O que é uma ficha Schuko?

Quer saber tudo o que precisa de saber sobre a ficha Schuko? Dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre a ficha mais utilizada no nosso país, juntamente com a europlug!

Embora seu nome possa enganar você, o plugue Schuko já faz parte de sua vida diária. Sim Sim. É aquele plugue que você usa, por exemplo, para usar seus aparelhos ou eletrodomésticos que você tem em casa , entre muitos outros. Aliás, veja se não é comum você mesmo ver plugues desse tipo em quase todos ou em todos os cômodos da sua casa, no trabalho e até em qualquer tipo de estabelecimento que lhe vier à cabeça. Quer saber tudo sobre o plugue Schuko ? Contamos o que você precisa saber sobre o plugue mais usado em nosso país junto com o europlug !

O que é um plugue Schuko

É provável que até agora você tenha se referido a esse tipo de plugue com seu nome genérico, pois é o plugue convencional de uma vida, um dos mais comuns e o que você usa diariamente. É um plugue tipo F padrão , suporta até 16 amperes, é aterrado e compatível com tomadas europeias, CEE 7/4. Caso você não saiba, seu nome vem do alemão, Schutzkontakt , que significa “contato protetor”, e sua origem também está localizada neste país.

Características do plugue Schuko

À primeira vista, você o reconhecerá imediatamente, devido ao seu volume e formato padrão, e saberá diferenciá-lo muito bem do europlug, que tem uma aparência plana. Você quer ir mais longe? eis oPrincipais características deste tipo de ficha:

o A tomada e a ficha estão equipadas com contactos de protecção de terra : têm ganchos em vez de pinos.

o É composto por dois tampões cilíndricos de 19 mm de comprimento e 4,8 mm de diâmetro, com separação de 19 mm, destinados aos contatos de fase e neutro. Para aterramento, possui dois contatos planos nas laterais, localizados na parte superior e inferior.

o As tomadas são constituídas por uma cavidade para inserir a ficha.

o   Podem ser ligados com rotação de 180 graus graças à simetria das tomadas e fichas.

o Eles são geralmente usados ​​emCircuitos de 230 V e com correntes não superiores a 16 A.

o   Aceitam fichas do tipo C.

o Quanto às fichas macho, até à data, a maioria são fichas híbridas do tipo E/F . As tomadas em que se encaixam, por sua vez, costumam ser do tipo E e F.

Benefícios do plugue Schuko

Como você pode imaginar, o fato de o plugue Schuko fazer parte do nosso dia a dia não é por acaso. Esta ficha tem múltiplas vantagens que a tornam a preferida, juntamente com a europlug, de grande parte da população e dos fabricantes do nosso país:

o É uma ficha normalizada e muito utilizada , pelo que não necessitará de adaptadores para a utilizar.

ou é usado comtodos os tipos de dispositivos eletrônicos: liquidificadores, máquinas de lavar, laptops, extensões…

o É adequado e ideal para  uso diário . Se você usá-lo para recarregar baterias, por exemplo, certifique-se de que não irá esquentá-las.

o São compatíveis com tomadas europlug.

Como funciona o plugue Schuko

A única coisa que você vê de fora ao conectar um plugue Schuko é que ele se encaixa perfeitamente na tomada , cobrindo toda a cavidade. Nesse ponto, seu dispositivo está pronto para funcionar. Mas o que está acontecendo na parte que você não pode ver? Uma combinação de funcionalidade e segurança.

Primeiramente, por meio da trava de aterramento, oconexão de aterramento de proteção . Este é o passo antes de conectar os pinos neutro e de fase. Isso impossibilita que você toque nos pinos conectados. Através dos entalhes não condutores presentes como guias nas laterais do plugue, consegue-se maior estabilidade e, portanto, maior segurança ao estabelecer conexões grandes e pesadas.

Você tem alguma dúvida sobre o plug Schuko? Pergunte-nos!