Como são reciclados os painéis solares?


A reciclagem hoje traz inúmeros benefícios para o meio ambiente, mas também representa outras vantagens para a empresa. Graças à reciclagem de  painéis solares  , grandes quantidades de metais, plásticos e vidros podem ser recuperados para reintroduzi-los no processo produtivo para a produção de novos produtos.


De acordo com um estudo de 2017, a plataforma Recycla, principal plataforma que trata da gestão de resíduos dos fabricantes de painéis fotovoltaicos, recolheu nesse ano 125 toneladas de painéis fotovoltaicos, o que permitiu recuperar 94 toneladas de vidro, 15 de metais e 2,5 de plástico .

Esta plataforma estima que após alguns anos de paragem da energia fotovoltaica, a atracção dos próximos anos irá aumentar os painéis solares e, consequentemente, também a sua reciclagem. Pois bem, quando a sua vida útil acabar (estima-se que um painel solar dure cerca de 20-30 anos) terão de ser descartados ou recuperados através da reciclagem. Dessa forma, uma organização poderá se beneficiar dos conselhos mesmo no final de sua vida útil.

Também se estima que em 2020, a maioria dos painéis fotovoltaicos que foram instalados em Espanha nos últimos anos chegarão ao fim da sua vida útil. Haverá então 35.000 toneladas de resíduos solares na Europa.
 
Para que também você possa beneficiar das vantagens da reciclagem de painéis solares, preparámos um artigo especificamente dedicado a esta questão.
Formas de reciclagem de painéis solares
Os painéis fotovoltaicos podem ser quase inteiramente reciclados porque são feitos principalmente de vidro e alumínio. Dois materiais que são fáceis de reutilizar, uma vez que não são classificados como resíduos não perigosos.

Segundo o programa de sistemas fotovoltaicos da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), até 2050 os painéis fotovoltaicos poderão atingir a cifra de 78 megatons em todo o Planeta. No entanto, por meio de sua reciclagem e recuperação, 2.000 milhões de painéis poderiam ser produzidos novamente. 

Isso significa que, se for realizado um procedimento correto de reciclagem de painéis fotovoltaicos, a produção de energia solar implicaria em um processo ainda mais sustentável e respeitoso com o meio ambiente.

Até agora, dois processos são usados ​​para a reciclagem de painéis solares: térmico e mecânico. 

Reciclado térmico

A técnica de reciclagem padrão é baseada no tratamento térmico e consiste na queima dos plásticos para separar as células do vidro. Isso é cerca de 80% do painel.

Em seguida, são realizados diferentes processos químicos para remover a camada antirreflexo, se houver, e separar os contatos metálicos. 

Bolachas de silício também podem ser reutilizadas. Este material pode ser reciclado até quatro vezes.

reciclagem mecânica

A segunda técnica de reciclagem utilizada é a mecânica. Consiste em lixar todo o painel desobstruído de sua moldura e depois ser trabalhado por processos químicos.

É triturado para extrair os materiais e depois processado para obter materiais secundários.

Ambos os processos são realizados em usinas de reciclagem. Em 2012, a primeira usina de reciclagem de painéis solares da Espanha foi construída em Zaragoza.

Precisamente, desde esse ano a reciclagem de painéis fotovoltaicos é obrigatória por lei.

A obrigação de reciclar os painéis fotovoltaicos

Desde 2012, os produtores de painéis solares têm a obrigação de reciclar os painéis solares que já não são utilizados. Isso é regulado por um regulamento da União Europeia. A diretiva para a reutilização de dispositivos elétricos e eletrônicos (REEE) 2012/19 UE.

De acordo com a legislação comunitária em vigor, os fabricantes de placas têm a obrigação de recolher e reciclar essas placas quando o seu ciclo de vida útil termina nos diferentes países da União Europeia. Um regulamento apoiado pelo Real Decreto 110/2015 que exige a reciclagem de painéis solares.

Você pode entrar em contato com Damià Solar, seu especialista em painéis fotovoltaicos, para esclarecer qualquer dúvida ou preocupação!