Kit solar de 24V em caravana de 12V. Solução para espaço e potência limitados!

A utilização de kits solares de 24V numa caravana de 12V é a solução para uma potência solar máxima se tiver espaço limitado na sua autocaravana, autocaravana ou caravana este Verão.

Use um kit de 24V em vez de 12V para gerar energia em um motorhome

Depois de muitos anos de experiência na empresa na venda e instalação de kits para autocaravanas ou autocaravanas, o problema mais comum que costuma aparecer na hora de dimensionar este grupo de kits encontra-se em 2 situações cuja solução é igual em ambas:

– A primeira situação ocorre quando o cliente tem um alto consumo de energia elétrica e por ficar dias parado em um local, precisa obter o máximo de energia dos painéis solares, pois não a obterá através do alternador do veículo quando não estiver em uso. .

– A segunda situação ocorre quando há limitação de espaço no teto do motorhome devido a claraboias, arejadores ou antenas localizadas em locais que dificultam a colocação de vários painéis solares, por isso é necessário que o único painel que pode ser instalado gere potência elétrica máxima.

Tanto num caso como no outro, a solução passa pela utilização de  painéis solares de 24V  que, embora sejam maiores, também oferecem uma potência muito superior em Watts, ideal para estes casos.

O funcionamento de placas de 24V em um sistema elétrico com baterias de 12V operando como ocorre em autocaravanas é feito por meio de um regulador mppt que deve ter o dobro da capacidade de amperagem para poder realizar essa conversão e que a energia elétrica que chega às baterias é uma energia transformada com as mesmas características como se viesse de painéis solares de 12 volts.
O uso do regulador mppt é obrigatório tanto para painéis de rede (painéis de 60 células de 250W a 280W) quanto para painéis com 72 células de potência como 300W a 340W.
É uma conversão de 24 volts para 12 volts, que é necessária, ao contrário de um kit solar isolado 24V normal em que, para uso de placas de 72 células, não seria necessário um regulador mppt, mas com um Pwm básico seria o suficiente.
Na Damia Solar temos uma vasta gama de kits para autocaravanas com painéis 24V, sendo o mais potente o  kit autocaravana 680W .

Da mesma forma que em qualquer instalação solar, e concretamente numa autocaravana ou carrinha onde esteja colocado o módulo solar horizontal, recomenda-se uma manutenção periódica para a limpeza do vidro do painel. Sujeira, manchas de pássaros ou poeira reduzem seu desempenho, por isso não dói antes de iniciar uma viagem e quando você voltar. Passe um pano levemente úmido sobre sua superfície. No verão a radiação solar captada será a mais alta do ano e é conveniente favorecer as condições para que seja gerada a maior eletricidade possível.
Também é muito importante que a superfície do telhado onde se pretende colocar a estrutura esteja bem limpa para que a aderência seja ótima, pois é um veículo em movimento que transmitirá vibrações a partir de então.

Para mais informações pode contactar-nos em consulta@damiasolar.com ou aceder a
https://www.damiasolar.com/productos/kits-para-caravanas-95 com uma ampla variedade de kits para escolher. Todos os nossos kits para utilização em autocaravanas, autocaravanas ou caravanas incluem sempre tudo o que é necessário para uma fácil montagem. Inclui uma estrutura sólida de material ABS para os 4 cantos do painel e para ser fixado por meio de um poderoso adesivo na tampa do veículo, um prensa-cabo para introduzir a fiação do kit de conexão entre o painel solar e o regulador solar, incorporando os conectores já conectados. mc4 pronto para conectar. O regulador será do tipo pwm com tela LCD em painéis de 12V ou no caso de que tratamos neste blog post, um regulador mppt também com tela para conhecer e ter controle perfeito a qualquer momento do estado e elétrica geração da placa.solar.

Na Damia Solar somos  profissionais em energia solar , estamos em um setor em constante crescimento, a energia verde, e por isso continuamos aprendendo e melhorando a cada dia para oferecer a cada um de nossos clientes um tratamento próximo e soluções personalizadas para suas necessidades. Contacte sem compromisso e melhore a sua qualidade de vida e a autonomia da sua caravana neste verão.