Ampliámos a gama de kits solares para autocaravanas e embarcações.

Com os novos kits da Damia Solar de 160W, 320W e 540W para autocaravanas e embarcações, ampliámos o catálogo de kits para a temporada de 2018, reforçando também o número de kits que já incluem bateria secundária para as caravanas e furgões. Estes têm medidas adequadas para uma boa relação tamanho/capacidade, de forma a que se aproveite o espaço limitado do interior do habitáculo. São ideais para que se disponha de energia eléctrica extra em barcos à vela, barcos a motor e em todo o tipo de veículos.

Dentro de poucos meses, irá chegar, novamente, o bom tempo e a vontade de sair em viagem de lazer ou em aventura com a sua autocaravana durante os fins de semana, com a sua casa sobre rodas ou furgoneta, para que posa disfrutar de viagens na natureza, quer seja em bosques, quer seja na montanha, ou ainda para saciar a vontade de navegar no mar com o seu barco a vela ou embarcação a motor, para que possa relaxar com os seus amigos, companheiros ou família.

Para que tal seja possível, na Damia Solar ampliámos a gama de kits para autocaravanas e barcos com os novos kits de 160W, 320W e 540W para veículos e com o kit para embarcações de 540W, 320W e 160W. Além disso, ampliámos também o catálogo de kits de autocaravana com bateria orientado para as autocaravanas ou furgões que disponham de uma bateria secundária antiga ou que não disponha de nenhuma. Para estes casos, desenhámos os kits de autocaravana com bateria incorporada, de 160W e 320W, utilizando a bateria Ecosolar AGM de 150Ah (110Ah C10) e, caso necessite de mais potência, dispomos ainda do kit de 500W e do kit solar de autocaravana 540W com bateria Ecosolar de Gel 250Ah C100 (200Ah C10). A bateria secundária da autocaravana, também denominada bateria de consumos internos, é muito importante, já que é sobre esta que recaem os consumos do uso dos electrodomésticos e dos dispositivos electrónicos que os ocupantes do veículo vão conectar. É por este motivo que é tão importante poder dispor de uma fonte de energia autónoma e gratuita, como é o caso do sol, para que se possa levar electricidade extra para esta bateria. Desta forma, reduz-se significativamente a necessidade de ligar a autocaravana de cada vez que se deseja carregar as baterias ou evita-se a necessidade de pôr o veículo em circulação a cada vários dias só pela obrigação de gerar energia, quando o que se deseja é estar parado num local o máximo de tempo possível.

Quer os kits de embarcações, quer os kits de autocaravanas estão completos, incluindo o painel ou painéis solares, o regulador de carga, os cabos solares, os conectores, os passa-cabos de fibra para que se consiga passar o cabo do exterior para o interior da cobertura, as estruturas de fibra para que se coloquem os painéis solares e, ainda, o adesivo de poliuretano que serve para fixar estas estruturas à cobertura de forma segura. A instalação é fácil e rápida de realizar para qualquer pessoa. Nos kits de autocaravana também se inclui a bateria secundária, que é a bateria AGM 150Ah da Ecosolar, visto que tem as medidas ideias para poder ser instalada dentro do veículo, aproveitando o espaço limitado existente, já que mede apenas 33 cm de comprimento, 17,5 cm de largura e 22 cm de altura. Estas baterias não requerem manutenção, dado que são seladas, o que é muito importante, visto que, ao contrário das baterias de chumbo abertas, as baterias AGM e as baterias de Gel não emitem gases, podendo assim ser colocadas em espaços habitados.

No kit de autocaravana de 500W e no de 540W de potência, utilizam-se painéis solares de 270W 24V de 60 células policristalinas, para que se aproveite ao máximo o espaço disponível para gerar estas potências e, para isso, utiliza-se também um regulador MPPT em vez do regulador normal, para que seja possível usar painéis de 24V num equipamento que funciona a 12V, como é o caso das autocaravanas e das embarcações. É necessário usar o regulador MPPT de 40A de capacidade para que se permita esta conversão a 12V, mantendo-se a potência dos painéis de 24V dos kits.

Uma vez que é necessário colocar os painéis na posição horizontal, neste tipo de painéis ainda tem mais importância o uso de painéis policristalinos, já que oferecem o mesmo rendimento que os monocristalinos quando estão a receber a radiação directa do sol, porém são ainda capazes de captar melhor a radiação difusa, que é a que chega aos painéis quando o sol não incide sobre estes directamente.

No caso de se dispor de uma superfície curva na autocaravana ou na embarcação, que pode dificultar a fixação da estrutura, é mais recomendável optar por instalar os kits com painéis solares flexíveis, já que estes se adaptam muito bem a estes tipos de coberturas.
Para obter mais informações, pode contactar a Damia Solar, sem qualquer compromisso, para que o possamos aconselhar da melhor forma possível a dar resposta às suas necessidades concretas de electricidade para a sua autocaravana ou embarcação. Dispomos de número de apoio ao cliente (215 563 241), através do qual iremos informá-lo e ajudá-lo tendo em conta a sua situação específica e, caso seja necessário, pode ainda pedir que lhe realizemos o dimensionamento e o orçamento da instalação à medida, utilizando o tipo de painel solar que mais se ajuste às características e limitações de espaço da sua cobertura.