Iluminação de painéis publicitários com energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é uma opção excelente para alimentar a iluminação dos painéis publicitários que encontramos nas ruas de vilas e cidades e para dar uma maior promoção e repercussão à empresa ou produto publicitado, já que irá permitir que o painel fique visível durante muito mais horas, graças à iluminação alimentada por energia solar, quer durante as noites de verão quer durante, e sobretudo, os dias de inverno, em que escurece mais cedo. Assim, a atenção de peões e condutores é captada quando circularem perto do painel publicitário durante mais horas.

A energia solar fotovoltaica é uma excelente opção para alimentar a iluminação de painéis publicitários que estejam em ruas de vilas e cidades e para garantir uma maior promoção da empresa ou do produto publicitado, já que irá permitir que se possa continuar a ver o painel publicitário mesmo depois de o sol se pôr e, sobretudo, durante o inverno, quando escurece mais cedo. Dispor de um painel publicitário iluminado com luzes alimentadas por energia solar já chama a atenção, por si só, quer dos peões, quer dos condutores que circulem perto do painel publicitário. Estes painéis publicitários costumam situar-se em locais públicos ou privados em que não existe acesso à rede eléctrica. Assim, graças aos painéis solares poderá passar a dispor de uma fonte de energia autónoma, que funcionará diariamente sem que isso represente nenhum gasto eléctrico, dado que os painéis solares convertem a luz do sol em electricidade que é armazenada na bateria da instalação solar. Na instalação da imagem, existem 2 painéis solares de 270W 24V, sendo que cada um deles gera energia que é armazenada na bateria de gel de 250Ah de 12V, graças ao regulador MPPT que permite o uso de painéis solares de 24V em sistemas de 12V.

Na Damia Solar, oferecemos o equipamento solar já preparado dentro de um armário de poliéster impermeável, do mesmo género dos que são utilizados para colocar os contadores de luz em zonas exteriores. O equipamento conta ainda com uma bateria solar que não requer manutenção, um regulador solar e um inversor de corrente de 230V, fusíveis e protecções. Desta forma, poderá fixar o armário na parte posterior do painel publicitário e conectar focos e painéis solares para obter um funcionamento completamente autónomo do sistema de iluminação do painel publicitário. Graças à iluminação por energia solar, todos os componentes são colocados na parte de trás do painel publicitário, enquanto os painéis solares e os focos podem ser colocados na parte superior do mesmo, utilizando-se peças e estruturas que vão depender das características de cada painel publicitário em concreto.

A energia fotovoltaica é há já vários anos uma opção rentável para gerar electricidade para múltiplas utilidades, quer seja para fornecer energia a casas de uso diário, quer seja para alimentar os consumos de casas de fim de semana ou de campo, especialmente utilizadas no verão, ou ainda para rega ou bombeamento de água em campos de cultivo ou a partir de poços e depósitos. Por fim, há também a possibilidade de se utilizar a energia fotovoltaica para iluminar painéis publicitários.

De forma a maximizar o impacto e o resultado do painel publicitário, é indispensável ter um acessório: um temporizador na saída do inversor de corrente, para que a iluminação seja utilizada durante poucas horas após o pôr-do-sol durante a semana, para que se possa dar prioridade a um maior uso durante os fins de semana. Isto porque é durante este período que há um maior movimento de veículos e pessoas que ficam expostas ao painel publicitário. De outro modo, a presença do painel publicitário acabaria por passar despercebida durante a noite e durante as tardes dos meses de inverno.

Nas instalações solares isoladas ou autónomas para painéis publicitários, os painéis solares captam a radiação solar e convertem-na em electricidade que, através do regulador de carga, é armazenada na bateria solar de gel selada que já vem incorporada e que não necessita de manutenção. Segundo a configuração que se tenha programado no temporizador, o inversor de onda pura do kit irá converter a energia de corrente continua em energia alterna a 230V, permitindo a conexão de focos de luz convencionais de 230V, sendo recomendável o uso de focos LED, devido ao seu menor consumo de energia e à maior potência da luz que emitem. Para os painéis publicitários de tamanho padrão, isto é, com 8 metros de comprimento por 3 metros de altura, que são os mais habituais, recomenda-se o uso de 4 focos LED de 50W de potência cada. Para painéis publicitários de 6 ou 4 metros de comprimento, aconselha-se o uso de 3 ou 2 focos, respectivamente. Além das protecções e dos fusíveis, será ainda necessário, para segurança, criar uma ligação à terra a partir do equipamento solar. Isto é, é necessário estabelecer uma ligação entre o solo e a caixa estanque de poliéster.

Se estiver interessado em instalar painéis solares com um kit solar para a iluminação do seu painel publicitário, contacte-nos, sem qualquer compromisso, através do número de telefone 215 563 241. Aconselhá-lo-emos de acordo com as características do seu painel publicitário, oferecendo-lhe a solução mais adequada.

Na Damia Solar somos profissionais da energia solar em Portugal e Espanha. Confie nos nossos técnicos para dispor de uma instalação solar fiável, bem dimensionada e que ofereça resultados de rendimento reais, tais como os que indicamos na nossa loja online e em cada um dos nossos orçamentos. Elaboramos as instalações com a bateria adequada e com o inversor de corrente correcto, segundo o tipo de consumos de cada cliente e recorrendo sempre ao número de painéis solares necessários para um funcionamento anual em habitações de uso diário ou para um funcionamento sazonal, dependendo de casos em que se trate de habitações de uso ao fim de semana ou de casas de campo, cujo uso é mais intensivo durante a temporada do verão. Temos soluções para o autoconsumo solar, para kits de rega, bombeamento, para o uso em autocaravanas, embarcações, para a iluminação de painéis publicitários e para muito mais.