Conheça os 3 tipos de instalação solar: autónoma, de autoconsumo ou central

No blog desta semana vamos explicar em detalhes as características dos três tipos de instalação solar que podem ser realizadas hoje: a instalação solar autônoma ou isolada, a instalação de autoconsumo ou a fazenda solar.

Nesta entrada semanal do nosso blog da Damia Solar, vamos esclarecer as dúvidas que alguns clientes possam ter quanto aos 3 tipos de instalação solar que se podem realizar nos dias de hoje. As características e detalhes de cada um dos tipos de instalação solar são diferentes, conforme estas são de isolada, de autoconsumo ou uma central de produção fotovoltaica.

Em primeiro lugar, vamos falar das instalações solares autónomas, também conhecidas como instalações solares de isolada. Estas dispõem de baterias em que se armazena a energia que é gerada durante o dia pelos painéis solares. Deste modo, o utilizador poderá recorrer a essa energia a qualquer momento, quer seja para responder ao consumo de iluminação, para conectar dispositivos electrónicos, para conectar electrodomésticos da casa ou, ainda, para ferramentas de bricolage. As instalações solares autónomas são completamente independentes e são dimensionadas de acordo com as necessidades eléctricas de cada cliente, pelo que se deverão conseguir cobrir, perfeitamente, todos os consumos da habitação, pelo que não irá precisar da electricidade da rede eléctrica. Estas instalações de isolada permitem também, caso se deseje, que se possa conectar um grupo electrógeno de apoio, de forma opcional, cujo uso acontecerá apenas em casos muito excepcionais, como quando se passar uma semana inteira sem sol ou quando existir um consumo pontual muito superior ao estabelecido durante o dimensionamento da instalação solar. Isto é, o seu uso será de apoio, nunca irá substituir a instalação solar, sendo que esta deve funcionar sempre através dos painéis solares, obtendo assim electricidade gratuita que permite amortizar o investimento feito no equipamento em poucos anos. As instalações solares autónomas são cada vez mais comuns em Portugal, em casas de uso diário, em casas de campo, em quintas e quintas de gado, em hortos familiares, em naves industriais, etc.. O constante aumento do preço da luz fez com que muitas pessoas dessem o passo de se desconectarem da companhia eléctrica em absoluto, para que possam dispor de electricidade gratuita.

Em segund lugar, vamos falar sobre as instalações de autoconsumo solar, sendo que estas são as instalações solares em que a energia é consumida no mesmo momento em que é gerada. Isto é, a electricidade produzida num determinado momento pelos painéis solares, será distribuída pelo circuito eléctrico da habitação, para que os electrodomésticos e os consumos conectados recorram a esta electricidade, ao invés de usarem a energia produzia pela companhia eléctrica. Neste tipo de instalações não se usam baterias para que se armazene a energia, dado que o consumo é instantâneo, ou seja, feito a cada momento. Actualmente, a lei de Espanha de autoconsumo solar penaliza o verter de energia para a rede, mas esse problema é solucionado pelo inibidor de rede Ecosolar, exclusivo da Damia Solar, que evita que se verta na rede qualquer excedente de energia gerada pelos painéis e que não seja consumida na habitação. Assim, não fica preso à opção de uma grande instalação de autoconsumo para poder poupar na factura eléctrica, já que a Damia Solar oferece, por exemplo, um kit de autoconsumo de 500W. Esta opção, simples e barata, inclui 2 painéis solares de 250W, o inversor e o inibidor de rede. A nossa gama de kits solares de autoconsumo cobre desde os 500W até aos 10 quilowatts de potência (10.000W).

Em terceiro lugar, vamos falar sobre as centrais de produção fotovoltaica, que são aquelas centrais que qualquer um de nós já pode ter visto no meio de campos, formadas por grandes extensões de painéis solares, colados em seguidores solares. Este tipo de instalações tornou-se muito popular há 10 anos, período durante o qual se tornou rentável, graças à subvenção que o governo pagava na altura. A sua instalação hoje em dia é quase residual.