A garantia dos painéis solares – tudo o que precisa de saber

Os painéis solares são constituídos por células solares de silício que podem ser classificadas em dois tipos, consoante a sua eficiência. As células de elevado desempenho são células de classe A, enquanto as que têm um desempenho inferior ao esperado são classificadas como células de classe B.

As células solares de classe A são fabricadas com silício mais puro, sem impurezas, oferecendo uma elevada eficiência e um excelente desempenho que se mantém em qualquer ambiente ou temperatura. São mais fiáveis e oferecem uma garantia de 25 anos com uma eficiência nunca inferior aos 80% originais.

As células solares de classe B, por outro lado, são células solares de silício descartadas do primeiro grupo por não oferecerem o desempenho ótimo esperado nos testes de fabrico em laboratório. Estes painéis oferecem frequentemente garantias inferiores e um baixo desempenho.

A garantia dos painéis solares indica a qualidade que oferecem. A qualidade das suas células, a sua eficiência e desempenho, bem como os seus certificados, são bons indicadores para fazer um bom ou mau investimento na compra de painéis solares fotovoltaicos. Ter a sua própria instalação solar e produzir a sua própria energia representa um investimento inicial de dinheiro significativo. Além disso, a escolha dos painéis é fundamental, pois serão eles que irão gerar a eletricidade. Por isso, são o elemento mais importante, porque se falharem, os restantes componentes serão inúteis.

Leia mais: A loja perfeita de energia solar: o que você deve ter em mente

A loja perfeita de energia solar: o que você deve considerar

Painéis solares de primeira e de segunda categoria

A garantia oferecida pelos fabricantes de painéis é muitas vezes um reflexo da sua qualidade. Os painéis solares são constituídos por células solares de silício que podem ser classificadas em dois tipos, de acordo com o seu rendimento em testes laboratoriais. As células que oferecem um desempenho elevado são classificadas como células de classe A, enquanto as células que oferecem um desempenho inferior ao esperado são classificadas como células de classe B. Para o fabrico e a montagem do painel solar, a utilização de um ou outro tipo de célula determinará se o painel será considerado, em última análise, um painel solar de primeira ou de segunda classe.

Células solares classe A

As células solares Classe A são feitas de silício mais puro e sem impurezas, oferecendo alta eficiência e excelente desempenho que permanecerão em qualquer ambiente ou temperatura. As principais marcas do mercado tendem a utilizar sempre células solares Classe A para ter a maior confiabilidade e assim poder oferecer uma garantia de 25 anos com um desempenho nunca inferior a 80% original. Além disso, costumam oferecer entre 5 e 8 anos de garantia para defeitos de fabricação. Esses defeitos podem ocorrer nas células solares, no vidro ou na moldura de alumínio.

Células solares classe B

Por outro lado, as células solares Classe B são aquelas que foram criadas com silício de qualidade inferior, oferecendo eficiência e desempenho médios que variam dependendo da temperatura ambiente da instalação. Embora possa parecer paradoxal pela fama dos produtos chineses, hoje a China é a principal fábrica do mundo e sua metodologia de fabricação avançou muito na última década. Portanto, os produtos chineses de qualidade são produtos de referência nos seus setores. Embora produtos manufaturados de baixa qualidade tenham sido derivados para países do Sudeste Asiático. Quanto à utilização destas células, infelizmente podem ser encontradas tanto em marcas líderes, como em marcas próprias ou em fabricantes de países como Indonésia, Vietname, Paquistão ou Índia. Estes painéis de classe B costumam oferecer menos garantias do que as aplicadas aos painéis de primeira categoria.

Existem painéis solares fabricados na Europa?

A resposta curta é um sonoro NÃO. Infelizmente, há 10 anos, a última fábrica europeia de painéis solares fechou porque não conseguia competir com os baixos custos de produção dos painéis solares na China. Com o que realmente hoje não existem painéis Made in Germany ou Made in Spain. O que existe são marcas que compram todos os componentes para fabricar um painel solar no mercado asiático e depois montam os painéis solares em território europeu. Desta forma, de acordo com a legislação em vigor, isto permite-lhes vender os painéis solares como um produto fabricado num país europeu e fixar um preço de venda elevado. Portanto, essas informações devem ser levadas em consideração na hora de decidir pela escolha do painel solar apenas pelo seu local de origem, e evitar picar nesse tipo de marketing.

Como posso ter certeza de comprar um painel de primeira linha?

A melhor forma de ter a tranquilidade de estar a adquirir um painel de primeira classe é pedir ao vendedor o Certificado CE juntamente com o certificado exigido para o mercado europeu. Este certificado pode ser concedido pelos laboratórios TUV Nord, UL, TUV, SGS, TUV Sud, além da aprovação da IEC (International Electrotechnical Commission).

Certificado CE

O Certificado CE permite a identificação de produtos que cumprem as condições e obrigações mínimas de controlo de segurança para a sua venda na União Europeia. No caso dos painéis solares, se possuírem este certificado significa que cumprem as suas diretivas de segurança elétrica.

Os certificados para painéis solares de laboratórios europeus

Existem vários laboratórios na Europa que têm o poder de serem entidades certificadoras para poderem certificar e auditar a qualidade dos painéis solares que pretendem ser vendidos no mercado europeu. Entre eles, destacam-se os que emitem o certificado TUV como os mais importantes da Europa. Enquanto na América e no Canadá os mais importantes são aqueles que emitem o certificado UL.

Certificado IEC

O certificado IEC é obtido quando um painel solar é fabricado seguindo os padrões de fabricação e design para evitar fatores de risco elétricos, térmicos, mecânicos ou eletromagnéticos recomendados pela Comissão Eletrotécnica Internacional (mais conhecida como IEC). A IEC é formada por mais de 170 países e tem como função estabelecer padrões gerais para a fabricação de todos os produtos elétricos. Cuida do trabalho de especialistas técnicos de diversos países que trabalham ao mesmo tempo nos testes de segurança e funcionamento de todos os equipamentos eletrónicos, seja qual for a sua função.

Em conclusão

Atualmente, os painéis já não são fabricados na Europa, cabendo aos fabricantes o monopólio deste produto os países asiáticos graças ao seu baixo custo de mão-de-obra. A melhor forma de saber se foram utilizados materiais de primeira qualidade no seu país de origem é verificar, em primeiro lugar, pelos anos de garantia que é concedido a um painel solar. Esses dados são um valor significativo da qualidade de fabricação. Mas também é muito importante conhecer o nível de eficiência de um painel solar e o seu desempenho, que normalmente estão indicados na sua ficha técnica ou no autocolante traseiro do painel solar para saber o seu nível de qualidade. Porém, o melhor indicador são os certificados que o painel solar possui. São certificados emitidos por laboratórios especializados e atestam o alto nível de qualidade na fabricação dos painéis. Sendo os laboratórios com certificado TUV os mais reconhecidos na União Europeia.

Na Damia Solar trabalhamos apenas com painéis de primeira classe que utilizam células Tipo A. Recomendamos a marca Ecosolar Green Energy Products pela sua excelente relação qualidade a um preço muito competitivo. E com um serviço de garantia rápido e eficiente.

Similar Posts