Qual deve ser a manutenção de uma bateria solar?

As baterias em sua instalação solar precisam de manutenção periódica para prolongar sua vida útil e garantir sua operação suave durante todo o ano.

As baterias da instalação solar necessitam de uma manutenção anual, com o objectivo de que se mantenha o seu bom funcionamento e rendimento. Para isso, é necessário controlar: o nível do líquido eletrólito, a temperatura da divisão em que estão as baterias, o estado dos terminais e das conexões. Vamos analisar estes pontos em detalhe:

Manutenção do nível de líquido:

A principal acção de manutenção das baterias solares acontece com os modelos de ácido abertos, mais conhecidos como a bateria solar monoblock e a bateria de vasos OPZS e TOPZS. Estas precisam de um controlo periódico do nível de água destilada do seu interior, já que durante as reações químicas se vai evaporando água, pelo que é necessário que se adicione mais água de forma a que se mantenha o bom funcionamento da bateria. No plástico exterior da bateria, o fabricante indica, através de umas linhas, os limites máximo e mínimo do líquido eletrólito. Infelizmente, muitas vezes os utilizadores esquecem-se de repor a água, levando a que as baterias da instalação se danifiquem irremediavelmente. Neste tipo de casos, é recomendável a instalação de baterias sem manutenção, quer sejam as AGM, as de Gel ou as baterias OPZV de vasos selados. As baterias seladas AGM ou de Gel recombinam os gases que geram durante o carregamento e voltam a convertê-los em água destilada, que se volta a precipitar dentro da própria bateria. Assim, não há a necessidade de se adicionar água em nenhum momento da sua vida útil

Controlo da temperatura da divisão das baterias:

A temperatura do local onde se encontram instaladas as baterias irá influenciar o seu rendimento e vai determinar a sua capacidade. Para funcionarem de melhor forma, as baterias necessitam de uma temperatura o mais estável possível, por volta dos 20ºC. A temperaturas menores vai-se perdendo, paulatinamente, a capacidade de carga das baterias, enquanto que a temperaturas maiores se conseguirá que o eletrólito se evapore de forma mais rápida, pelo que a sua manutenção deverá ser mais frequente.
Se a divisão é um local com nenhuma ou muito pouca ventilação, é recomendável o uso de baterias seladas de forma obrigatória, já que de outra forma podem surgir problemas devido à acumulação de gases no habitáculo. Nunca se deve acender um fogo ou fumar dentro da sala das baterias.

Limpeza dos terminais:

Os terminais da bateria devem ser limpos com um pano seco e limpo antes de se realizarem as conexões e, novamente, de forma periódica uma vez por ano. É muito importante não tocar com as mãos ao mesmo tempo nos polos positivo e negativo de uma bateria solar. É obrigatório realizar a limpeza dos terminais um a um, de forma a evitar qualquer acidente.
Deve evitar-se que os terminais fiquem com uma capa branca de sulfitação, resultado de pouca manutenção do nível de eletrólito e que prejudica o contacto com os terminais e a passagem de corrente. Assim, devem escovar-se os terminais, com uma escova de latão, até que estejam completamente limpos.
Para uma maior segurança, no momento de desconectar os terminais, deve começar-se pelo polo negativo e depois pelo positivo. Para a sua conexão, deve começar-se pelo polo positivo seguido do polo negativo.
Recomendamos o uso de baterias com terminais de cobre em vez dos clássicos terminais de chumbo. O modelo mais utilizado é a bateria solar AGM da marca MHB de 250Ah de capacidade.

Controlo do estado das conexões:

Com o passar dos meses, é importante controlar o estado do cabeamento e das conexões, principalmente entre as baterias e o inversor de corrente. Pode acontecer que algumas conexões fiquem mais laças e que seja necessário voltar a apertá-las. Além disso, deve ver-se o estado do cabeamento e verificar-se sinais de algum aquecimento ou queimadura do plástico protector em algum ponto da instalação. O sobreaquecimento do cabeamento pode dever-se ao uso de um cabo demasiado delgado. Recomendamos que utilize esta aplicação para determinar o tamanho óptimo do cabo segundo a distância a percorrer e a quantidade de potência a distribuir: Aplicação para calcular a secção do cabo.

Outras recomendações importantes:

Para comprovar se uma bateria está a funcionar correctamente, deve afastar-se a bateria do resto da instalação para que seja carregada com uma fonte de energia externa, como, por exemplo, um grupo electrógeno ou um gerador eléctrico. Uma vez que o seu carregamento esteja completo, a sua voltagem deverá ser de 12,7V (bateria de 12V). Se a sua voltagem for menor, pode ter acontecido algo que danificou um dos seus 6 vasos, o que faz com que o seu uso neste estado possa provocar um mau funcionamento global do resto das baterias da instalação solar.
Nunca se deve deixar que a carga de uma bateria solar se esgote completamente, já que quando isto acontece não será possível voltar a carregá-las, inicialmente, com os painéis solares. Deverá haver uma base de energia dentro do acumulador para que o carregamento solar se volte a ligar e comece a carregar a bateria correctamente. Nestes casos, recomendamos que volte a encher a bateria até um mínimo de 25% da sua capacidade através de um grupo electrógeno. No caso de baterias que estejam há uns quantos dias com a carga mínima, recomenda-se que sejam completamente recarregadas antes de voltarem a ser utilizadas para os ciclos habituais de carga e descarga da instalação solar.