Tipos de estruturas para colocar painéis solares

A estrutura solar é um elemento necessário para colocar os painéis solares com a inclinação e orientação adequadas para que se consiga obter o melhor rendimento possível da instalação solar. Podem utilizar-se estruturas de alumínio, de ferro ou de aço. As primeiras, já são desenhadas para os painéis solares e resultam numa montagem simples e sólida. Também se destacam pelo seu menor peso, quando comparadas com as estruturas de ferro, e por não necessitarem de manutenção com o passar dos anos. Actualmente, são as mais utilizadas, dada a facilidade do seu transporte, inclusivamente quando são levadas para um telhado ou um terraço. Pelo seu lado, as estruturas de ferro costumam ser feitas à medida para instalações que precisam de uma estrutura de desenho especial ou para as estruturas do género poste, que são habitualmente afixadas em paredes verticais.

Para determinar o tipo de estrutura adequada, será necessário avaliar o local em que se vão colocar. O sítio ideal será um telhado já orientado para o sul e com uma inclinação de 30-35 graus. Deste modo, será suficiente instalar uma estrutura solar complanar, que se adapta ao telhado mantendo a sua inclinação. Este tipo de estrutura fotovoltaica é a mais económica e rápida de montar, sendo entregue completa e tendo uma melhor adaptação à envolvente local ou, por outras palavras, ao ambiente. Também existem estruturas para telhados de chapa, que têm um tipo de fixação adequada para este tipo de coberturas.

Em segundo lugar, encontramos as estruturas reguláveis, que dispõe de ângulos reguláveis, o que permite colocar painéis com o grau de inclinação desejado. Costumam ser colocadas em telhados planos, coberturas e terraços, sendo que se adapta o grau de inclinação para o ideal de acordo com a zona da península. No Sul de Portugal, é necessária uma inclinação maior do que no Norte, já que o sol irá marcar uma circunferência, durante o seu trajecto, mais alta, uma vez que o sol se encontra mais próximo. As estruturas reguláveis também são muito úteis para os telhados com pouca inclinação e que necessitam de mais graus para que os raios de sol incidam de forma perpendicular nos painéis, o que irá optimizar o rendimento dos painéis ao máximo.

Uma estrutura solar regulável também se pode situar em solo firme, num horto ou no jardim de uma quinta. O mais importante é que, enquanto o sol se vai movendo, não se produzam sombras sobre a superfície dos painéis. Este facto é vital para determinar qual a estrutura necessária para a instalação, de acordo com a envolvente da habitação.

A posição em que se coloquem os painéis solares é indiferente, têm o mesmo rendimento na horizontal ou na vertical. O mais importante é que, no final, os painéis estejam orientados a sul e com a inclinação necessária.

A norma para que se orientem os painéis a sul é sempre a mesma para as instalações solares realizadas no hemisfério Norte do planeta. Todo o território Português está neste hemisfério. Pelo contrário, o grau de inclinação vai depender do local em específico da instalação e da temporada em que o seu uso é previsto. Caso se preveja um uso ao longo de todo o não, deve usar-se um grau de inclinação maior, de forma a potenciar o aproveitamento do sol durante os meses de Dezembro e Janeiro. Isto porque, durante estes meses a altura do sol é muito baixa, o que torna necessário que os painéis formem um ângulo maior. Caso seja previsto o uso no verão, o grau de inclinação deverá ser muito baixo, já que estamos a falar da época do ano em que o sol se encontra a uma maior altura.

Um detalhe a destacar é o aproveitamento da inclinação do telhado se este for próximo do desejável. Isto é, se um telhado tiver uma inclinação de 24 graus e o necessário forem 30 graus para se obter um grau de inclinação óptimo, recomendamos, neste tipo de casos, que se aproveita a inclinação existente do telhado e que se recorra ao uso de uma estrutura complanar, que é barata. A diferença de captação de energia será mínima quando se fala deste intervalo de graus.