As vantagens das baterias de gel

As baterias de gel são ideais para uso em instalações de energia solar, pois oferecem uma faixa útil de 12 anos, manutenção zero e um alto número de ciclos de descarga profunda. Graças ao seu eletrólito gelificado, eles são mais resistentes a baixas temperaturas e apresentam um melhor desempenho ao longo dos anos.

As baterias de gel são um dos tipos de bateria mais utilizados, já que estas oferecem altas prestações e vantagens quando comparadas com outros modelos de baterias solares. São compostas por um eletrólito gelificado (a que se deve o seu nome) que faz com que não possa haver nenhum tipo de derrame caso se derrube a bateria por acidente, ao contrário do que poderia acontecer com uma bateria de ácido-chumbo convencional. Assim, podem ser colocadas em qualquer posição e orientação, de acordo com o que for mais prático para a instalação, o que pode ser útil até para resolver uma limitação de espaço para a colocação das baterias solares. Tal como as AGM, as baterias de gel vêm num invólucro selado e não requerem manutenção, já que o gás do seu interior se recombina, evitando-se assim perdas de água.

Uma bateria de gel tem uma vida útil de 12 anos, superior aos 8-9 anos que oferecem as baterias AGM e muito maior que a vida das clássicas baterias solar monoblock, que ronda os 4-5 anos. Deste modo, estas baterias são um bom investimento para quem não quiser investir tanto quanto é necessário para obter baterias estacionárias (OPZS, TOPZS, ROPZS, OPZV…) ou para instalações de tamanho médio em que não sejam necessárias baterias tão potentes quanto as estacionárias. Um exemplo de bateria solar de gel que é recomendável pela sua relação preço/qualidade, é o modelo de 250Ah da marca Ecosolar: bateria gel 250Ah. Graças à sua longa vida útil, o investimento no equipamento solar amortizar-se-á ainda mais, dado que os acumuladores são um dos elementos mais caros da uma instalação, pelo que quanto mais longa a sua duração melhor o retorno do investimento.

Esta vida útil mais longa é conseguida graças à grossura das suas placas e à alta densidade do seu material activo, em forma de gel, que permite obter um rendimento melhor que o de outras baterias para o uso solar. Além disso, por dispor de melhores placas e grades, a sua resistência à corrosão é favorecida e obtém-se um funcionamento óptimo com o passar dos anos.

As baterias em formato gel oferecem condições de funcionamento perfeitas para o uso em instalações solares, já que permitem um elevado número de ciclos de carga e descarga durante muito tempo, além de que podem suportar descargas profundas até 80% sem que isso afecte a sua vida útil. Além disso, ao dispor de uma autodescarga muito baixa, este tipo de bateria resulta numa grande vantagem para aquelas instalações que se encontrem mais afastadas ou onde não exista um controlo diário do seu funcionamento.

Outra vantagem é a sua boa tolerância às temperaturas altas e baixas. É a bateria ideal para se colocar em locais com climas frios ou onde se façam sentir temperaturas muito baixas durante o inverno, já que graças à densidade do seu eletrólito estas baterias dispõem de uma boa resistência ao congelamento e suportam temperaturas muito mais baixas que baterias como as AGM, solar monoblock ou as estacionárias OPZS. Por este motivo, são muito utilizadas em refúgios de alta montanha ou em qualquer tipo de habitação em que exista alterações bruscas de temperatura entre o dia e a noite.

Todos os kits da Damia Solar para habitações, quintas ou piscinas que sirvam o uso de electrodomésticos e motores, e que antes incorporavam as baterias AGM, têm agora incluídas as baterias de Gel. Desta forma, aumentámos ainda mais a vida útil dos nossos kits e a sua rentabilidade, já que mantemos os mesmos preços. Por exemplo, o kit solar gel de 1500W de uso diário, funciona a 12V e incorpora o melhor material solar a um preço muito competitivo.

Assim, a bateria de gel é a melhor bateria solar para o uso em instalações fotovoltaicas em que não se deseje instalar baterias de vasos ou estacionárias e em que seja necessário obter uma maior duração da vida útil da bateria mantendo a melhor relação qualidade/preço.

Se deseja informar-se ou obter um orçamento à medida da sua futura instalação solar, não hesite e contacte, sem compromisso, um técnico da Damia Solar através do número de telefone 215 563 241, através do email consulta@damiasolar.com, ou, por fim preenchendo o formulário de orçamento solar. Os nossos técnicos vão aconselhá-lo sem compromisso e esclarecer as suas dúvidas para que a sua futura instalação solar funcione de forma óptima durante muitos anos e para que se melhore a sua comodidade, permitindo-se que utilize todo o tipo de dispositivos eléctricos na sua casa usufruindo da energia gratuita do sol.