Qual deve ser a orientação e a inclinação dos painéis solares?

A orientação e inclinação dos painéis solares é muito importante para favorecer uma maior produção de eletricidade. Para o inverno e usos anuais as placas devem ser colocadas com pouca inclinação para otimizar a baixa altura do sol nos meses de menor radiação solar. Pelo contrário, no verão devem ser colocados muito inclinados para que o sol caia mais perpendicularmente quanto possível. A orientação deve ser sempre para o sul geográfico.

Para conseguir a melhor captação de luz e obter o máximo rendimento dos painéis solares, é importante que estes se encontrem bem orientados e com o grau de inclinação mais adequado à temporada de uso da instalação fotovoltaica.

A inclinação dos painéis solares:

Para determinar a inclinação dos painéis fotovoltaicos, em primeiro lugar é necessário conhecer a época do ano em que vai haver um maior consumo eléctrico. Nem sempre o maior consumo terá uma relação com a temporada de menos horas de sol. Por exemplo, pode dar-se o caso de que no verão se vá conectar a depuradora da piscina, além de que os frigoríficos e congeladores vão necessitar de trabalhar mais tempo. Neste caso em concreto, devem colocar-se os painéis solares com um grau de inclinação que optimize o rendimento dos meses de verão. Se bem que, à priori e sem conhecimento dos consumes, é costume que se tire partido da inclinação apropriada ao inverno, caso se trate de uma instalação de uso diário ao longo de todo o ano.

No caso dos consumos serem estáveis durante todo o ano, ou mais acentuados durantes os períodos invernais, deve utilizar-se a inclinação mais adequada para o mês de Dezembro. Este mês é aquele em que a circunferência que o sol descreve no céu é mais pequena, uma vez que se encontra a maior distância da Terra. Significa isto que haverá um menor número de horas de sol ao longo do dia. Além disso, durante esta época do ano, o sol incide de forma indirecta no painel, e não perpendicular, ao contrário do que se passa no verão.

O grau de inclinação recomendado para o inverno, corresponde à latitude do local mais 18 graus. Assim, na cidade de Valência, cuja latitude é de 39 graus, durante o inverno devem colocar-se os painéis com uma inclinação de 57 graus. Por outro lado, para o uso da instalação durante as épocas de verão, deve recorrer-se a um ângulo igual à latitude do local menos 18 graus. Partindo do exemplo anterior, Valência, durante o verão os graus de inclinação óptimos serão de 21 graus.

A orientação dos painéis solares:

A orientação mais adequada será colocando os módulos virados para o sul geográfico. Para determinar de forma exacta esta posição, pode ou utilizar-se uma bússola ou fazer a determinação de acordo com a hora do dia, já que o sul coincide com a posição do sol ao meio-dia, de acordo com a hora solar. Não há que confundir a hora solar com a hora oficial, que é utilizada em países diferentes e que se baseia em meridianos. Em Portugal, em Novembro, por exemplo, as doze horas do meio-dia da hora solar correspondem às 12:00 horas Portuguesas.

Também há que evitar as sombras que os edifícios ou árvores da zona incidam sobre os painéis ao longo do dia. Antes de colocar os painéis, deve ter-se em conta este facto para que não se tenham surpresas à posteriori. A melhor época para verificar se há sombras será o inverno, já que as sombras serão maiores do que no verão, devido à pouca altura do sol. Assim, se no inverno uma determinada zona não fica sob a sombra, tal também não deverá acontecer durante o resto do ano.

Em zonas de montanha, em que seja frequente nevar, será importante aproveitar as fortes pendentes do telhado que, por um lado, vão beneficiar a instalação com o seu ângulo de inclinação propício para o inverno e, por outro lado, permitem que a neve caia e que não se acumule em cima dos painéis solares.

Há que sublinhar também que em algumas habitações ou casas de campo, por motivos estéticos se opta por colocar os painéis com a mesma inclinação do telhado. Em Portugal, os telhados costumam ter inclinações de 20 a 35 graus, o que pode representar uma pequena perda de rendimento. No entanto, pode poupar-se nos custos com a estrutura solar, colocando uma estrutura do tipo complanar, que são mais económicas e integram-se completamente na envolvente. Nestes casos, pode compensar-se a inclinação instalando um painel a mais, o que solucionaria o problema.

Se tiver dúvidas respectivamente à inclinação necessária e quanto a qualquer outra questão relativa à sua futura instalação solar, contacte com um técnico da Damia Solar e iremos aconselhá-lo em tudo o que é necessário para que disponha da sua instalação solar com um excelente funcionamento e pleno rendimento.