Os múltiplos usos da energia solar fotovoltaica na actualidade

A energia solar fotovoltaica é hoje a opção mais econômica para ter eletricidade em residências para o uso de eletrodomésticos e eletrodomésticos, equipamentos de bombeamento de água ou para a operação de piscinas, para o uso de luz, ferramentas e eletrodomésticos em fazendas. e pomares, bem como para fonte extra de energia em casas de motor e barcos.

Actualmente, a energia solar fotovoltaica já é uma alternativa rentável para que se disponha de energia eléctrica na habitação. Na Damia Solar combinamos os produtos de qualidade com um preço excelente, graças à nossa marca própria, a Ecosolar Green Energy Products. Trabalhar directamente com uma fábrica, sem intermediários, e os muitos anos de experiência no dimensionamento de kits ou instalações solares completas, segundo as necessidades de cada cliente, permite-nos oferecer soluções de qualidade aos nossos clientes.

Os aparelhos ou electrodomésticos que o utilizador final vai conectar na sua habitação determinam os componentes que estarão considerados no orçamento. Na energia solar, o mais importante é que os componentes funcionem bem durante muitos anos, algo que só se consegue com o tipo de painel adequado, com o inversor necessário e, sobretudo, com o uso da bateria adequada. Em muitas lojas, comete-se o grande erro de se venderem kits com baterias monoblock abertas, que não suportam os picos de arranque dos motores, pelo que acabam por ter uma vida útil nunca superior a 2 anos. Isto é visto muitas vezes em casos de clientes que nos chamaram para solucionarmos os problemas que as suas instalações solares, que foram realizadas por outras empresas, têm. Quando tal acontece, normalmente a Damia Solar aconselha o uso de baterias de Gel, que têm um preço ligeiramente superior mas uma vida útil bastante superior, de 10-12 anos, oferecendo também um rendimento muito maior e ainda um bónus, que é o facto de não necessitarem de manutenção. Assim, o investimento feito nas baterias será amortizado devidamente, muito mais facilmente do que caso se recorra ao uso de baterias solar monoblock que, ainda que sejam mais baratas, têm de ser substituídas de 2 em 2 anos. As instalações da Damia Solar não têm este problema, já que realizamos instalações solares bem dimensionadas de forma a que os nossos clientes estejam sempre contentes e satisfeitos.

Actualmente, há múltiplos usos para os quais se pode utilizar a energia solar:

– Para o uso autónomo de habitações, casas de campo ou quintas. É possível fornecer-se energia eléctrica quer seja para cobrir 100% dos consumos da casa, quer seja para, por exemplo, cobrir todos os consumos menos o do aquecimento, que é recomendável que se faça, também por exemplo, através de uma lareira a pellets, combinando-se assim o uso de energia de biomassa com energia fotovoltaica. Este tipo de instalações fotovoltaicas podem ir desde pequenas instalações para o uso de luz e para que se conectem pequenos aparelhos eléctricos, até instalações solares completas que visam dar resposta aos consumos diários de grandes electrodomésticos, da televisão, do micro-ondas, da máquina de lavar a roupa e da máquina de lavar a louça, por exemplo.

– Para o uso de bombas de água para rega ou bombeamento a partir de depósitos ou poços de água. Isto torna-se possível através do uso de bombas de água submergíveis ou de precisão, que funcionam com corrente continua e que são directamente conectadas aos painéis solares. O seu funcionamento também será autónomo e, portanto, não irá representar nenhum custo durante os muitos anos em que poderão ser utilizadas. Exemplo deste tipo de uso, é o das bombas de água solares para poços.

– Para o funcionamento autónomo da piscina. O kit de bombeamento de piscina inclui uma bomba solar de piscina, de corrente continua, que funciona durante todo o dia, recorrendo a poucos painéis solares, para que se depure a água da piscina. Começa a funcionar de forma progressiva, durante a manhã, e atinge o ponto alto do seu rendimento durante as horas do meio do dia. Graças a isto, estas bombas podem ser instaladas numa piscina em qualquer local, por mais remoto que seja, evitando-se assim a necessidade de se passarem cabos eléctricos. Exemplo disso, é o kit solar para piscina de 1CV.

– Para se dispor de electricidade em quintas e hortos. Para tal, pode recorrer-se aos kits de alimentação de luz interior, ferramentas de médio e grande tamanho, câmaras de vídeo para vigilância do gado, iluminação exterior de um recinto, etc..

– Para oferecer energia extra à autocaravana ou embarcação, recorrendo-se ao uso de uma instalação de painéis solares na cobertura. No caso das autocaravanas, utilizam-se painéis normais, no caso das embarcações, recomenda-se o uso de painéis solares flexíveis, de forma a que se superem as curvaturas da superfície deste tipo de veículos. Estas instalações solares permitem que se amplie a capacidade de consumo eléctrico e que se alcance uma maior autonomia diária. O tamanho da instalação dependerá do espaço disponível para que se coloquem os painéis, sendo que este espaço pode ser limitado.

Na Damia Solar também realizamos instalações à medida, para cobrir as necessidades eléctricas de qualquer cliente, considerando a potência dos seus consumos e os requisitos do local. Se estiver interessado numa instalação à sua medida, contacte-nos, sem qualquer compromisso, através do número 215 563 241 ou através do formulário de consumos eléctricos, disponível neste link: orçamento de energia solar. Pode, ainda, contactar-nos através do nosso endereço electrónico consulta@damiasolar.com. Temos todo o gosto em aconselhá-lo de forma profissional e em esclarecer todas as suas dúvidas relativas à sua instalação solar fotovoltaica. Asseguramos um preço competitivo e um orçamento que inclua o material necessário para o perfeito funcionamento, durante muitos anos, do seu futuro equipamento solar.