Como poupar electricidade na minha casa de campo?

A energia solar é uma das melhores alternativas para ter eletricidade em sua casa de campo, fazenda ou terra. Desde que permite anular os custos de geradores de eletricidade e ter eletricidade gratuita por muitos anos, uma vez que a instalação solar é concluída. Que pode ser ajustado ao seu consumo com uma instalação básica ou mais completa.

No nosso país, há uma grande quantidade de famílias com quintas e casas de campo onde passam as tardes de verão, os fins-de-semana ou as férias. Nada é melhor para se desligar do trabalho e da vida urbana. No entanto, esta tranquilidade é, em muitos casos, cortada pela necessidade de se por em funcionamento um gerador eléctrico para fazer funcionar a electricidade do local. Destes, vai resultar não só o ruído, mas também o gasto económico em combustível e as viagens rotineiras à bomba de gasolina.

Hoje em dia já existe uma forma muito mais cómoda e rentável para que disponha de electricidade sem as preocupações dos gastos extra. Estamos a falar das instalações de energia solar de pequeno ou médio tamanho, dependendo das suas necessidades de consumos eléctricos.

Nos últimos 10 anos, e mais concretamente nos últimos 5, a energia solar teve um grande crescimento, não só pelo número de instalações que foram realizadas, mas também, e sobretudo, pelo avanço tecnológico que se deu nos seus componentes e pela grade redução de custos, associada às economias de escala que são favorecidas pela grande procura destes equipamentos:

– Os avanços no fabrico dos componentes foram muitos e permitem que hoje existam equipamentos de energia solar isolada de grande fiabilidade e com uma vida útil superior aos 25 anos. Os componentes que mais melhoraram as suas prestações foram os inversores de corrente e as baterias solares. Os inversores oferecem desde pequenas potências de 300W, até capacidades capazes de responder a consumos habituais de uma casa com potências de 4000W, 6000W e 8000W nominais. Significa isto que quando se estiver na casa de campo se pode ligar qualquer electrodoméstico que utilizaria na sua habitação normal: máquina de lavar a roupa, frigorífico, congelador, televisão, cafeteira, micro-ondas, placa de indução para a cozinha, etc..

– A redução de custos permitiu que a energia solar possa competir, ombro a ombro, com qualquer outra fonte de energia e que esta se possa tornar numa alternativa rentável quando comparada com a companhia eléctrica. O preço dos painéis solares sofreu uma redução de 60% nos últimos 5 anos, o que faz com que as instalações solares sejam cada vez mais fáceis e rápidas de amortizar. Desta forma, graças à garantia de 25 anos dos módulos fotovoltaicos, pode disfrutar-se de electricidade grátis durante muitos anos, ainda bem depois de se ter dado a amortização da instalação.
Significa isto que se passou de instalações pouco fiáveis e que só cobriam o gasto eléctrico de várias bombas de água e de algum outro dispositivo, para instalações sérias capazes de dar resposta a qualquer tipo de consumo de aparelhos eléctricos, por mais complexos e exigentes que sejam. Deste modo, hoje em dia a energia solar de poupança é uma realidade e as instalações oferecem excelentes desempenhos.
As instalações podem ser realizadas pouco a pouco, conforme se vai aumentando o consumo total da quinta, ou podem ser feitas directamente, optando-se por uma instalação que dê resposta a todos os consumos previstos.
Há que destacar, também, que com uma instalação solar se pode aproveitar o grupo electrógeno como energia de apoio ocasional, quer seja para cobrir picos de consumos muito altos, quer seja para atenuar os efeitos de um mau clima que se prolongue durante várias semanas (casos excepcionais). Desta forma, aproveita-se o facto destes grupos electrógenos já existirem e consegue-se a sua integração sem que isso resulte em gastos acrescidos com a instalação solar.

Na Damia Solar oferecemos 2 alternativas para a sua instalação solar:

– Por um lado, kits solares já pré-desenhados para um gasto eléctrico determinado, que se encontram como produtos na nossa loja online. Oferecemos uma ampla gama que vai desde kits muito básicos, como o kit solar 300W, até aos kits completamente autónomos de 6000W de potência.

– Por outro lado, oferecemos a realização de um kit à medida, bem ajustado às previsões específicas de consumos relativos à sua quinta, casa de campo, garagem, habitação, horto, etc.. A principal vantagem de realizar um kit à medida é que este se irá ajustar ao máximo aos seus consumos reais e será baseado na radiação solar que existe no seu município. Deste modo, a instalação não será nem grande demais nem inferior às suas necessidades.

Recomendamos sempre que as instalações sejam dimensionadas e desenhadas por empresas especialistas em energia solar, como é o caso da Damia Solar, já que é importante conhecer os motivos que levam à escolha de um tipo de bateria determinado, à selecção do inversor solar e do regulador, assim como do tipo de painel solar. Afinal, caso se dimensione mal algum dos componentes, vão existir consequências negativas para toda a instalação, cujo rendimento será prejudicado. Além disso, o cliente pode ficar com uma imagem da energia solar muito satisfatória ou insatisfatória, sendo fundamental relembrar que a boa imagem da energia solar é importante para o seu desenvolvimento.

Se necessitar de contactar a Damia Solar, pode ligar para o 215 563 241 e irá ser atendido por um dos nossos técnicos, sem compromisso e com profissionalismo total. Também nos pode enviar um email para consulta@damiasolar.com.