Inversores solares: qual a potência a escolher

O inversor solar é um componente essencial de uma instalação solar fotovoltaica, pois transforma a corrente contínua que é gerada nos painéis solares e armazenada nas baterias, em energia de corrente alternada para uso doméstico, o que nos permite conectar qualquer dispositivo eletrónico da casa , pois operam em corrente alternada de 230V. O inversor solar deve oferecer potência maior do que a necessária. Por exemplo, se o consumo de energia no momento é de 1000W, é aconselhável adquirir um inversor de 2000W, desta forma o inversor trabalhará com metade da potência então não terá e stresse de funcionamento e possíveis problemas no equipamento serão evitados e durar mais tempo a vida útil deste dispositivo.

O que é um inversor solar?

 

Para abastecer nossa casa com energia limpa usando a luz do sol , apenas os painéis fotovoltaicos não são suficientes. Qualquer kit solar precisa de pelo menos uma outra peça chave: o inversor solar . Os inversores

solares são o componente responsável por transformar a corrente contínua dos painéis fotovoltaicos em corrente alternada para uso doméstico, com a qual trabalham os aparelhos elétricos, eletrônicos, etc.

Os inversores permitem o uso de consumo 220-230v alimentado por uma instalação solar. Se não tivéssemos o inversor solar, todo o consumo teria que ser em corrente contínua (12V, 24V ou 48V).

 

Tipos de inversores

 
Como discutimos em um post anterior , existem três tipos de inversores: Inversores

string ou chain : tipo de inversor centralizado padrão. Eles são geralmente usados ​​em sistemas fotovoltaicos de pequena escala. Neste caso, os painéis são conectados em série. A energia produzida é enviada para um único inversor, que geralmente fica no porão, na garagem ou na lateral da casa, e é transformada em corrente alternada.

Microinversores: tipo de inversor distribuído. Nesse caso, cada um de seus painéis solares possui um microinversor solar instalado. Por possuir vários microinversores, a transformação de corrente é realizada diretamente na própria tampa.

Otimizadores de energia : meio termo entre os dois anteriores, pois fica localizado no painel, mas é conectado e envia energia para o inversor string. Os sistemas com um otimizador costumam ser mais eficientes do que aqueles com apenas um inversor de string.

 

 
 

Operação do inversor solar

 
Assim que os painéis solares recebem luz solar, os elétrons nas células solares começam a se mover, fazendo com que a eletricidade de corrente contínua seja produzidaO que acontece é que essa corrente por si só não é válida para funcionar na maioria das residências, que costumam usar corrente alternada. É aí que o inversor entra em jogo.
 

Potência do inversor

 
Normalmente, o usuário de uma instalação solar sempre vai preferir optar por um inversor potente para não ficar aquém, mas é aconselhável sempre usar a potência adequada para suas baterias . Ir longe demais seria condená-los a uma duração muito curta.

Um inversor de 2,5-3kw em 24v, por exemplo, permite o funcionamento de muitos eletrodomésticos se for tomado cuidado para não colocar o maior consumo simultaneamente. Televisão, geladeira, bomba de poço ou máquina de lavar em ciclo frio não seriam um problema para esses poderes.

Para dimensionar o inversor solar, deve-se levar em consideração que, por exemplo, uma bateria de 550Ah em C10 nos dará 55Ah por aproximadamente 10 horas. Ao aplicar o corretivo por descara rápida, teríamos mais ou menos em 8 horas.

Dessa forma, o cálculo seria:

55Ah x 12V são 660W de inversor, com uma única bateria.

55Ah x 24V são 1320W de inversor, com duas baterias.

55Ah x 48V são 2640W de inversor, neste caso com quatro baterias.

 

 
Não hesite em contactar-nos para quaisquer perguntas ou dúvidas! Permanecemos à sua disposição no telefone de atendimento ao cliente 215 563 241 das 9h00 às 14h00 e das 15h00 às 19h00 de segunda a sexta-feira ou, se preferires, através do email consulta@damiasolar.com