas horas centrais do dia, justamente quando é mais necessária a água para rega. Assim, aproveita-se ao máximo a sua eficiência.


10 Instalar um kit solar é fácil ou complicado?

Na Damia Solar podemos assegurar-lhe que os nossos kits são de muito fácil instalação, já que incluímos a pré-instalação Monta Fácil, segundo a qual realizamos a montagem de grande parte dos componentes do kit, de forma a que o cliente não necessite de ter conhecimentos sobre electricidade para realizar a montagem final, sendo apenas necessário realizar a conexão das tomadas de entrada e saída previamente preparadas. Pode encontrar mais informações sobre o Monta Fácil da Damia Solar neste link: Monta Fácil kit solar.
Para obter mais informações, pode contactar a Damia Solar, sem qualquer compromisso, através do número de telefone 215 563 241 ou através do correio electrónico consulta@damiasolar.com. Atendê-lo-emos de forma profissional para lhe oferecer uma solução de acordo com as suas necessidades de energia solar (ou de outras formas de energias renováveis).