Monta Fácil também para os kits de autoconsumo solar. Sem imposto solar.

Todos os kits de autoconsumo solar da Damia Solar também incorporam, de forma gratuita, a pré-instalação Monta Fácil, segundo a qual realizamos, nas nossas instalações, a montagem dos componentes mais complexos do kit, de forma a simplificar ao máximo a montagem final aos nossos clientes. Assim, só será necessário conectar os cabos já preparados às tomadas de conexão do Monta Fácil de autoconsumo, o grampo do quadro eléctrico e ligar o inversor de rede à tomada para que comece a gerar a sua própria electricidade.

Agora, todos os kits de autoconsumo solar da Damia Solar também incorporam, de forma gratuita, a pré-instalação Monta Fácil, segundo a qual realizamos, nas nossas instalações, a montagem dos componentes mais complexos do kit, de forma a simplificar ao máximo a montagem final aos nossos clientes. Assim, só deverá conectar os cabos já preparados às tomadas de conexão do Monta Fácil de autoconsumo, o grampo do quadro eléctrico e ligar o inversor de rede à tomada para começar a gerar a sua própria electricidade. O objectivo é que qualquer pessoa possa realizar a montagem final de forma fácil e rápida.

Com os kits de autoconsumo, não é necessário o uso de baterias, como acontece com os kits solares de isolada, já que a energia gerada nos painéis solares passa pelo inversor de rede e é convertida em 230V, para que possa ser consumida de forma instantânea para alimentar iluminações, electrodomésticos ou dispositivos electrónicos que estejam a funcionar num determinado momento na habitação. Desta forma, estes aparelhos eléctricos utilizam a energia gerada pelos painéis solares, ao invés de utilizarem a electricidade da rede eléctrica, o que irá permitir uma poupança significativa na factura da companhia eléctrica no final de cada mês.

O famoso imposto solar, na verdade e actualmente, só afecta as instalações de autoconsumo de mais de 10 kilovolts de potência, que representam uma minoria, já que nas habitações se instalam kits de autoconsumo 2Kw ou kits de 4Kw. Além disso, os kits de autoconsumo solar da Damia Solar dispõe de um inversor com inibidor de rede, que evita que o excesso de energia seja vertido para a rede eléctrica quando a energia produzida pelos painéis solares superar a necessidade de energia da habitação. Assim, a companhia eléctrica não irá multar nunca o cliente por este verter energia para a rede, já que o inibidor detecta a energia excedente e corta a sua passagem. Por exemplo, caso se esteja a gerar, num determinado momento, 2000W e a habitação só esteja a consumir 1600W, o inibidor de rede irá evitar que os 400W excedentes sejam vertidos para a rede elétrica. Desta forma, os kits de autoconsumo da Damia Solar são os únicos sem imposto solar e com inibidor de rede já incorporado.

Há também que destacar que esta semana o Parlamento Europeu aprovou uma emenda que vem requerer a permissão do consumo de electricidade de fontes renováveis de produção própria sem a sujeição a impostos, taxas ou tributos de nenhum tipo, pelo que o imposto solar para instalações superiores a 10Kw tem os dias contados. Isto porque o bloqueio comunitário requer também que todos os Estados Membros da União Europeia garantam aos consumidores o direito de serem auto-consumidores de energias renováveis. Desta forma, cada vez mais as leis europeias serão firmes no favorecimento do autoconsumo solar e cada vez mais criam facilidades para que as pessoas possam gerara a sua própria energia, ainda que o estado português possa não estar a favor destas medidas. Além disso, todo o Parlamento Europeu pediu que a União Europeia eleve o objectivo das energias renováveis como fonte principal de alimentação até aos 35% em 2030, ao invés da meta actual, que é de 27%, para que assim se cumpram os objectivos do acordo de Paris, que é um conjunto de medidas focadas em combater as alterações climáticas. Tudo isto vem, por fim, favorecer o autoconsumo, de forma a que deixem de existir entraves no nosso país e se criem facilidades para que um dos países da Europa com melhor radiação solar e com mais horas de sol por ano possa, por fim, tornar-se na locomotiva da energia solar na Europa.

A energia solar é muito importante e não deve ser confundida com o autoconsumo solar, sendo importante separar aquilo que é o autoconsumo daquilo que é a energia solar de isolada ou autónoma, que é relativa aos sistemas em que a energia é armazenada em baterias solares para o uso sempre que o proprietário da instalação necessite, já que estas são instalações completamente autónomas e desligadas da rede eléctrica. Este tipo de instalações nunca tem nenhum tipo de imposto nem taxas associadas, já que não depende de ninguém, sendo auto-suficientes. São o tipo de instalações usadas em casas de campo, habitações de fim de semana ou de uso no verão, habitações de uso diário completamente desconectadas da rede eléctrica, quintas isoladas, entre outras.

Para esclarecer qualquer dúvida sobre os kits de autoconsumo da Damia Solar, pode ligar-nos, sem qualquer compromisso, para o número de telefone 215 563 241. Aconselhá-lo-emos de forma profissional para responder a qualquer questão ou dúvida que tenha sobre este tipo de sistemas de energia solar fotovoltaica.