O que é um disjuntor magneto-térmico?

No painel eléctrico da sua casa ou local, entre os vários interruptores, encontrará o disjuntor. A função deste dispositivo é interromper a corrente eléctrica a fim de proteger a instalação eléctrica, os aparelhos a ela ligados e, consequentemente, as pessoas que os estão a utilizar.

Desde que conheceu os nossos kits de consumo direto e as suas inúmeras vantagens, os painéis solares e a eletricidade despertam em si uma grande curiosidade. Portanto, você quer saber tudo sobre os componentes envolvidos na corrente elétrica. Ainda não sabe o que é um disjuntor magnetotérmico e porque ele é tão importante na sua instalação ? Continue lendo! Contamos tudo o que você precisa saber sobre disjuntores magnetotérmicos.

O que é um disjuntor magnetotérmico e para que serve

No quadro elétrico da sua casa ou das suas instalações, entre os vários interruptores, encontra-se o disjuntor magnetotérmico. A função deste dispositivo é interromper a corrente elétrica para proteger a instalação elétrica, os dispositivos a ele conectados e, consequentemente, as pessoas que os utilizam.

Em que situações o disjuntor

magnetotérmico dispara O seu disjuntor magnetotérmico interromperá a corrente elétrica em caso de sobrecargas ou curtos-circuitos .

·       Sobrecargas: sua instalação elétrica calculou uma potência específica e a fiação selecionada corresponde a ela. Quando você conecta vários dispositivos que consomem mais energia do que esse valor determina, as instalações superaquecem. Embora, frequentemente, essa sobrecarga não seja excessiva, então o aumento da temperatura não ocorre instantaneamente, mas se acumula. Se não for interrompido, esse superaquecimento pode levar a um incêndio. Antes que isso aconteça, o disjuntor desarma, interrompendo a alimentação.

curto-       circuito: quando dois condutores com potencial diferente entram em contato direto, seja por junção acidental de cabos ou devido a uma falha de instalação, é produzida uma grande elevação de corrente que pode causar um incêndio se não for eliminada imediatamente, como faz o disjuntor.

O que fazer quando o disjuntor magnetotérmico dispara
Caso a interrupção da corrente elétrica tenha sido causada por uma sobrecarga, basta desligar um dos dispositivos que você havia conectado no momento da parada e ligá-lo de novo. Por outro lado, se o disjuntor disparou devido a um problema de instalação, você deve resolver o problema antes de ligá-lo novamente. Em ambos os casos, você só conseguirá rearmar o disjuntor se tiver resolvido a situação que ocasionou o desligamento.

Que sistemas de proteção possui o disjuntor magnetotérmico
Este tipo de dispositivos possui dois sistemas de proteção em relação à passagem de corrente: um magnético e outro térmico.

Proteção magnética
Este tipo de proteção consiste em uma bobina localizada em série com a corrente que é acionada quando uma intensidade muito superior à nominal atinge sua circulação., que pode ser entre 5 e 10 vezes maior. A função dessa margem é evitar que o disjuntor dispare quando você conecta aparelhos com motores potentes que provocam altos picos de corrente quando conectados, como máquinas de lavar louça ou aspiradores. A proteção magnética se encarrega de proteger sua instalação contra curtos-circuitos e atua instantaneamente abrindo o circuito e cortando a corrente elétrica.

Protecção térmica
Esta protecção consiste numa lâmina bimetálica que se dobra em função da corrente que a atravessa. Neste caso, se houver uma corrente superior à corrente nominal suportada pelo disjuntor por alguns instantes, a chapa dobra mais do que deveria, fazendo com que o circuito elétrico se abra e interrompendo a corrente, evitando assim que a fiação da instalação elétrica queime. Isso se ativará quando você ultrapassar o consumo máximo de sua instalação, algo que acontece quando você conecta muitos aparelhos de alta potência ao mesmo tempo, como o aspirador, a secadora, a lava-louças…

Você tem mais perguntas sobre o disjuntor magnetotérmico? Pergunte-nos!