Kits de autoconsumo solar com injecção zero para a rede

É necessário diferenciar as instalações de energia solar autônomas que armazenam a energia em baterias, e as instalações de autoconsumo solar em que a energia que é gerada é consumida imediatamente nos aparelhos elétricos conectados na casa.

Em primeiro lugar, para evitar confusões, é necessário entender a diferente entre as instalações autónomas, ou isoladas, e as instalações de autoconsumo, ou conectadas à rede:

– As instalações autónomas ou isoladas são, actualmente, as mais habituais e são aquelas em que a energia gerada é armazenada em baterias para o seu posterior consumo assim que o seu utilizador o deseje, recorrendo-se a um inversor de corrente de onda pura ou de onda modificada. Têm usos múltiplos em casas de campo, habitações comuns, quintas, hortos e em autocaravanas e embarcações.

– As instalações de autoconsumo não têm baterias, já que a electricidade gerada é consumida no mesmo momento pelos electrodomésticos e dispositivos conectados à habitação a cada momento. Além disso, nas instalações de autoconsumo utiliza-se um inversor diferente daquele que é utilizado nas instalações autónomas: um inversor de rede, que adapta a cada instante a energia gerada nos painéis solares. Os nossos kits de autoconsumo incorporam, também, um inibidor de rede que evita a injecção de electricidade em excesso na rede eléctrica.
Na Damia Solar dispomos de kits de autoconsumo solar através dos quais se ajuda o utilizador a reduzir a factura eléctrica no fim do mês. O funcionamento do autoconsumo é o seguinte:

– Tomemos como exemplo uma habitação na qual está em funcionamento um frigorífico, 2 estufas de 1000W, um televisor e vários pontos de iluminação. Calculemos que o consumo instantâneo é, num determinado momento, de 3000W. Neste caso, se dispomos de uma instalação de autoconsumo solar de 1000W, estes 1000W são directamente transferidos, através do inversor de rede, para o circuito eléctrico da habitação e serão absorvidos pelos aparelhos em funcionamento nesse momento. Graças a isto, estes só vão recolher 2000W à companhia eléctrica, em vez dos 3000W que iriam consumir em condições normais. Assim, na nossa factura só vão pesar os 2000W da rede, pelo que se consegue uma poupança em dinheiro que irá amortizar, em poucos anos, o investimento feito na instalação de autoconsumo solar.

A gama de modelos da Damia Solar vai desde o kit de menor potência, que é o kit de autoconsumo 500W, até aos modelos de 1000W, 1500W, 2000W ou mesmo o modelo de 4000W, que faz uso de 2 inversores de rede de 2000W de potência cada, sendo que estes funcionam de forma coordenada.

Existem duas formas de conectar as instalações de autoconsumo solar:

– Quando se podem instalar os painéis solares e o inversor de rede perto dos quadros eléctricos principais da habitação, o inversor de rede é directamente conectado ao inibidor de injecção zero através de um cabo eléctrico que transmite a electricidade gerada pelos painéis solares e pelo cabo de controlo de sinal. Depois, conecta-se o inibidor de rede ao quadro eléctrico.

– Nos casos em que os painéis solares e o inversor de rede se encontrem longe do quadro eléctrico principal da casa, pode providenciar-se a energia eléctrica conectando-se o inversor a uma tomada. Desta forma, este irá transmitir a electricidade aos aparelhos eléctricos que necessitem. Pelo seu lado, o inibidor de rede deve situar-se sempre perto do quadro principal e é necessário conectar o inversor de rede ao inibidor para que possa continuar a ser feito o seu controlo limitador da energia.

Por segurança, numa instalação de autoconsumo solar as conexões desde o inibidor de injecção zero até ao quadro eléctrico da habitação devem ser sempre feitas por um electricista qualificado.

Os kits de autoconsumo solar, ou os chamados kits solares de conexão à rede, incluem os painéis solares, o inversor de rede, o inibidor de injecção zero, a estrutura de alumínio e outros acessórios, como os cabos, caixa de conexões, conectores, porta-fusíveis, etc..

Na Damia Solar realizamos kits solares para todo o tipo de usos, adaptando-nos às necessidades concretas de cada cliente. Se está interessado em dispor de uma instalação solar, não hesite e contacte um dos nossos técnicos através do contacto telefónico 215 563 241 ou do formulário de contacto da nossa página web. Iremos realizar um orçamento para si sem qualquer compromisso, recorrendo aos componentes adequados e que lhe garantam um óptimo funcionamento da instalação durante muitos anos, para que possa usufruir de uma instalação fiável e cómoda.