Mais comentários

comprar painel solar - energia solar kits completos - bateria

1 - O QUE É A ENERGIA SOLAR?


A energia solar é uma fonte de energia alternativa que consiste no aproveitamento da energia da luz emitida pelo Sol e convertida em corrente elétrica. Desde o momento que se descobriu, foi catalogada como a solução perfeita para as necessidades energéticas de todo o mundo, por ser uma fonte limpa, gratuita e que se pode obter em qualquer parte do planeta.

 


2 - O QUE É E COMO FUNCIONA UM PAINEL SOLAR?

Comprar painel solar é uma estrutura formada por células solares compostas por silício, onde, mediante o efeito fotovoltaico, se converte a radiação recebida do sol em energia elétrica. O efeito fotovoltaico produz-se quando a radiação incide sobre um eletrão de um átomo da célula. Com esta nova energia, o eletrão é capaz de escapar da sua posição normal associada a um átomo para formar parte de uma corrente num circuito elétrico.

 

3 - ONDE POSSO INSTALAR OS PAINÉIS?

Os painéis solares podem ser instalados em qualquer parte, quer seja em quintas, moradias mediante estruturas planas em telhados ou no solo, ou mediante estruturas de poste nas partes dos edifícios. Em Espanha, os painéis são colocados com orientação a Sul para se conseguir aproveitar ao máximo as horas de sol. A sua inclinação dependerá da latitude na qual se realize a instalação (ver secção Cálculos e Dimensionamento).

 

4 - O QUE É UM REGULADOR?

Um regulador solar é um dispositivo que está encarregado de controlar constantemente o estado de carga das baterias, assim como de regular a intensidade de carga com o objetivo de prolongar a vida útil das baterias. Controla a entrada de corrente proveniente do painel solar e evita que se produzam sobrecargas e sobredescargas profundas na bateria.

 

5 - QUE TIPO DE BATERIA NECESSITO PARA A MINHA INSTALAÇÃO?

As baterias solares são utilizadas nas instalações solares isoladas, quer dizer, nas instalações não ligadas à rede. Numa instalação solar podem-se utilizar diferentes tipos: baterias AGM, baterias de Gel e de tipo baterias Estacionária: OPzS. O fator comum destas baterias e que as diferencia das baterias solares convencionais, como as baterias de automóveis, reside no facto de terem a capacidade de serem carregadas e descarregadas repetidamente, pelo que se denominam de baterias de ciclo profundo.

 

6 - É NECESSÁRIO INSTALAR UM INVERSOR DE CORRENTE?

Depende. Um inversor 1000W é um dispositivo que está encarregue de transformar a voltagem de 12V de um sistema de baterias na voltagem que temos em casa de 230V, e com a qual funciona a maioria dos dispositivo de uso comum. Será necessário se na instalação quisermos utilizar aparelhos de 230V, assim como em instalações de iluminação com cabos longos ou de altas potências.
Se, pelo contrário, a instalação que queremos requer pouca iluminação e cabos curtos (pouca distância), pode-se realizar a instalação sem inversor 12v, ligando-a diretamente desde a bateria, funcionando todo o circuito a 12V e usando lâmpadas de 12V.

 

7 - SERÁ QUE A MINHA INTALAÇÃO VAI FUNCIONAR EM DIAS FRIOS E NUBLADOS?

Ao contrário do que muita gente pensa, os sistemas fotovoltaicos geram maior potência com temperaturas menores. Isto dá-se porque as células são dispositivos eletrónicos reais e que gerameletricidade solar, não do calor. Se se produz menor energia no Inverno, é porque o número de horas de sol por dia é menor e o ângulo de incidência dos raios solares também.
Em dias nublados, as células fotovoltaicas continuam a gerar eletricidade, ainda que em menor quantidade.

 

8 - O QUE É UMA INSTALAÇÃO SOLAR ISOLADA?

São instalações realizadas em zonas que não dispõem de energia elétrica. Costuma-se aplicar na eletrificação de moradias isoladas (para autoconsumo solar de eletricidade), sistemas de extração e bombeamento solar de água ou qualquer outro tipo de abastecimento elétrico em locais sem rede de distribuição ou dela afastadas.



Gosta desta página? partilhe
Enviar a um amigo Enviar a um amigo Enviar a um amigo Enviar a um amigo