Como são as baterias de gel?

A crescente utilização de painéis solares contribui para o aumento das energias renováveis ​​no nosso país . Algumas instalações que acumulam o calor obtido e permitem aproveitar a energia quando as condições climáticas não são dadas, precisam de baterias solares. Existem diferentes tipos de baterias.

Neste artigo explicamos o que são as baterias de gel, seu funcionamento mais destacado e as principais vantagens que fazem deste tipo de bateria a mais utilizada atualmente.

O que são baterias de gel? As baterias

de gel são compostas por um eletrólito em gel   e são reguladas por uma válvula VRLA (ácido de chumbo regulado por válvula). Possuem vedação hermética e não requerem manutenção. A principal vantagem que oferecem é a duração e a segurança , pois se a bateria tombar acidentalmente, nenhum líquido será derramado. Nós explicamos como funciona. O funcionamento das baterias de gel Seu funcionamento é simples. Enquanto a bateria está carregando, são gerados gases que posteriormente se transformam em água dentro da bateria. Isso torna as baterias muito limpas e seguras de manusear.

Durante o período de carga, ocorrem pequenas rachaduras no gel que fazem com que os gases liberados durante a gaseificação se recombinem. Embora a recombinação não seja completa, em condições normais de operação não é necessário adicionar água durante a vida útil da bateria.

Para evitar que a pressão no interior da bateria aumente excessivamente devido à libertação de gases não recombinados, cada uma das células do acumulador solar possui uma válvula reguladora de pressão capaz de reduzir o excesso de pressão e evitar a contaminação por agentes externos.

Esclarecidas as principais características do funcionamento das baterias de gel, vejamos suas vantagens mais marcantes.

Os principais benefícios das baterias de gel

As vantagens mais marcantes das baterias de gel prendem-se com a duração, versatilidade, manutenção, tipo de descargas suportadas e tolerância climática:

Maior duração . Como o eletrólito está na forma de gel, a evaporação é menor, por isso dura mais. Ele também tem mais ciclos de carga e descarga. Mais do que outros tipos de bateria. Em condições normais, as baterias de gel têm uma duração de 12 anos.

Pouca manutenção . É perfeito para colocar em instalações remotas onde o seu funcionamento não é controlado diariamente, pois tem uma auto-descarga muito baixa.

Suporta downloads mais profundos . Suportam descargas profundas de até 80% sem afetar a vida útil da bateria.

Tolerância a altas e baixas temperaturas. Eles resistem bem em locais com mudanças bruscas de temperatura e com contrastes no clima. Como o líquido resiste ao congelamento, essas baterias são amplamente utilizadas em refúgios de montanha.

Uma das nossas baterias de gel estrela é a bateria de gel Ecosolar 250Ah C100 . É de capacidade máxima e sua relação custo-benefício é imbatível. Tem dúvidas sobre qual a bateria mais indicada para a sua instalação? Pergunte-nos! Iremos ajudá-lo através do e-mail consulta@damiasolar.com ou através do telefone de apoio ao cliente 215 563 241. Na Damia Solar temos uma grande oferta em baterias de gel e pode comprar as que necessita para a sua instalação fotovoltaica e assim poder aproveitar as vantagens do uso de energia renovável.

Similar Posts