A sua instalação solar não rende bem durante o inverno? Soluções!

Se a sua instalação solar não rende bem durante o inverno, isso pode dever-se ao facto de estar mal dimensionada para o uso anual ou devido ao excesso de consumos estabelecidos na hora de dimensionar o equipamento solar. Vamos ver soluções para deixar a instalação pronta e a funcionar bem.

A entrada do blog desta semana é indicada para as pessoas que tenham instalações solares que funcionam bem durante os meses quentes do ano, que correspondem aos dias com maior número de horas de sol, mas que durante os piores meses do ano, e todos os anos, apresentam problemas importantes relativos à insuficiência de energia gerada e acumulada nas baterias solares. Estes problemas costumam acontecer durante os meses do inverno, isto é, durante Novembro, Dezembro e Janeiro, ou seja, quando o percurso do sol no céu é mais baixo, o que resulta em menos horas de luz e, assim, em menos energia gerada pelos painéis solares, quando se comparam estes meses com outros meses do ano.

Este problema pode acontecer, principalmente, por duas causas:

– A primeira causa deve-se a um mau dimensionamento durante a montagem da instalação, que muitas vezes é levada a cabo sem que se tenha em conta a menor radiação solar dos meses do inverno. Isto faz com que os problemas não se verifiquem durante os meses da primavera e do verão, visto que há muita radiação solar durante esta parte do ano. O problema surge no inverno, quando a radiação é apenas 40% da radiação solar captada no verão. É por este motivo que é tão importante que o kit solar de uso anual seja dimensionado tendo em conta o mês com menor radiação: Dezembro. É isto que fazemos na Damia Solar, de forma a garantir o bom funcionamento do kit durante todo o ano.

– A segunda causa deve-se ao facto de o utilizador estar a realizar um consumo eléctrico maior na habitação do que aquele que foi inicialmente previsto quando se realizou a instalação solar ou quando se fez a compra do kit solar. Isto leva a que o dimensionamento actual de um determinado equipamento solar seja insuficiente.

Para solucionar o problema, na Damia Solar pedimos-lhe que nos indique quer os aparelhos que utiliza, quer o número de horas em que estes são usados. Por outro lado, pedimos ainda que nos indique os componentes actuais da sua instalação solar, como os painéis solares e a sua potência, a capacidade das baterias e as potências do inversor e do regulador solar. Com estes dados, podemos identificar qual é a causa dos problemas da instalação solar e indicar-lhe a melhor solução para que passe a funcionar sempre bem e de uma forma óptima ao longo de todo o ano. Na maioria dos casos, através do cálculo que realizamos, basta adicionar painéis solares para que se cubra o défice de captação de energia solar durante os meses de baixa radiação. Por outro lado, há instalações em que o problema possa estar relacionado com a falta de capacidade de armazenamento de energia nas baterias.

Também verificamos se tem a espessura de cabo adequada em cada um dos tramos da instalação. Isto porque é frequente que se encontrem equipamentos com secções de cabos demasiado delgadas, de 1,5mm2 ou 2,5m2, como se se tratassem de equipamentos para corrente alterna a 230V, quando se deveriam utilizar cabos muito mais grossos nas partes em que a corrente é continua, que são as secções entre os painéis solares e o inversor. Estes erros no cabeamento significam perdas de tensão e energia em todo o circuito e um problema grave no funcionamento global. Por exemplo, para unir painéis entre eles, o mais habitual é que se utilize um cabo solar de 10 mm2.

Seja qual for a causa, iremos dar-lhe uma solução adequada e que seja equilibrada tendo em conta as suas necessidades. Consideramos sempre a funcionalidade da instalação solar e o material solar adequado a utilizar, que pode variar segundo o tipo de consumos que é conectado ao inversor de corrente. É preciso ter em conta se se trata de energia solar para um uso temporário no verão, de energia solar para o uso no inverno ou aos fins de semana, ou para um uso diário, como numa habitação habitual.

Por outro lado, é importante que o proprietário verifique de forma periódica se os painéis solares têm algum tipo de sujidade ou folhas acumuladas, visto que podem reduzir a captação de energia solar. Este pode parecer um aspecto menor, mas é importante que seja levado a cabo. É ainda importante verificar que as baterias se encontram num local com uma temperatura o mais estável possível e sempre acima dos zero graus. Nunca devem ser colocadas em zonas exteriores em que o seu eletrólito possa congelar. Também é necessário controlar o nível do eletrólito antes do início do inverno nas instalações que disponham de baterias solares monoblock ou de baterias de vasos de 2V abertas, como é o caso do modelo Exide OPZS 560Ah. As baterias de Gel e as AGM não requerem esta manutenção, dado que são seladas. As baterias de Gel são as ideais para locais muito frios, já que têm um grau de congelamento mais baixo do que o de todas as outras baterias.
Outra opção para o inverno, no caso de ser possível, é regular o grau de inclinação da estrutura dos painéis solares para que seja o mais favorável possível à captação durante o inverno, sendo que o grau de inclinação deverá ser o da latitude mais 18 graus.

A Damia Solar é composta por uma equipa especialista em energia solar e dispõe de técnicos que lhe garantem aconselhamento para que, finalmente, a sua instalação solar possa funcionar correctamente. Um equipamento solar não é complexo, porém há que saber dimensioná-lo adequadamente e constituí-lo com os componentes devidos. Contacte a Damia Solar, sem qualquer tipo de compromisso, através do número de telefone 215 563 241 ou através do correio electrónico consulta@damiasolar.com e iremos ajudá-lo a melhorar a sua instalação solar actual e a deixá-la pronta.